
Português condenado em Angola a 3 anos de prisão por usurpação de imóvel
O Tribunal de Viana, em Luanda, capital angolana, condenou um cidadão português a uma pena de prisão de três anos, suspensa, por crimes de abuso de confiança e usurpação de imóvel, na disputa de um terreno com outro português.

Mota-Engil candidata à concessão do novo aeroporto de Luanda
O consórcio que integra a Corporacion América Aeroports, Mota-Engil e Best Fly é um dos admitidos ao concurso para concessão do Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto (AIAAN), que deve funcionar em pleno até ao final do ano.

Mediação imobiliária em Angola não pode "continuar na ilegalidade"
O presidente da Associação dos Profissionais Imobiliários de Angola (APIMA) disse em Luanda que o setor é caraterizado por uma “desorganização autêntica” e que é preciso reverter a situação. Massada Culembala, que falava em conferência de imprensa para anunciar a realização do 1.º Congresso de Direito Imobiliário, disse que o cadastro vai aferir o número de intervenientes deste setor imobiliário, designadamente angariadores, avaliadores, corretores e gestores imobiliários e promotores.

A fonte do Luanda Leaks tem voz portuguesa: Rui Pinto é o denunciante
Rui Pinto, o ‘whistleblower’ (denunciante) dos Football Leaks, é também a fonte por detrás dos Luanda Leaks. Foi o hacker informático português que entregou ao Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ) os mais de 715 mil documentos que ficaram conhecidos como Luanda Leaks, que tinham como foco principal os esquemas financeiros que possibilitaram vários negócios de Isabel dos Santos.

Estas são as 22 empresas portuguesas (5 estão na Madeira) em que Isabel dos Santos "meteu o dedo”
A investigação do Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ), representado em Portugal pelo Expresso e SIC, pôs a descoberto como Isabel dos Santos se tornou a mulher mais rica de África, mas também levantou o pano sobre a esfera de influências da empresária. Em Portugal, o segundo país onde tem maior presença, atrás de Angola, são 22 participações, incluíndo cinco na Zona Franca da Madeira.

Assim são os dois apartamentos de luxo que Isabel dos Santos comprou em Lisboa
A empresária angolana Isabel dos Santos e o marido, Sindika Dokolo, têm um vasto património imobiliário localizado em várias geografias. Luanda, Dubai, Mónaco e Londres entram nestas “contas”, bem como Lisboa. Na capital portuguesa, a filha do ex-Presidente de Angola tem dois apartamentos num luxuoso edifício na Avenida António Augusto de Aguiar, junto ao El Corte Inglés e ao Parque Eduardo VII

Construção: Ajuda do FMI a Angola vai ajudar a pagar salários em atraso
O presidente do Sindicato da Construção de Portugal, Albano Ribeiro, disse que o embaixador de Angola em Lisboa prometeu dar “prioridade” ao setor quando o país receber ajuda financeira do FMI. “O embaixador disse-nos que vai fazer todos os esforços para que no próximo semestre possa haver, através das verbas do FMI, uma atenção especial a este problema. Quanto mais depressa chegar o dinheiro, mais depressa o problema pode ser resolvido”, revelou o responsável, após um encontro com Marcos Barrica.

Está a nascer uma “Wall Street” em Luanda
O distrito financeiro do projeto Baía de Luanda, também conhecido por “Wall Street de Luanda”, vai receber este ano o seu primeiro edifício, depois de finalizada a construção de infraestruturas básicas.
Mota-Engil ganha projeto de 75 milhões para reparar ruas de Luanda
A Mota-Engil já assinou o contrato de empreitada no valor de 75 milhões de euros que visa a reparação de buracos, de passeios e lancis, a colocação de placas de sinais de trânsito, de tampas nas caixas coletoras de saneamento, entre outras coisas, na capital angolana.

Construção: Mota-Engil ganha obra de 75 milhões em Luanda
A Mota-Engil foi escolhida pelo Governo angolano para construir a primeira fase do Plano de Revitalização dos Eixos Viários (PREV) de Luanda. Em causa está uma empreitada avaliada em quase 75 milhões de euros.

Radiografia do dia: As cidades mais populosas do mundo em 2030
Luanda, capital de Angola, é uma cidade em crescimento. Quer financeiramente quer em número de habitantes. Como é possível ver no gráfico, a população de Luanda irá quase duplicar nos próximos 16 anos: estima-se que a cidade tenha cerca de 10,4 milhões de pessoas em 2030.
Grupo angolano abre hotel em Lisboa
O grupo Skyna Hotels, cadeia hoteleira angolana que pertence ao Grupo Socinger, vai abrir no centro de Lisboa um hotel de quatro estrelas. O Skyna Hotel Lisboa estará localizado na Rua da Artilharia 1, nº112 A e 112ºB, e terá 105 quartos: sete suites, cinco masters, 67 standard e 26 superiores.

Rumores do dia
Luanda passa a controlar o BES Angola: Luanda vai assumir o controlo do BES Angola, através de uma injeção de capital no banco. O BES perde a maioria, mas receberá o compromisso de que o empréstimo de 3.000 milhões ao banco angolano será reembolsado. (Jornal de Negócios)

Radiografia do dia: Quanto custa arrendar uma casa de luxo em Luanda? E em Lisboa?
O custo de vida é bastante diferente de cidade para cidade. Neste gráfico, que compara preços de 12 cidades, podes ficar a saber, por exemplo, quanto custa arrendar uma casa de luxo em Hong Kong, Londres, Nova Iorque, Luanda e Lisboa.

E a cidade mais cara do mundo é…
Luanda é, pelo segundo ano consecutivo, a cidade mais cara do mundo para expatriados. Segundo o estudo global sobre o Custo de Vida de 2014, elaborado pela consultora Mercer, o top dez do ranking é composto sobretudo por cidades europeias, africanas e asiáticas. Lisboa encontra-se a no 94º posto, entre 211 cidades.

Baía de Luanda com projetos imobiliários avaliados em mil milhões de euros
Os primeiros projetos imobiliários da baía de Luanda (Angola) representam um investimento superior a mil milhões de euros.

radiografia do dia: as dez cidades mais caras do mundo
em 2011, luanda foi eleita a cidade mais cara do mundo pela consultora mercer. no ano passado, a capital angolana perdeu o título para tóquio, no japão, mas este ano está de volta ao topo da lista, sendo considerada a cidade mais cara do planeta para expatriados.
empreendimento de 217 milhões marca entrada de pestana em angola
abre no primeiro semestre de 2017 e será o primeiro empreendimento do grupo português em angola. o pestana luanda bay é o novo investimento da marca de dionísio pestana, numa parceria que inclui a angolana gbe e a brasileira alphaville.

baía de luanda vence prémio de arquitectura paisagística
o projecto de requalificação e dinamização da marginal de luanda, promovido pela sociedade baía de luanda, foi o vencedor do prémio nacional de arquitectura paisagista 2013, na categoria de obra de integração paisagísticaao longo de três quilómetros de extensão foram executados trabalhos de dragagem
grupo amorim turismo inaugura hotel em luanda em 2013
o grupo amorim turismo está a preparar-se para abrir um hotel em angola nos próximos meses. a unidade, localizada na capital do país, luanda, terá 80 quartos.

começa hoje a projekta, a maior feira de construção de angola
a 10ª edição da projekta, a feira internacional de equipamentos e materiais para construção civil, obras públicas, urbanismo e arquitectura, começa esta quinta-feira (dia 25) em angola, terminando domingo (dia 28).

dia mundial da arquitectura celebra mudança urbana
o dia mundial da arquitectura vai ser celebrado a partir desta segunda-feira, 1 de outubro, sob o tema “os arquitectos mudam a cidade”, com conferências, exposições e visitas guiadas organizadas pela ordem dos arquitectos (oa).

kilamba, a cidade-fantasma de luanda
chama-se nova cidade de kilamba e está situada a cerca de 30 quilómetros de luanda, capital angolana. foi construída de raiz pela empresa china international trust and investment corporation (citic), que gastou 3.500 milhões de dólares numa urbanização que, ao todo, terá 5.000 hectares.

governo está a preparar um pacote de mudanças na construção
o ministério da economia está a preparar um pacote de medidas dirigido ao sector da construção, como por exemplo a libertação mais rápida das garantias exigidas às empresas e a redução de custos associados a alvarás e às cauções e garantias.

apartamentos de luxo em lisboa são duas vezes mais baratos que em luanda
um t2 com 90 m2 pode chegar aos 819 mil euros nas zonas mais caras de luanda, em angola.