Em causa está um edifício na Avenida António Augusto de Aguiar. Imóveis foram comprados em 2006 e 2012.
Comentários: 0
Assim são os dois apartamentos de luxo que Isabel dos Santos comprou em Lisboa
Google Maps

A empresária angolana Isabel dos Santos, e o marido, Sindika Dokolo, têm um vasto património imobiliário localizado em várias geografias. Luanda, Dubai, Mónaco e Londres entram nestas “contas”, bem como Lisboa. Na capital portuguesa, a filha do ex-Presidente de Angola tem dois apartamentos num luxuoso edifício na Avenida António Augusto de Aguiar, junto ao El Corte Inglés e ao Parque Eduardo VII.

Os dois apartamentos de Isabel dos Santos - que esta quarta-feira foi constituída arguida em Angola por má gestão e desvio de fundos durante a sua passagem pela companhia petrolífera estatal angolana Sonangol - estão localizados no 8º e 9º andares e somam, ao todo, mais de 730 metros quadrados (m2): 600 m2 de área coberta e outros 140 m2 distribuídos por três terraços. Ambos foram comprados pela DECADE, sociedade encoberta no paraíso fiscal de Delaware (EUA), mas em anos diferentes: um em 2006 e outro em 2012. 

Em causa está, segundo a SIC Notícias, a Luanda Leaks, uma investigação do Consórcio Internacional de Jornalismo de Investigação. São mais de 715 mil documentos que foram analisados por 120 jornalistas dos maiores órgãos de comunicação social de todo o mundo, entre eles do Expresso e da SIC. 

Vamos por partes: o primeiro apartamento comprado pelo casal Isabel dos Santos/Sindika Dokolo data de 2006 e é um duplex com mais de 500 m2 de área total que foi adquirido por quase 2 milhões de euros em nome do advogado António Frutuoso de Melo, com escritório em Lisboa. 

Assim são os dois apartamentos de luxo que Isabel dos Santos comprou em Lisboa
Google Maps

Uma fatura datada de 2010 cobrada à empresária por um reputado gabinete de decoração de interiores situado em Londres, para fazer a renovação do imóvel, permite concluir que Isabel dos Santos pagou cerca de 310.000 euros pela referida renovação. 

Seis anos depois de ter comprado o duplex, ou seja, em 2012, Isabel dos Santos e Sindika Dokolo pagaram 1,8 milhões de euros por outro imóvel no mesmo empreendimento, agora no oitavo andar. O mesmo tem 230 m2 de área e inclui três lugares de estacionamento, que se juntam aos quatro que o casal já tinha. 

A representar a DECADE nesta transação esteve, desta feita, Vasco Pires Rites, economista com domicílio profissional no 1ºB do número 190 da Avenida da Liberdade, no coração da capital. Trata-se, segundo a publicação, da morada exata da Fidequity, empresa nuclear na gestão de ativos de Isabel dos Santos. Ali foram parar, por exemplo, faturas da água, eletricidade e esgotos relativas a estes imóveis. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta