A Fidelidade, por intermédio da FID Asset Management, SGPS, S.A., sociedade por si integralmente detida, celebrou, dia 30 de dezembro de 2025, um contrato para adquirir 70% do capital da IM Gestão de Ativos, Sociedade Gestora de Organismos de Investimento Coletivo, S.A. (“IMGA”). Depois da obtenção das autorizações regulatórias aplicáveis, a operação tornará a Fidelidade na acionista maioritária da sociedade gestora nacional.
A seguradora portuguesa dará, assim, um passo importantíssimo na consolidação do seu posicionamento na área da poupança e investimento, alargando a sua capacidade para desenvolver e disponibilizar produtos e soluções de longo prazo junto dos seus parceiros de distribuição, num contexto em que, devido ao aumento da esperança média de vida, torna-se necessária uma maior preparação financeira ao longo dos anos.
Em comunicado, o CEO da Fidelidade, Rogério Campos Henrique, afirma, precisamente, que “a longevidade é um dos grandes desafios" da atualidade "e exige respostas concretas" na forma como se protege e planeia o futuro. O responsável acrescenta que esta operação vai reforçar a capacidade da seguradora de “criar soluções de poupança e investimento de longo prazo, ajudando os portugueses a prepararem melhor a reforma e a viverem mais anos com segurança financeira”.
Por sua vez, o Presidente Executivo do Grupo CIMD, Iñigo Trincado, refere-se à entrada da Fidelidade no capital da IMGA como “um passo estratégico que reconhece o percurso da gestora e reforça a sua capacidade para servir melhor os investidores, com soluções de poupança e reforma de longo prazo”.
“Esta transação, sujeita às aprovações regulatórias aplicáveis, mantém a continuidade da equipa e da cultura de gestão da IMGA, enquanto acrescenta escala e ambição ao projeto. Em nome do Grupo CIMD, saudamos esta evolução e continuaremos a apoiar a IMGA na próxima fase do seu crescimento, com o rigor e a independência que nos caracterizam”, acrescenta Iñigo Trincado.
Já para o CEO da IMGA, Emanuel Silva, esta nova fase é “uma oportunidade para crescer com escala, sem abdicar dos princípios que definem quem somos e da responsabilidade fiduciária que assumimos perante investidores, clientes e parceiros”, acrescentando que “a entrada da Fidelidade cria as condições necessárias para acelerar o nosso desenvolvimento, alargar o âmbito da nossa atividade e alcançar uma dimensão que nos permita competir de forma mais consistente e ambiciosa a nível internacional”.
Esta operação vai manter em funções a atual equipa de gestão da IMGA, que assegurará a continuidade na condução da atividade e na relação com clientes, investidores, distribuidores e restantes parceiros. No entanto, a transação está ainda sujeita à observação das condições habituais como o cumprimento integral dos requisitos legais, regulamentares e administrativos aplicáveis, tal como as aprovações e não oposições das autoridades competentes.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Segue o idealista/news no canal de Whatsapp
Whatsapp idealista/news Portugal
Para poder comentar deves entrar na tua conta