As ilhas portuguesas escondem um modo de viver único, repletas de natureza, rodeadas pelo Oceânico Atlântico e favorecidas por um clima ímpar. Talvez por isso é que muitas famílias estão à procura de casas para comprar nos arquipélagos da Madeira e dos Açores, portuguesas e estrangeiras. Mas quem procura habitações de luxo nestes mercados insulares terá uma oferta mais limitada em termos geográficos, estando quase toda concentrada na ilha da Madeira e na ilha de São Miguel, tal como mostram os dados do idealista.
São, sobretudo, os cidadãos nacionais que se deixam seduzir pela beleza natural, clima e qualidade de vida das ilhas portuguesas, representando mais de metade da procura de habitação na sua maioria – seja de luxo ou não. Mas também quem vive no exterior revela ter um interesse bem expressivo, sobretudo pelos Açores.
Todas as nove ilhas que compõem o arquipélago dos Açores registaram uma procura internacional por moradias à venda superior a 40% no terceiro trimestre de 2025, revelam os dados do idealista/data. Mais: nas ilhas de Corvo, Pico, Santa Maria e Flores o interesse vindo do estrangeiro superou mesmo o nacional, estando acima de 50%. É a partir dos EUA, da Alemanha e do Canadá que surgem mais pesquisas internacionais de casas para comprar nas ilhas açorianas.
A procura vinda do estrangeiro por moradias à venda também é bem expressiva na ilha da Madeira, representando cerca de 47% do total registado no verão de 2025. Mas na ilha de Porto Santo é bem menor (quase 26%). Nesta região autónoma, as pesquisas internacionais são feitas desde a Alemanha, do Reino Unido e dos EUA, por esta ordem.
Onde há mais casas de luxo nas ilhas portuguesas?
As famílias e investidores (portugueses ou estrangeiros) que procuram casas de luxo à venda nas ilhas portuguesas - que custam mais de 1 milhão de euros – vão encontrar uma oferta limitada, quer em termos de tipologia, quer em termos de localização. Explicamos.
Desde logo, a oferta de apartamentos de luxo é escassa nas ilhas. Só há uma oferta significativa de apartamentos premium na ilha da Madeira (cerca de 370 unidades), com o preço mediano de 1,58 milhões de euros. Além desta, foram registados apenas cinco apartamentos de luxo na ilha de São Miguel (Açores), com o preço mediano de 1,35 milhões. Nos restantes mercados insulares não há qualquer apartamento de luxo no mercado.
Portanto, a maioria das habitações de luxo à venda nas ilhas portuguesas diz respeito a moradias, somando mais de 1.300 unidades. Mas 98% desta oferta volta a estar concentrada em apenas duas ilhas (as principais e de maior dimensão), de acordo com os mesmos dados do idealista/data:
- Ilha da Madeira: possui 1.200 moradias premium para comprar, mais 49% do que um ano antes. Tudo indica que este aumento de stock terá atenuado a pressão da procura, tendo arrefecido 30% no último ano. Também os preços medianos ficaram ligeiramente mais baixos (-3%) fixando-se em 1,82 milhões de euros no final de setembro;
- Ilha de São Miguel: foram registadas 89 moradias de luxo à venda no verão de 2025, o que corresponde a um aumento de 78% face ao mesmo período do ano anterior. Esta subida da oferta terá aliviado a pressão da procura (-45%). Mas os preços medianos subiram 10% num ano para cerca de 1,5 milhões de euros, o que pode indicar a colocação de moradias premium mais caras no mercado desta ilha.
Já nas restantes ilhas açorianas e na ilha de Porto Santo (Madeira), a oferta de moradias de luxo é bem escassa, sendo igual ou inferior a 10 imóveis no terceiro trimestre de 2025. Esta amostra premium revela-se, assim, pouco representativa para analisar a evolução da oferta, procura e dos preços.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Segue o idealista/news no canal de Whatsapp
Whatsapp idealista/news Portugal
Para poder comentar deves entrar na tua conta