Preços dos alimentos sobem 63% apesar do abrandamento da inflação
Apesar de a inflação ter abrandado ligeiramente para 2,3% em 2025, cerca de dois terços do cabaz de consumo das famílias ficou mais caro, com destaque para os alimentos.
Inflação em Portugal abranda para 2,2% em novembro
A inflação abrandou para 2,2% em novembro, informou na sexta-feira, dia 12 de dezembro, o Instituto Nacional de Estatística (INE), confirmando a estimativa rápida que tinha sido divulgada há duas semanas."A variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) foi 2,2% em novembro, taxa inferior
Inflação em Portugal volta a acelerar subida em maio para 2,3%
A inflação em Portugal acelerou a subida em maio, registando uma variação homóloga de 2,3%, uma taxa superior em 0,2 pontos percentuais (p.p.) à observada no mês anterior.
Inflação em Portugal acelera subida para 2,1% em abril
A inflação em Portugal tem oscilado ligeiramente em torno do objetivo de médio prazo de 2%. Em abril, a variação homóloga da inflação acelerou ligeiramente a subida para 2,1%, uma taxa superior em 0,2 pontos percentuais (p.p.) face a março, revela o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Inflação em Portugal diminui para 1,9% em março
A inflação em Portugal continua a sua trajetória de desaceleração. Em março, a taxa de inflação no nosso país terá caído para 1,9%, sendo inferior à registada no mês anterior (2,4%).
É possível poupar no supermercado e fazer frente ao aumento dos preços
Os preços dos supermercados dispararam de forma galopante pressionando a carteira, e poupar parece ser, muitas vezes, um privilégio só para alguns.
Alimentos continuam 28% mais caros que antes da crise inflacionista
A inflação em 2024 desacelerou para 2,4%. Mas os efeitos da crise inflacionista ainda se fazem sentir em Portugal. O nível médio dos preços continua 16,1% superior ao registado em 2021. E no caso dos produtos alimentares, os preços estão ainda 28% acima dos registados há cerca de quatro anos.
Inflação em Portugal sobe para 3,1% em maio, confirma INE
A inflação em Portugal tem oscilado nos últimos meses, ora subindo ora descendo. Em maio, a inflação terá subido para 3,1%, mais 0,9 pontos percentuais (p.p.) à observada no mês anterior, confirmou o Instituto Nacional de Estatística (INE) esta sexta-feira, dia 14 de junho. Esta aceleração deve-se ao IVA zero em bens alimentares em vigor há um ano, bem como ao aumento do ritmo de subida dos preços dos hotéis.
Inflação em Portugal desce para 1,6% em novembro
A inflação em Portugal continua a descer. Os dados provisórios do Instituto Nacional de Estatística (INE) esta quinta-feira divulgados indicam que a inflação terá descido de 2,1% em outubro para 1,6% em novembro, sobretudo, devido à desaceleração dos preços dos alimentos. Esta é uma boa notícia para as famílias portuguesas que têm sentido o poder de compra pressionado nos últimos dois anos. Até porque, se os dados vierem a ser confirmados no próximo dia 14 de dezembro, significa que a inflação em Portugal está abaixo dos 2%, a meta do Banco Central Europeu (BCE) para assegurar a estabilização dos preços.
Inflação em Portugal acelera para 3,7% em agosto, confirma INE
As estimativas provisórias do Instituto Nacional de Estatística (INE) confirmam-se: a inflação em Portugal aumentou para 3,7% em agosto, ficando 0,6 pontos percentuais acima da registada em julho. E esta aceleração deveu-se, sobretudo, ao aumento dos preços dos combustíveis no país. Já a inflação dos últimos 12 meses sem habitação, que conta para o cálculo da atualização das rendas, situou-se nos 6,9% em agosto.
IVA zero: preço do cabaz de alimentos desce mais de 9% até junho
O preço dos bens alimentares que integram o cabaz do IVA zero reduziu-se em 9,67% até ao final de junho, segundo dados da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), divulgados pelo Ministério da Economia esta segunda-feira, dia 10 de julho.
"O preço do cabaz alimentar, tem registado, des
Inflação em Portugal desce para 5,7% em abril
Há boas notícias para os bolsos das famílias: a inflação em Portugal terá diminuído 5,7% em abril de 2023, um valor inferior em 1,7 pontos percentuais (p.p.) face ao observado no mês anterior, aponta a estimativa rápida do Instituto Nacional de Estatística (INE) esta sexta-feira publicada.
Inflação na Zona Euro recuou para 6,9% em março
O Banco Central Europeu (BCE) já subiu as taxas de juro diretoras em 350 pontos base desde julho passado e admite continuar a fazê-lo nas próximas reuniões de política monetária. O seu grande objetivo passa por travar a alta inflação que se faz sentir na Zona Euro, levando-a ao patamar dos 2%, no qual é assegurada a estabilidade dos preços. E há boas notícias sobre este matéria: a inflação na Zona Euro recuou para 6,3% em março, enquanto a inflação na União Europeia (UE) abrandou para 8,3%, aponta o Eurostat.
IVA zero no cabaz de alimentos entra hoje em vigor
A medida que isenta de IVA um cabaz de 46 alimentos considerados essenciais entra hoje em vigor, dispondo o retalho alimentar de 15 dias para refletir esta isenção nos preços de venda ao público.
IVA zero nos alimentos aprovado pelo Governo - tudo a saber
O Governo aprovou esta segunda-feira, 27 de março de 2023, em Conselho de Ministros, a proposta de lei de redução do IVA sobre os bens alimentares, que será agora submetida à apreciação do Parlamento. A aplicação da taxa de 0% de IVA num cabaz de 44 produtos alimentares essenciais e o reforço dos apoios à produção vão custar cerca de 600 milhões de euros.
Inflação em Portugal cai para 9,9% em novembro, confirma INE
É oficial: depois da inflação ter galopado em Portugal nos últimos meses, em novembro começou a dar sinais de descida. O Instituto Nacional de Estatística (INE) confirmou esta quarta-feira que a inflação em Portugal fixou-se em 9,9% em novembro, uma taxa inferior em 0,2 pontos percentuais (p.p.) à observada no mês anterior. Ainda assim, está muito acima do 2%, o nível de inflação em que é assegurada a estabilidade dos preços.
Preços dos alimentos começam a cair: há uma deflação à vista?
Os preços dos alimentos estão a dar tréguas e produtos como o peixe, legumes, carne e vegetais começam a ficar mais baratos. A deflação a que se assiste neste momento no setor da alimentação será um sinal de que a inflação global atingiu o pico. Esta é, pelo menos, a convicção de Javier Blas, demonstrada num artigo de opinião publicado na Bloomberg.
rumores
austeridade espanhola afecta turismo português: os britânicos podem ser quem mais gasta no turismo em portugal, mas são os portugueses e os espanhóis que enchem hotéis durante a maior parte do ano.