
Lisboa cria comissão para analisar referendo sobre Alojamento Local
A Assembleia Municipal de Lisboa (AML) aprovou esta terça-feira, dia 19 de novembro, a criação de uma comissão eventual para apreciar a iniciativa popular de referendo local sobre o alojamento local e o direito à habitação, que será presidida pelo deputado socialista Ricardo Marques.Apresentada pela

O que significa o "Não" do referendo em Itália?
Itália votou "Não" à reforma da Constituição. Uma reforma que pretendia modificar 46 dos 138 artigos da Carta Magna, mas 59,95% dos italianos que foram às urnas optaram pelo "Não", enquanto apenas 40,05% deram o seu voto ao "Sim".

"Italexit", quebras bancárias e contágio europeu - o que se joga no referendo de Itália
Aquece o clima político em Itália, com a aproximação do referendo. Será este domingo, 4 de dezembro de 2016, que a reforma da Carta Constitucional impulsionada pelo Governo de Matteo Renzi, estará à prova do voto popular. E esta votação já ultrapassou as fronteiras de uma simples consulta sobre uma reforma (que apesar de ser importante, poucos esperavam que tivesse tal alcance) para converter-se numa prova de fogo para a estabilidade do Governo e do sistema político-económico de Itália, no marco europeu.

... e Brexit faz com que continue assim mais tempo
A saída do Reino Unido da UE, após o sim no referendo, está a agitar os mercados. Os economistas consideram que o Brexit poderá ter impacto na economia, fazendo cair as expectativas para a inflação. Começa então a antecipar-se uma resposta do Banco Central Europeu (BCE), que está já a afundar os indexantes da generalidade dos empréstimos, as taxas Euribor.

E depois do Brexit, haverá mais referendos?
O Brexit venceu com 51,9%, com mais de um milhão de votos de diferença. O impacto da saída do Reino Unido da União Europeia (UE) terá consequências, isso é inegável, resta saber quais. Por outro lado, e na sequência do referendo realizado na última quinta-feira (dia 23), poderá haver novos países a sondar a população sobre uma eventual saída da UE.

Imobiliário: Reino Unido pode sair da Europa, mas britânicos ficam em Portugal
A pouco mais de duas semanas do referendo, as sondagens dão como certa uma vitória do ‘Brexit’: a saída do Reino Unido da União Europeia (UE). Mas tudo indica que o mercado imobiliário português será imune a esse processo: os britânicos, que historicamente estão entre os principais investidores internacionais no mercado imobiliário nacional, irão continuar a olhar para Portugal da mesma forma, antecipam os especialistas ouvidos pelo idealista/news.

Brexit: quanto poderá perder Portugal? Cerca de 300 milhões de euros
Os ingleses vão votar em referendo, no próximo dia 23 de junho, se o Reino Unido vai continuar ou não na União Europeia. E esta decisão terá efeitos diretos também para Portugal. Se vencer o 'Brexit' (junção de 'British' e 'exit' em inglês, saída britânica em português), a econhomia lusa poderá perder 300 milhões de euros em exportações.

Grexit: quais as consequências para o imobiliário?
A eventual saída da Grécia da Zona Euro terá consequências também para o setor imobiliário. Segundo Andrew Burrell, Head de Forecasting na JLL EMEA (Europa, Médio Oriente e África), “um acordo de última hora poderá ser positivo, desde que seja duradouro”.

Como afetará a independência da Escócia a sua economia?
Hoje é o dia mais importante da história contemporânea da Escócia. Os seus cidadãos votam para eleger se querem a independência do Reino Unido ou se preferem seguir como até agora. Se acabar por vingar o "sim" quais serão as consequências para a economia? Vão manter a libra? Vão ganhar por explorar sozinhos as suas reservas petrolíferas? Ninguém tem uma resposta exata...

Sabias que o corte nas ajudas ao arrendamento é um dos motivos da independência da Escócia?
Chama-se "bedroom tax" (imposto sobre quartos). Foi criado em abril de 2013. As famílias que vivam em casas com mais do que um quarto desocupado deixam de receber algumas ajudas do Estado. Este "bedrrom tax" na na lista dos "20 principais" temas que revoltam os partidários da independência.

Radiografia do dia: Retrato laboral da Suíça
Os suíços votaram, em referendo, a limitação da entrada de cidadãos de países da União Europeia (UE) no seu mercado laboral, através da instituição de quotas anuais, que devem entrar em vigor até ao prazo máximo de três anos.

cameron promete referendo sobre presença do reino unido na ue
david cameron, primeiro-ministro britânico, prometeu realizar, até 2017, um referendo sobre a permanência ou não do país na união europeia (ue), tendo alertado que sem uma reforma da ue o reino unido corre o risco de sair.

sondagem revela que portugueses querem novo tratado na zona euro
a maioria dos portugueses diz estar a favor de um novo pacto de governação da zona euro e da existência de limites constitucionais ao endividamento, mas preferia pronunciar-se sobre o assunto em referendo.

grécia antecipa referendo para dezembro
o ministro do interior grego, haris kastanidis, informou hoje que o país pretende realizar o referendo em dezembro. inicialmente a data apontada era janeiro. "existe a possibilidade de realizar o referendo antes [de janeiro], em dezembro", disse o governante na televisão estatal.

ajuda a curto prazo à grécia só em julho
os ministros das finanças da zona euro fracassaram na madrugada de hoje as tentativas de desbloquear rapidamente uma parte da ajuda em curso para a grécia, adiando a decisão para o início de julho, depois do voto do plano de austeridade pelo parlamento de atenas, revela o públicosegundo o mesmo jorn