Casas eficientes: "Todas as famílias vão querer ter painéis solares"

O aumento da instalação de painéis fotovoltaicos para autoconsumo está a crescer em Portugal, e poderá dar um salto ainda maior nos próximos anos. A crise energética implicou, para muitas famílias, uma reorganização da atividade doméstica e dos gastos com a casa, sendo a produção de energia própria uma das soluções mais rentáveis para poupar na fatura da eletricidade. Para muitas delas, porém, o nível inicial de investimento é um grande entrave. Ainda assim, o modelo de subscrição mensal para autoconsumo chegou ao país e está a conquistar terreno, tal como explica ao idealista/news Manuel Pina, diretor geral da Otovo em Portugal, empresa de origem norueguesa que foi pioneira na introdução desta alternativa no mercado nacional.
EDP e Decathlon assinam parceria para instalação de painéis solares

EDP instala até 42 mil painéis solares em lojas Decathlon na Europa

A EDP foi selecionada pela Decathlon para instalar até 80 projetos de produção de energia renovável nos edifícios da empresa em seis países europeus. “Vão ser instalados até 42 mil painéis solares nos telhados, estacionamentos cobertos e outros locais da Decathlon, alcançando uma capacidade instalada de até 21 megawatts-pico (MWp)”, refere a EDP, um dos principais impulsionadores de energia solar descentralizada na Europa. 
Painéis solares em casa

Energia solar em casa: Otovo e Leroy Merlin assinam parceria

A Otovo, principal marketplace europeu de instalações solares e baterias para o mercado residencial, e a Leroy Merlin, empresa especializada na venda de soluções para casa, assinaram uma parceria com o objetivo de “tornar acessível a mais pessoas o modelo de subscrição de painéis solares fotovoltaicos”, referem as empresas em comunicado. 
Instalação de painéis solares em Portugal

Instalação de painéis solares para autoconsumo a crescer em Portugal

No final de junho, Portugal contabilizava 2.980 megawatts (MW) de capacidade fotovoltaica em operação, mais 419 MW que a potência solar existente no final de 2022. Trata-se de cerca de metade da capacidade adicionada em todo o ano passado (860 MW), o que mostra que 2023 está a ter um ritmo de expansão da energia solar em Portugal em linha com o do ano passado. Um valor, no entanto, aquém do que será necessário para que o país cumpra com as novas metas que o Governo propõe para 2030. 
Apoios à eficiência energética de casas

Apoios à eficiência energética: inquilinos e segundas casas de fora

O Programa de Apoio Edifícios Residenciais + Sustentáveis está de volta e tem uma dotação total de 100 milhões de euros para financiar a substituição de janelas e a instalação de painéis solares, por exemplo. É um apoio que visa ajudar as famílias a renovar as respetivas casas, de forma a melhorar o desempenho energético das mesmas. Mas nem todos os interessados se podem candidatar a estas ajudas: é o caso dos inquilinos e dos proprietários que pretendam fazer intervenções em segundas habitações. 
Painéis solares em casa

Governo pode incluir painéis solares por subscrição em novo apoio

O Programa de Apoio Edifícios Residenciais + Sustentáveis volta em 2023 com uma dotação total de 100 milhões de euros para financiar, por exemplo, a substituição de janelas e a instalação de painéis fotovoltaicos em casa. A instalação de painéis solares em habitações, por subscrição, já é uma realidade em Portugal desde o ano passado, mas o Governo pondera incluir esta modalidade num próximo aviso do Programa Edifícios Mais Sustentáveis, ou até mesmo lançar um novo instrumento específico para este propósito.
Casas em Vilamoura

Vilamoura vai fornecer energia solar a 15.000 famílias

O empreendimento residencial e turístico de Vilamoura, no Algarve, decidiu criar uma Comunidade de Energia Renovável (CER) com 60.000 m2 de painéis fotovoltaicos, até 2035, que irão fornecer eletricidade a 15.000 famílias, tornando-se pioneiro na aplicação de legislação recente. “O objetivo é sermo
Caldas da Rainha vai ter um Bairro Solar

Energia mais acessível: EDP cria Bairro Solar nas Caldas da Rainha

A EDP Comercial vai criar uma Comunidade de Energia nas Caldas da Rainha que “vai beneficiar com energia mais acessível centenas de famílias e empresas da cidade”, revela a empresa em comunicado, salientando que o projeto Bairro Solar envolve também 35 famílias vulneráveis que vão receber benefícios pela criação desta comunidade solar para autoconsumo.
Energia renovável para autoconsumo

Energia para autoconsumo: venda de excedente à rede deixa de pagar IVA

A venda à rede elétrica nacional do excedente de energia para autoconsumo gerada a partir de fontes renováveis, como painéis solares fotovoltaicos, passa agora a deixar de pagar o IVA. Em causa está uma nova lei, que entra em vigor esta quinta-feira (dia 22 de dezembro de 2022) e se aplica a quem tenha em casa uma potência instalada igual ou inferior a 1 MW. Até agora, os pequenos produtores de energia além de terem de emitir fatura da venda, tinham também de pagar o IVA correspondente, retirando atratividade ao investimento.
Mercadona abre em Oeiras

Mercadona já chegou ao distrito de Lisboa com nova loja em Oeiras

Depois de iniciar a sua rota de expansão em Portugal no verão de 2019, a Mercadona já conta com uma rede de 39 supermercados no país. E a última loja que abriu foi o supermercado em Oeiras, no Taguspark, que marca a entrada da rede espanhola no distrito de Lisboa. A inauguração deste novo supermercado ocorreu na passada quinta-feira, dia 15 de dezembro.
Instalar painéis solares em casa

Instalar painéis solares em casa: quais os problemas mais habituais?

Há cada vez mais empresas e famílias a investir em painéis fotovoltaicos para produzirem a sua própria energia elétrica e, assim, reduzir na fatura da luz, que tem estado a aumentar dada a crise energética que a Europa atravessa. Mas ao investir em painéis solares, as famílias devem ter em conta que este sistema requer manutenção e que há alguns problemas que surgem durante a sua utilização. É por isso que é importante estares atento no momento da instalação dos painéis solares em casa e teres bem presente todos os aspetos da sua manutenção de forma a maximizar a produção de energia em casa.
Parques de energia solar em Portugal

Energia verde: GreenVolt vai construir 5 parques solares em Portugal

Num momento em que o espaço europeu está a enfrentar uma crise energética sem precedentes, torna-se cada vez importante diversificar fontes de energia, apontando em energias mais sustentáveis. Foi neste sentido que a GreenVolt decidiu avançar com a construção de cinco parques solares fotovoltaicos em Portugal. Este é mais um projeto que a empresa de energias renováveis tem em desenvolvimento no país, a par das comunidades de energia, geridas pela sua marca Energia Unida.
Painéis solares no Alqueva

“Maior parque solar flutuante" da Europa nasce no Alqueva

Aquele que será “o maior parque solar flutuante” numa albufeira de barragem na Europa nasce em Portugal. Trata-se da Central Solar Flutuante de Alqueva, no Alentejo, que vai ser inaugurada esta sexta-feira, dia 15 de julho de 2022. Esta infraestrutura conta com 12 mil painéis fotovoltaicos e vai gerar energia para abastecer as casas de cerca de 1.500 famílias.