Encontra opções de casas à venda com certificação energética e reduz os custos de aquecimento durante este inverno.
Comentários: 0
sala de estar ampla e luminosa
idealista

Se estás a pensar comprar uma casa, seja para viver ou para investir, vale a pena dar atenção à sua eficiência energética. Poucos parecem prestar atenção, mas as casas com uma melhor certificação energética à venda em Portugal não só ajudam a reduzir os custos com o aquecimento e o arrefecimento, como também oferecem um maior conforto e uma melhor valorização ao longo do tempo.

Além disso, um bom certificado energético pode permitir até benefícios fiscais, acesso a financiamento com condições mais favoráveis e uma pegada ambiental bastante reduzida.

Como escolher uma casa com excelente eficiência energética?

sala de estar ampla
idealista

Antes de fechares qualquer negócio, deverás perceber como funciona a certificação energética e quais são os critérios que fazem a toda a diferença. Aqui ficam algumas dicas:

  • Verifica o certificado energético: as certificações energéticas variam de F (menos eficiente) a A+ (mais eficiente). Quanto mais próximo de A+, mais baixo será o consumo de energia da casa e maior será o conforto térmico;
  • Observa o isolamento térmico: são as paredes, os tetos e os pavimentos bem isolados que mantêm a casa quente no inverno e fresca no verão, o que reduz logo a necessidade de aquecedores ou de ar condicionado;
  • Analisa as janelas e portas: deverás apostar em janelas com vidros duplos ou triplos e caixilharia eficiente para que possas evitar as perdas de calor e aumentar o conforto;
  • Avalia sistemas de aquecimento e arrefecimento: aposta sempre em equipamentos de classe energética alta, combinados com painéis solares modernos ou bombas de calor, porque são eles que tornam a casa mais económica e também mais amiga do ambiente.

E quais são exatamente os benefícios fiscais de ter um certificado energético?

casa de banho moderna
idealista

O certificado energético é um documento obrigatório nos processos de compra, venda ou arrendamento de imóveis e fornece informações sobre a eficiência energética da tua casa, incluindo medidas para reduzir o consumo de energia e valorizar o imóvel no mercado.

Emitido por técnicos autorizados pela ADENE, tem validade de dez anos para os edifícios de habitação, sendo necessário renovar após esse período. Além de indicar o desempenho energético, permite aceder a programas de incentivos, como o Edifícios + Sustentáveis, ajudando-te a tornar o imóvel mais eficiente e valorizado.

Ter um certificado energético traz inclusive vantagens fiscais reais. Se arrendares, podes deduzir o valor no IRS. Se venderes, a despesa pode contar nas mais-valias. E algumas câmaras até dão até 25% de desconto no IMI para imóveis com classificação A ou superior, por cinco anos. Ou seja, além de poupares energia, também vais sentir algum alívio na carteira.

Formas simples de manter a casa quentinha no inverno

sala de estar moderna
idealista

Uma casa com a melhor certificação energética é certamente a casa ideal para começar o ano de 2026 de uma maneira mais quentinha. Para que consigas manter a casa cómoda durante o inverno não precisa de ser complicado nem caro.

Com pequenas mudanças e alguns cuidados, podes manter o calor dentro de casa, reduzir a fatura de energia e garantir conforto para ti e para a tua família. Deixamos-te algumas dicas:

  • Usa cortinas grossas nas janelas e portas porque ajudam a manter o calor dentro dos quartos, bloqueiam as correntes de ar, e evitam que o frio entre e que o aquecimento escape. Podem parecer pequenos detalhes, mas fazem uma grande diferença na temperatura do interior;
  • Espalha mantas e têxteis quentes por toda a casa, nos sofás e nas camas, para que consigas reduzir a necessidade de aquecimento constante. Os tapetes também podem isolar o chão, e acabam por criar uma barreira extra contra o frio;
  • Instala termostatos inteligentes, dispositivos que permitem programar a temperatura certa em cada divisão, e ligam o aquecimento quando realmente precisas. Mantêm o conforto e evitam o desperdício de energia;
  • Investe em bom isolamento térmico, uma vez que casas bem isoladas conseguem manter a temperatura estável ao longo do dia e da noite. Materiais como lã, poliestireno ou cortiça, aplicados em paredes, telhados ou pisos, aumentam o conforto, ajudam a reduzir os gastos com aquecimento e tornam o imóvel mais eficiente do ponto de vista energético;

Nenhuma casa, independentemente da sua classificação energética, deverá prescindir da luz natural do dia. Por isso, deverás abrir as cortinas e os estores durante o dia para deixar o sol aquecer naturalmente os ambientes. Além de reduzir a necessidade de aquecimento, esta luz solar direta ajuda a criar uma sensação de conforto e bem-estar dentro de casa.

Encontra casas à venda com excelente certificação energética

 

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Segue o idealista/news no canal de Whatsapp

Whatsapp idealista/news Portugal
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta