
Conselho Superior das Obras Públicas está sem presidente há um ano
O Conselho Superior das Obras Públicas (SCOP), criado em 2018 com o intuito de apoiar o Governo na tomada de decisão sobre infraestruturas, está sem presidente desde o verão de 2024, após a demissão de Carlos Mineiro Aires.

Construção e imobiliário dinâmicos – investimento a crescer em 2025
A construção e o imobiliário em Portugal têm revelado uma “trajetória de crescimento sólida” no arranque de 2025. E tudo indica que vão continuar bem dinâmicos no resto do ano.

Falta de mão de obra trava concursos e obras públicas
A execução de obras públicas em Portugal está a ser travada por uma tempestade que combina falta de mão de obra, custos de construção em alta e pressões do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). De norte a sul, multiplicam-se os concursos públicos vazios, colocando em risco prazos e metas, sobretudo na habitação e reabilitação urbana.

Governo altera 1.º Direito para financiar 33 mil casas públicas
O Governo avançou com uma alteração ao programa 1.º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação com vista garantir o financiamento de quase 33 mil habitações que ficam de fora do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Metro do Porto: obras na Linha Rosa vão derrapar, avisa Rui Moreira
O presidente da Câmara do Porto considerou impossível a obra de construção da linha Rosa, que ligará São Bento à Casa da Música, estar concluída em julho como anunciado pela Metro do Porto. "Não acreditem no que dizem. É impossível que as obras estejam prontas em julho. Assumo o que estou a dizer", afirmou Rui Moreira durante a sessão da Assembleia Municipal, que decorreu esta segunda-feira (3 de fevereiro de 2025).

Terminal de Campanhã: construtora exige 6,7 milhões por trabalho extra
A empresa construtora do Terminal Intermodal de Campanhã (TIC) exigiu em tribunal 6,7 milhões de euros à empresa municipal Gestão e Obras do Porto (GO Porto) por trabalhos adicionais, segundo um processo a que a Lusa teve acesso.De acordo com uma ação da construtora Alexandre Barbosa e Borges (ABB)

Obras do PRR em risco sem atração de mais mão de obra imigrante
Portugal terminou 2024 ultrapassando a barreira dos 40% de execução do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o que é positivo. Agora, os esforços estão concentrados em fintar os desafios que podem comprometer mais de metade das obras previstas no PRR, que têm apenas ano e meio para serem concluídas. Isto porque há obras de grande dimensão em curso e ainda falta lançar novos concursos, nomeadamente de habitação. A pressão em cumprir as metas do PRR “é muito forte”, sobretudo devido à falta de mão de obra na construção civil.

Obras públicas com fundos europeus dispensadas de revisão prévia
As entidades públicas podem dispensar da revisão prévia os projetos financiados por fundos europeus, com o objetivo de acelerar estas obras e não perderem acesso ao financiamento, segundo o decreto-lei publicado em Diário da República.A legislação do Governo publicada esta quarta-feira, dia 18/12/20

Museu do Fado vai ter obras de ampliação (e parte poderá fechar)
O Museu do Fado, em Lisboa, vai ter obras de ampliação no próximo ano, e poderá vir a encerrar parcialmente, disse na terça-feira (dia 10 de dezembro) o presidente da empresa municipal de Gestão e Animação Cultural (EGEAC/Lisboa Cultura).Em declarações à agência Lusa, Pedro Moreira não quis adiantar

Nova Almirante Reis será mais verde e terá mais segurança nas ciclovias
A nova Almirante Reis, em Lisboa, vai ter mais árvores, mais estacionamento, ciclovias laterais e não terá separador central, segundo o plano de requalificação daquela avenida, apresentado esta terça-feira (27 de novembro de 2024) pelo presidente da Câmara, Carlos Moedas (PSD). Orçado em 20 milhões de euros, 13 milhões dos quais na primeira fase para o faseamento (projeto + obra), o Projeto Integrado de Requalificação do Eixo da Almirante Reis divide a avenida em dois troços.

Setúbal vai reabilitar centenas de casas com 40 milhões do PRR
A Câmara Municipal de Setúbal está a dar passos largos para reabilitar habitações públicas, usando 40 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Não só já adjudicou a reabilitação de 88 casas no Bairro da Quinta do Freixo, como também vai abrir três novos concursos públicos para agilizar a requalificação de centenas de casas noutros bairros municipais.

Acelerar a execução das obras do PRR: diplomas já publicados em DR
O decreto-lei que altera o modelo de governação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) já foi publicado em Diário da República e entra em vigor esta terça-feira, 10 de setembro, visando acelerar a execução dos investimentos aprovados neste programa.

Construção quer subir preços até outubro – e deverá impactar inflação
As empresas de construção que operam em Portugal estão a preparar-se para subir preços de venda entre agosto e outubro. Esta é uma expectativa dos empresários não só da construção, bem como de todos os setores de atividade, o que deverá dificultar a desaceleração da inflação no país.

Expansão do Metro para Alcântara no prazo é "materialmente impossível"
A expansão da rede do Metro de Lisboa até Alcântara é um dos investimentos previstos no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), mas será "materialmente impossível" concluir até final de 2026, disse esta quarta-feira (24 de julho de 2024) o presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do PRR (CNA-PRR), Pedro Dominguinhos.

Alta velocidade: viabilizada despesa de até 2 mil milhões para 2ª PPP
O Governo autorizou despesa que poderá ir até aos dois mil milhões de euros, para a segunda Parceria Público-Privada (PPP) da linha de alta velocidade ferroviária entre Porto e Lisboa. De acordo com uma resolução do Conselho de Ministros publicada esta segunda-feira (22 de julho de 2024), o Executivo autorizou a Infraestruturas de Portugal (IP) a realizar a despesa inerente à segunda PPP da linha de alta velocidade, no montante máximo de 1,6 mil milhões de euros (exatamente 1.604.296.194,12 euros).

Obras de extensão do Metro Sul do Tejo arrancam dentro de 5 a 7 anos
O ministro das Infraestruturas disse esta segunda-feira (15 de julho de 2024) esperar que as obras para a extensão do Metro Sul do Tejo à Costa de Caparica e à Trafaria, no concelho de Almada, possam arrancar dentro de cinco a sete anos. “Diria que dentro de cinco, seis, sete anos podemos estar a pensar em obras no terreno e material circulante adquirido”, afirmou Miguel Pinto Luz.

Reabilitação de ruas no Porto: câmara lança concurso de dois milhões
A Câmara Municipal do Porto lançou um concurso público com o preço base de dois milhões de euros para a requalificação da Rua da Lomba, Travessa da Lomba, Travessa Vera Cruz e Rua do Lourenço, na freguesia do Bonfim, ao abrigo do programa Rua Direita.

Metrobus do Porto: Moreira critica estações desenhadas por Siza Vieira
O presidente da Câmara Municipal do Porto (CMP), Rui Moreira, criticou as estações da autoria do arquiteto Álvaro Siza Vieira que estão a ser construídas para o metrobus na Marechal Gomes da Costa, defendendo que parecem "ter sido feitas pelo Obélix". A autarquia autorizou, entretanto, o início das obras da Linha Rubi do metro, que ligará a Casa da Música a Santo Ovídio, por não querer ser responsabilizada pelo incumprimento dos prazos.

Obras públicas do PRR vão acelerar com nova alteração à lei no verão
O Governo de Montenegro quer alterar o Código dos Contratos Públicos (CCP) este verão. O objetivo passa por impedir bloqueios aos concursos de obras públicas gerados pelos concorrentes que perderam os concursos Assim, as obras públicas previstas no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) - muitas delas de habitação - deverão acelerar.

Espaços públicos de bairros em Paranhos (Porto) vão ser requalificados
A Câmara do Porto lançou esta terça-feira (2 de julho de 2024) um concurso público para a requalificação do espaço público e reabilitação de equipamentos dos bairros do Bom Pastor e Vale Formoso, em Paranhos, por um preço base de 3,2 milhões de euros.

Piscinas em Vila Real: construção do novo complexo vai arrancar
A construção do complexo de Codessais arranca esta semana, em Vila Real, representa um investimento de 13,7 milhões de euros, inclui duas piscinas, uma coberta e outra descoberta, e mais que triplica o número de utentes.
“É uma obra absolutamente necessária”, afirmou esta segunda-feira (dia 1 de ju

Habitação social em Matosinhos: lançados concursos públicos de 31 milhões
A Câmara de Matosinhos lançou esta segunda-feira (1 de julho de 2024) três concursos públicos, no valor total de mais de 31 milhões de euros, para construção de habitação social em duas freguesias deste concelho do distrito do Porto.

Mais casas (e mais baratas) com reabilitação de devolutos do Estado
O Estado é um dos maiores proprietários do país, estando muitos dos seus imóveis subtilizados e degradados. Afinal, ao longo dos últimos anos faltaram iniciativas para recuperar estes imóveis públicos devolutos e colocá-los no mercado residencial, apesar de a crise da habitação em Portugal se continuar a agravar a olhos vistos. Foi neste sentido que o Governo de Montenegro propôs criar um regime legal para que haja uma “injeção semiautomática de imóveis devolutos” públicos no mercado, sobretudo para habitação. Esta é uma medida “fundamental”, que tem potencial de subir a oferta de habitação, promover a reabilitação dos centros urbanos e até de reduzir o preço das casas, defendem os especialistas de mercado ouvidos pelo idealista/news. O grande desafio está na articulação da medida entre o Estado, as autarquias e os privados, apontam.

Obras públicas: contratos ultrapassam 1.000 milhões de euros até abril
O valor dos contratos de empreitadas de obras públicas aumentou 19% até abril face ao período homólogo, ultrapassando os 1.000 milhões de euros, anunciou a Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN).

PRR: Governo acelera obras num valor superior a 2.000 milhões de euros
O Governo vai assinar em junho contratos de obras num valor superior a 2.000 milhões de euros, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), anunciou esta quarta-feira (29 de maio de 2024) o ministro da Coesão, Manuel Castro Almeida.