
A inflação em Portugal continua a sua trajetória de desaceleração. Em março, a taxa de inflação no nosso país terá caído para 1,9%, sendo inferior à registada no mês anterior (2,4%). A descida dos preços da energia ajuda a explicar esta evolução.
“Tendo por base a informação já apurada, a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá diminuído para 1,9% em março de 2025, taxa inferior em 0,5 pontos percentuais (p.p.) à observada no mês anterior”, explica o INE no boletim publicado esta segunda-feira, dia 31 de março. Os dados definitivos vão ser divulgados a 10 de abril.
Mas porque é que desceu a inflação em março? Sobretudo pela evolução dos preços dos produtos energéticos, que apresentou uma variação nula em março, depois de ter aumentado 1,5% no mês anterior. Já a variação dos preços dos produtos alimentares não transformados aumentou para 2,8% (2,4% em fevereiro de 2025).
Também a inflação subjacente – que excluí produtos alimentares não transformados e energéticos - terá registado uma variação de 1,9%, tendo desacelerado face ao mês anterior (2,5%).
Comparativamente com o mês anterior, a variação da inflação em Portugal terá sido de 1,4% (-0,1% em fevereiro e 2,0% em março de 2024). “Estima-se uma variação média nos últimos doze meses de 2,4% (2,5% no mês anterior)”, refere o instituto.
Para comparar a inflação entre os vários países da zona euro é utilizado o Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC). Em março, o IHPC português terá registado uma variação homóloga de 1,9% (2,5% no mês precedente).
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta