A pesquisa encontrou 2893 resultados

Resultados da pesquisa

Inflação

Inflação global em 2025: as perspetivas do FMI e os valores

Depois da pandemia provocada pela Covid-19 e da guerra na Ucrânia terem impulsionado a inflação a nível global, como se perspetivam os números em 2025? Segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI), prevê-se que a inflação permaneça significativamente acima dos 2% recomendados na maior parte do mundo, mesmo ao longo deste ano.
Férias na Europa

Destinos europeus para férias: estes são os países mais visitados em 2024

Portugal destaca-se como um dos destinos turísticos mais procurados no verão, ao lado de países como Espanha, França e Itália. Com a recuperação total do setor após a pandemia, estima-se que 1,47 mil milhões de pessoas tenham viajado internacionalmente em 2024. A Europa lidera como principal destino mundial, concentrando mais de metade das chegadas. No entanto, o crescimento do turismo tem gerado desafios, como o aumento dos preços da habitação em cidades como Lisboa, devido à proliferação de alojamentos locais.
Banco central da China

Banco central da China mantém juros em 3% após redução em maio

O Banco Popular da China (banco central) vai manter a sua taxa de juro de referência em 3%, após tê-la reduzido em maio, anunciou esta segunda-feira (dia 21 de julho) a instituição, atendendo assim às expectativas dos analistas, que não esperavam alterações.Na atualização mensal divulgada no seu por
Porto

Porto abre 70 edifícios para celebrar 10 anos do Open House

O Open House Porto regressa nos dias 5 e 6 de julho para uma edição especial, com visitas gratuitas a mais de 70 edifícios nas cidades da Maia, Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia, 20 dos quais são novidades.A celebrar uma década desde a primeira edição, em 2015, o evento — que acontece no próximo
juros na China

China mantém taxa de juro em 3% após a ter reduzido em maio

O Banco Popular da China (banco central) vai manter a sua taxa de juro de referência em 3%, após tê-la reduzido em maio passado, anunciou a instituição, atendendo assim às expectativas dos analistas, que não esperavam nenhuma alteração.Na atualização mensal divulgada no seu portal, a instituição ind
Rui Torgal, CEO da ERA Portugal

Casas novas nas periferias? “Está sempre ligado à mobilidade”

Assim que assumiu funções de CEO da ERA Portugal, no início de 2020, em vésperas da pandemia, Rui Torgal decidiu cancelar a convenção anual da rede imobiliária. Uma decisão que “causou convulsão”, mas que considera ter sido “corajosa”. Passaram mais de cinco anos e muita coisa mudou no setor da mediação imobiliária, desde logo com a chegada em força da tecnologia e da Inteligência Artificial (IA). “As pessoas estão e estarão sempre no centro daquilo que é a nossa visão para o negócio”, confidencia ao idealista/news, numa entrevista na qual aborda, entre outros temas, a necessidade de aumentar a oferta de casas no país, nomeadamente nas periferias de Lisboa e Porto. Uma solução de construção nova que só terá resultados melhorando a mobilidade: “Não podemos só olhar para uma sem olhar para a outra”.
Arrendar casa em Portugal

Arrendar casa em Portugal: preço desacelera subida para 4,4% em maio

Arrendar casa em Portugal continua a ser um desafio para milhares de famílias, apesar do recente aumento da oferta disponível. A escassez de imóveis para arrendar mantém a pressão sobre os preços, ainda que se tenha observado uma ligeira desaceleração no crescimento das rendas. O índice de preços do idealista - editor deste boletim - revela que, em maio, o preço das casas para arrendar subiu 4,4% face ao mesmo mês do ano passado (enquanto em abril havia subido 5,1% em termos anuais). Assim, o custo mediano de arrendar casa em Portugal fixou-se nos 16,8 euros por metro quadrado (euro/m2) no final de maio. Já em relação à variação trimestral, as rendas das casas subiram 2,4%.
Reabilitação de edifícios antigos

Edifício Abel Salazar no Porto ganha nova vida com reabilitação

O Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) inaugurou na sexta-feira, dia 23 de maio, as obras de reabilitação do Edifício Abel Salazar, orçadas em 10 milhões de euros e que permitirão alargar a oferta formativa no Porto a partir de setembro.A obra foi cofinanciada pelo ICBAS e pela Reit
Trabalho flexível em Portugal

Flex office em alta – missão é “fazer as pessoas felizes no trabalho”

Dez anos antes da pandemia, em 2010, Lisboa via nascer um espaço de trabalho inovador. No Coworklisboa, localizado no 4º piso de um dos edifícios da Lx Factory, em Alcântara, empreendedorismo e networking andavam de mãos dadas, dando-se início ao movimento coworking em Portugal. O espaço encerrou no final de 2019, meses antes da COVID ter “empurrado” as pessoas para o teletrabalho, e pelo meio foram várias as empresas que se lançaram neste mundo do trabalho flexível. “Fazer as pessoas felizes no trabalho” é a missão de quem gere estes espaços, que promovem o work-life balance. E a procura por parte de portugueses e estrangeiros – e de profissionais individuais e empresas – é elevada, bem como as taxas de ocupação. O idealista/news foi tentar saber porquê e descobrir alguns dos segredos destes escritórios flexíveis.
Arrendar casa em Portugal

Arrendar casa em Portugal ficou 5,1% mais caro em abril

O arrendamento de casas continua a ser uma solução para milhares de famílias que vivem em Portugal. Apesar do aumento da oferta de casas para arrendar, continua a haver uma escassez de produto no mercado, o que tem impulsionado o aumento das rendas. O índice de preços do idealista (editor deste boletim) revela isso mesmo: os preços das casas para arrendar em Portugal aumentaram 5,1% em abril face ao mesmo mês no ano anterior. Assim, viver numa habitação arrendada passou a ter o custo mediano de 16,9 euros por metro quadrado (euros/m2) no final do mês de abril. Já em relação à variação trimestral, as rendas das casas subiram 2,9%.