Portugal já reduziu 23% de emissões de gases com efeito de estufa
Portugal registou uma redução global de 23% das emissões de gases com efeito de estufa, entre 2015 e 2023 e, mantendo-se essa trajetória até 2030, 42% dos municípios podem atingir a meta do Acordo de Paris. A partir das metas do Acordo de Paris e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas, a atualização da Plataforma ODSlocal revelou uma “evolução positiva”, mas também sublinhou desafios municipais rumo às metas do final da década, avançou à Lusa a plataforma.
Programa E-Lar reabre candidaturas a 2 de dezembro, diz ministra
A ministra do Ambiente e Energia disse esta terça-feira, dia 4 de novembro de 2025, que no próximo dia 2 de dezembro será aberto um novo concurso do programa E-lar, no valor de 51,5 milhões de euros, com regras iguais ao anterior. O Governo pediu a Bruxelas um reforço do programa, no âmbito da reprogramação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que foi aceite.
Sintra interdita piscina das Azenhas do Mar por falhas estruturais
A piscina oceânica da praia das Azenhas do Mar, em Sintra, foi interditada no final de Agosto e por tempo indeterminado após terem sido identificadas graves deficiências estruturais, disse, nesta terça-feira, dia 16 de setembro de 2025, à agência Lusa fonte do município.
De acordo com um edital da Capitania do Porto de Cascais, a piscina oceânica foi interditada após vistorias realizadas pela Unidade de Saúde Pública de Sintra, no distrito de Lisboa, em 20 de Junho e 25 de Agosto, nas quais foram identificadas graves deficiências estruturais.
Remodelar a casa com materiais sustentáveis: uma poupança consciente
Nos últimos anos, a sustentabilidade tem ganho protagonismo em várias áreas, desde o consumo consciente até à construção e remodelação de casas.
Conselho Nacional do Ambiente dá parecer negativo à lei dos solos
O Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (CNADS) deu parecer negativo ao decreto-lei que permite a construção em terrenos rústicos.
Louboutin quer proteger Melides do turismo em excesso
Christian Louboutin apaixonou-se por Portugal há quase uma década. Tornou-se num dos muitos famosos que decidiu comprar imóveis e terrenos no mercado nacional, encontrando em Melides, no Alentejo, um refúgio perfeito para viver e investir. No entanto, está cada vez mais difícil manter este paraíso secreto “fora do radar” e longe do excesso de turismo, algo que preocupa o criador de moda.
Khudi Bari: uma casa para enfrentar as mudanças climáticas
As mudanças climáticas estão a exacerbar as condições extremas em muitas partes do mundo, e o Bangladesh é um dos países mais afetados. O país do sul da Ásia enfrenta inundações sazonais que deslocam milhares de pessoas a cada ano, à medida que as altas temperaturas aceleram o derretimento
Edifícios representam mais de 30% da pegada ambiental da UE
Os edifícios representam mais de 30% da pegada ambiental da União Europeia (UE), tornando o setor o de maior impacto, diz a Agência Europeia do Ambiente (AEA), que considera fundamental tornar o edificado mais sustentável.
Dia Mundial sem Carro: o que significa?
O Dia Mundial Sem Carros, uma iniciativa global, celebrada a 22 de setembro, que promove a redução do uso de automóveis e visa sensibilizar a população para os impactos negativos do uso excessivo de veículos motorizados nas cidades.
Criado pelo movimento Sem Carro, tem como objetivo que as pessoas
Casas eficientes: apoios do Fundo Ambiental pagos a 3.222 famílias
Desde que começou a processar os primeiros pagamentos da segunda edição do Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis, a 19 de julho, o Fundo Ambiental aprovou cerca de 112.600 euros por dia, sendo que até 4 de setembro os reembolsos totais, decorrentes de 3.458 candidaturas consideradas elegíveis, fixaram-se em 5,4 milhões de euros. Para pagamento ou pagas só estão, no entanto, 3.222 candidaturas, sendo que muitas famílias (mais de 70 mil) aguardam ainda o reembolso das despesas na melhoria da eficiência energética das suas casas.
Riberalves Imobiliária altera projeto turístico em Alcochete
A Riberalves Imobiliária alterou o projeto turístico do complexo que quer construir na Praia dos Moinhos, em Alcochete, para reduzir o impacto ambiental. O projeto prevê a construção de 936 camas nos terrenos das antigas secas de bacalhau.
Janelas e painéis solares: Fundo Ambiental já está a pagar apoios
Os pagamentos deveriam ter começado em janeiro, mas só no mês passado é que o Fundo Ambiental começou a reembolsar os beneficiários do programa Edifícios Mais Sustentáveis. Até às 18h00 desta segunda-feira, 5 de agosto, já tinham sido aprovados 1,3 milhões de euros em apoios, que vão desde janelas a painéis solares.
Reembolsos do programa Edifícios Mais Sustentáveis já arrancaram
O Fundo Ambiental começou a reembolsar os beneficiários do programa Edifícios Mais Sustentáveis de 2023, anunciou o Ministério do Ambiente e Energia, recordando que os pagamentos deveriam ter arrancado em janeiro.
Associação Zero contesta central solar em Ferreira do Alentejo
A associação ambientalista Zero contestou a construção de uma central solar fotovoltaica em Ferreira do Alentejo (Beja), por afetar uma zona rica em termos geológicos e botânicos, e criticou o processo de avaliação ambiental do projeto.
Algarve em seca apesar das chuvas – e dessalinizadora tem luz verde
A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) emitiu esta quarta-feira (3 de abril de 2024) uma Declaração de Impacte Ambiental (DIA) favorável para o projeto da estação de dessalinização de água do mar a instalar no Algarve, embora condicionada ao cumprimento de um conjunto de condições. Segundo a entidade, a região sul do país continua em seca hidrológica extrema, apesar de as chuvas registadas na última semana terem elevado as reservas das barragens para 44% da sua capacidade total de armazenamento.
Casas eco-saudáveis: “A única solução para deixar o mundo sustentável”
Construir casas mais sustentáveis está no topo das prioridades cá dentro e lá fora. Isto porque as habitações são responsáveis por uma boa fatia do consumo de energia, contribuindo para as alterações climáticas e também têm impacto direto na saúde e qualidade de vida das famílias.
Novos edifícios na UE terão de ser neutros em carbono a partir de 2030
Os novos edifícios na União Europeia (UE) terão de ser neutros em carbono a partir de 2030, depois de o Conselho da União Europeia (UE) e o Parlamento Europeu terem chegado a um acordo sobre a proposta.
Cidade sueca obrigada a mudar-se: descobre o motivo
Edifício por edifício, é assim que está prevista a deslocação da cidade sueca de Kiruna, bem próxima do Ártico. A deslocação acontecerá para um novo local, a aproximadamente três quilómetros de distância.
"Bauhaus do Mar": projeto para futuro sustentável arrancou em Lisboa
A criação de projetos que promovam uma consciência ecológica na reimaginação das cidades para um futuro sustentável e inclusivo está no centro do “Bauhaus do Mar”, iniciativa europeia que arrancou na semana passada em Lisboa.
“Cidades verdes”: 27 portuguesas assinaram acordo europeu pró-ambiente
Cerca de uma centena de cidades, 27 delas portuguesas, assinaram o Acordo Cidade Verde, um movimento voluntário de cidades europeias e especificamente dos seus autarcas, para transformar até 2030 as cidades em lugares mais atrativos para viver.
Arquitetura sustentável “não deve ser um capricho, mas uma obrigação”
A sustentabilidade é mais do que uma mera tendência. É um novo imperativo, também, no imobiliário, uma vez que a construção civil é dos setores que mais gera impactos ambientais, devido ao elevado consumo de energia, de recursos naturais e geração de resíduos. E numa altura em que se discute o aumento dos custos de contexto, à boleia da guerra e alta inflação, nunca tanto se falou na importância da arquitetura sustentável para o futuro. Para o arquiteto Paulo Martins, esta “não deve ser um capricho, mas uma obrigação”. E explica porquê nesta entrevista ao idealista/news.
Residências, a maior fonte de emissões de gases de efeito estufa na UE
As emissões de gases de efeito de estufa na União Europeia (UE) aumentaram 6% no primeiro trimestre de 2022 relativamente ao mesmo período de 2021 e 7% face a 2020, mas mantiveram-se ainda abaixo dos valores registados antes da pandemia de covid-19, segundo dados revelados pelo Eurostat.
Valor dos impostos com relevância ambiental aumenta 6,3% num ano
Em 2021, o valor dos impostos com relevância ambiental ascendeu a cerca de 5 mil milhões de euros, correspondendo a 6,6% da receita com impostos e contribuições sociais (6,7% em 2020), revelou o INE. Trata-se de uma subida de 6,3% relativamente ao ano anterior (4,7 mil milhões de euros), “refletindo essencialmente a retoma no consumo de combustíveis, uma vez que a receita de impostos associados à aquisição de veículos automóveis voltou a decrescer”.
Apoio a edifícios sustentáveis sobe para 135 milhões de euros
O Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis já recebeu cerca de 106 mil candidaturas até ao momento. E tendo em conta a elevada procura que se faz sentir, o Ministério do Ambiente decidiu que vai reforçar a dotação deste programa em 39 milhões de euros, para uma dotação global de 135 milhões de euros.
Novo aeroporto de Lisboa: quais as opções em cima da mesa?
A história sobre o futuro aeroporto de Lisboa já soma 50 anos. Mas houve progressos nas últimas semanas: o Governo e o PSD chegaram a acordo sobre a metodologia a seguir para que no próximo ano se possa decidir a localização do novo aeroporto de Lisboa. Em estudo vão estar várias localizações para construir o novo aeroporto, como: Montijo, Alcochete e Santarém.