A pesquisa encontrou 112 resultados

Resultados da pesquisa

Viver em casas sobrelotadas

Casas sobrelotadas: falta de espaço afeta cada vez mais famílias

As condições da habitação em Portugal estão a degradar-se. É isso mesmo que conclui o estudo do Instituto Nacional de Estatística (INE): há cada vez mais famílias a viver em casas demasiado pequenas face à dimensão do agregado, isto é, em casas sobrelotadas. E também há mais casos de agregados a viver em casas sobrelotadas com humidade e sem luz natural. Por outro lado, mais de três em cada 10 pessoas vivia sozinha numa casa demasiado grande, uma realidade que toca especialmente os idosos. A baixa capacidade financeira das famílias – e em concreto o risco de pobreza – está associada à inadequação da habitação em Portugal quer ao nível de dimensão, quer ao nível da eficiência energética.
Falta de mão de obra no setor da construção gera preocupação

Construção de casas: “Um dos grandes desafios é não haver mão de obra”

A vereadora da Habitação da Câmara Municipal de Lisboa (CML) mostra-se preocupada com a falta de mão de obra no setor da construção em Portugal, considerando que é preciso trabalhadores de forma a não se verificar uma “paragem de obras”, sendo esse um dos “grandes desafios” que se vive atualmente no país. Em entrevista ao idealista/news, Filipa Roseta enaltece, nesse sentido, a necessidade de receber de braços abertos os imigrantes que chegam ao país para trabalhar nesta área. Sobre o simplex urbanístico, que já entrou em vigor, considera que “tudo o que seja para combater a burocracia é positivo”, mas lamenta que tenha sido “feito de uma maneira completamente atabalhoada”. 
Revisão do Mais Habitação e simplex

Mais Habitação e simplex revistos após eleições 2024: sim ou não?

O polémico Mais Habitação vai ser uma herança deixada pelo Executivo socialista ao novo Governo, tal como o simplex dos licenciamentos urbanísticos. Ambos chegaram ao mercado com os objetivos certos: colocar mais casas no mercado e agilizar os licenciamentos na habitação. Mas os profissionais do imobiliário admitem ao idealista/news que ambos os diplomas devem ser revistos pelo novo Governo que vai ser conhecido após as eleições legislativas de 10 de março. Isto porque, caso não haja alterações, corre-se o risco de produzirem efeitos contrários, refletindo-se em menos habitação e maior complexidade nos licenciamentos.
Arrendar casa em Portugal

Arrendar casa ganha importância face à compra de casa

O mercado de arrendamento tem potencial para crescer (e muito) em Portugal. Embora haja menos famílias a ponderar mudar de casa dado o atual contexto de incerteza económica, a procura de casas para arrendar continua a ser bem superior à pesquisa de habitações para comprar. E esse interesse tem-se refletido no número de novos contratos formalizados em Portugal: arrendar casa tem ganho revelo face à compra de casa, tal como concluiu o relatório residencial anual de 2023 desenvolvido pelo idealista/data. A flexibilidade e menor poupança exigida na hora de arrendar uma habitação pode ajudar a explicar esta tendência. Mas o crescimento dos negócios no arrendamento em Portugal tem sido travado pela falta de habitações disponíveis neste mercado.
Toca do Hobbit

Toca do Hobbit pode ser visitada: viagem ao mundo do Senhor dos Anéis

Não raras vezes, obras literárias ou cinematográficas criam um impacto tão profundo na sociedade que se criam verdadeiros fenómenos de popularidade, tornando certos locais em autênticas atrações globais.  Na Nova Zelândia, há uma vila que atrai inúmeros turistas de todo o mundo devido à ligação às
Rendas das casas a subir

Onde é que as rendas mais subiram em 3 anos? Lisboa e Porto no top 10

O mercado de arrendamento tem vindo a ser pressionado dos últimos três anos por via da procura. Há cada vez mais famílias a procurar casas para arrendar em Portugal, mas a oferta não tem acompanhado esta tendência. E os resultados estão à vista: as rendas medianas das casas arrendadas a nível nacional subiram 28% desde 2020. Mas vários municípios populosos viram as rendas aumentar ainda mais, como é o caso do Funchal, Setúbal e Cascais, onde os valores medianos cresceram na ordem dos 50%. Também Lisboa e o Porto estão na lista dos 10 municípios onde as casas para arrendar ficaram mais caras nos últimos três anos.
Segurança Social lucra com imigrantes

Segurança Social: imigrantes deram mais de 1.600 milhões de lucro

Em 2022, os estrangeiros que trabalham em Portugal foram responsáveis por um saldo positivo de 1604,2 milhões de euros da Segurança Social (SS), com os imigrantes a pesarem 7,5% no total da população. Este foi, de resto, “o valor mais elevado de sempre”, representando quase o dobro do que aconteceu em 2019, quando os estrangeiros representavam apenas 5,7% de todos os residentes.
Habitação em Portugal e no Brasil

Habitação em Portugal e no Brasil: quais as diferenças e semelhanças?

Há cada vez mais cidadãos brasileiros a chegar a Portugal, procurando qualidade de vida e segurança para as suas famílias. Mas, quando aterram no nosso país, deparam-se com um problema de acesso à habitação, agravado pelos elevados preços das casas, falta de oferta e altos juros nos créditos habitação. E esta é uma questão que não se coloca no Brasil, um país que está, aliás, entre os mais acessíveis no que diz respeito à compra de casa. Esta é uma grande diferença entre os mercados residenciais em Portugal e no Brasil. Mas há outras: há mais oferta de casas novas no Brasil e a mediação imobiliária precisa de ser profissionalizada, apontam os especialistas ouvidos pelo idealista/news.
População residente em Portugal está a aumentar

População residente em Portugal está a aumentar há quatro anos

Em 2022, a população residente em Portugal foi estimada em 10.467.366 pessoas, o que representou um aumento de 46.249 habitantes relativamente ao ano anterior. Os dados divulgados esta quinta-feira (16 de novembro de 2023) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) concluem, de resto que a taxa de crescimento efetivo da população foi positiva (0,44%) pelo quarto ano consecutivo.
Como vai funcionar a AIMA

Adeus SEF, olá AIMA: fica a saber tudo o que muda neste guia

A extinção do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) tem feito correr muita tinta nos últimos dois anos, quando foi aprovado o fim deste serviço no Parlamento. E agora é mesmo oficial. O SEF foi mesmo extinto no passado dia 29 de outubro e todas as suas funções policiais e administrativas vão ser agora levadas a cabo por outras instituições. Uma delas é a recém-criada Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), que vai ficar responsável pelos pedidos de autorizações de residência dos cidadãos estrangeiros que chegam a Portugal (e não só). Fica a saber como vão funcionar as instituições que substituem o SEF com a ajuda de especialistas.
Há milhares pedidos de residência pendentes

Nova agência herda do SEF 327 mil pedidos de residência pendentes

A Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), que começou formalmente a trabalhar dia 29 de outubro de 2023, herdou 327 mil pedidos de residência pendentes que estavam na posse do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), que ficou oficialmente extinto com a entra em funções da AIMA. Um número que representa mais do dobro dos títulos concedidos pelo SEF em todo o ano de 2022.
Produção de ouro no mundo em 2022

Os maiores produtores de ouro do mundo em 2022

Cerca de 31% da produção global de ouro em 2022 veio de três países: China, Rússia e Austrália. Cada um produziu mais de 300 toneladas. Canadá, EUA e México completam o top seis dos maiores produtores de ouro, representando, juntos, 16% do total mundial, segundo estimativas do World Gold Council (WGC).
Vistos gold em Portugal

Vistos gold: há mais de 7 mil pedidos à espera de luz verde

Há mudanças a caminho no que diz respeito ao programa vistos gold. No âmbito do Mais Habitação, foi aprovado na especialidade parlamentar o fim da concessão de autorizações de residência voltado para investimento imobiliário, que deverá entrar em vigor após a publicação do diploma.