A escola internacional e festival de arquitetura Cabin Fever está de volta este verão a Česká Kamenice, na República Checa. De 23 a 31 de julho de 2025, os estudantes e jovens amantes da arquitetura de todo o mundo são convidados a desenhar e a construir cabanas de madeira.
Já imaginaste viver num mundo em que todos os objetos fossem desenhados por crianças? Seria certamente divertido (ou nem tanto), mas possivelmente não muito funcional. No entanto, no mundo das artes, e a arquitetura é uma delas, a inspiração em desenhos infantis pode produzir boas surpresas e resultados agradáveis, como a cabana desenhada pelo estúdio de arquitetura canadiano Mainstudio, a que foi dado o nome de Eagle's Nest.
Localizado em Rayong, na Costa do Golfo da Tailândia, o estúdio Furnish foi construído com betão reciclado e bambú, servindo de local de trabalho para o artista natural dessa zona.
O 11.29 Studio é um gabinete/ estúdio de arquitetura sediado em Banguecoque que se foca no design sust
Fazer com que um edifício se enquadre na paisagem envolvente não é tarefa fácil. Há centenas de fatores condicionantes que podem fazer com que uma boa ideia no papel acabe por não funcionar na prática. No entanto, há exemplos em que isto é conseguido de uma forma ideal. E como exemplo, temos esta bela cabana criada pelo estúdio chileno Hebra Arquitectos, que se eleva do chão e foi erguida, surpreendentemente, em apenas oito meses.
Neste trabalho realizado pelo atelier Jean Verville Architecte numa floresta em Laurentians, Canadá, foi criada uma bela casa-estúdio na qual a lógica matemática converge com os toques artísticos.
Os ritmos vertiginosos de trabalho em que todos nos encontramos por vezes envolvidos, podem acabar por gerar a necessidade de encontrar espaços que tragam tranquilidade. Isso tem levado muitas pessoas a tentarem encontrar formas de fugir da azáfama das cidades para espaços menos stressantes, onde os ritmos são diferentes. Foi exatamente o que aconteceu com Charlie Hammond, que depois de passar muitos anos a trabalhar com startups em Londres, decidiu “fugir” para uma área mais tranquila e longe do Reino Unido, para um espaço natural e relaxante não muito longe de Los Angeles (EUA).
Esta cabana pré-fabricada de madeira está localizada na reserva natural Drijflanen, em Tilburg, na Holanda, e salta à vista, desde logo, pelo material usado na sua construção: uma madeira de tons negros previamente tratata e pensada para ser sustentável.
Há lugares remotos e quase inacessíveis que são também surpreendentes. É o caso, por exemplo, destas cabanas sustentáveis localizadas na ilha finlandesa de Skjulskäret, que “traduzindo à letra” significa qualquer coisa como “esconderijo”.
O ser humano sempre se sentiu atraído pelo desconhecido e pelo misterioso. É verdade que há pessoas com mais espírito de aventura que outras, e umas que “pisam mais o risco”…, mas seguramente ninguém ficará indiferente a esta cabana rodeada de neve e montanhas.
Todas as quartas-feiras apresentamos um hotel com encanto. E desta vez é hora de fazer as malas e viajar até ao país dos lagos, o Canadá. Mais concretamente ao Les Refuges Perchés, em Mont-Tremblant, composto por 10 acolhedoras cabanas de madeiras rodeadas daquela que será uma das paisagens mais bonitas do mundo.
O fenómeno das minicasas com rodas veio para ficar. E mais do que uma moda, é um estilo de vida. Poder levar a casa às costas para qualquer lugar é o sonho de qualquer pessoa com espírito de aventura. E desta vez mostramos-te a transformação das antigas cabanas de pastores – que poderias encontrar especialmente na França e no Reino Unido – em fantásticas minicasas.
Todas as quartas-feiras apresentamos um novo hotel com encanto. Desta vez "levamos-te" a um local verdadeiramente incrível. E sim, já não é preciso passar frio para ver as auroras boreais na Islândia. Esta cabana, a Panorama Glass Lodge, está preparada para o espetáculo de luzes. E nem precisas sair da cama. O espaço foi revestido com grandes vidraças, para que fosse possível desfrutar deste fenómeno natural sem sair de casa.
Todas as quintas-feiras abrimos as portas de uma nova casa de sonho. Desta vez mostramos-te algo diferente do habitual. O lugar ideal para criativos, músicos e artistas existe. E está na Noruega. A verdade é que muitos talentos fantasiam sobre a possibilidade de encontrarem um retiro onde serão capazes de canalizar a sua criatividade. “O homem sonha e a obra nasce”? Sim...
Todas as quartas-feiras mostramos-te um hotel com encanto. Esta semana fazemos as malas e viajamos rumo à costa mexicana. É ali, em pleno Oceano Pacífico, que se encontra uma cabana de luxo entre árvores, situada perto da localidade de Juluchuca. Um alojamento ideal para voltar a reviver a história do aventureiro Robinson Crusoe, mas com uma cama “king size”.
Tina e Luke Orlando adoram fazer esqui e têm três cães. Conscientes do custo elevado de comprar uma casa perto de uma estância de esqui, decidiram aproveitar a sua experiência como engenheiros para construir o seu próprio refúgio de inverno: uma minicasa móvel com 18 m2 que se pode transportar facilmente para qualquer lugar. É um “pequena” cabana portátil com terraço, depósito de água e painéis solares, o que faz com que seja autossuficiente.
O rio Mississippi e as suas florestas têm uma auréola sobrenatural que atraiu séries de televisão como “True Detective” ou “True Blood”. Nesta terra encantada, que segundo a lenda está “salpicada” de gnomos, fadas e personagens fantásticas, nasceu uma misteriosa casa-árvore que foi construída sobre as raízes de um cipreste centenário pelo artista Johnny Knight em 1971.
O cinema e a televisão fantasiam há décadas com o que sucederia o comum dos mortais se ficasse isolado numa ilha deserta. O êxito de séries como “Lost” ou de filmes como o Náufrago” demonstram que temos curiosidade em saber o que faríamos se tivéssemos nessa situação. O mais certo é que acabássemos por morrer de fome ou frio, porque a sociedade fez com que dependêssemos de ferramentas essenciais.
Dormir numa cabana, ou numa casa suspensa numa árvore, é um desejo partilhado por muitas pessoas. É, para muita gente, um pequeno sonho que fica por realizar. Agora, a experiência de dormir numa árvore assume outro protagonismo, havendo cabanas que transbordam modernidade e luxo, como podes ver na galeria fotográfica em baixo.
Todas as quintas-feiras apresentamos uma casa de sonho. Esta semana fazemos as malas e apanhamos o avião rumo à zona mais rural da Austrália para conhecer a “Pump House”, um antigo celeiro usado como barracão para armazenar lixo e peças antigas – entre elas uma antiga bomba de água (daí o seu nome) – que foi transformado numa moderna casa de campo localizada junto a um idílico lago.
Todas as quartas-feiras damos a conhecer um hotel com encanto. Desta vez optámos por algo muito exótico. Após um naufrágio, Robinson Crusoe sobreviveu durante anos numa ilha paradisíaca, vivendo do que a natureza lhe oferecia. Mas se pudesse ter escolhido, seguramente que em vez de lutar contra canibais e de ter de construir a sua própria casa teria preferido o plano proposto pelo hotel Bambu Indah, localizado na ilha de Bali, na Indonésia, sob o novo conceito “eco-luxo”.
todas as semanas damos a conhecer um hotel com encanto. hoje apanhamos o avião e viajamos até à republica das maldivas, mais concretamente até à ilha malé atol, para conhecer o resort stunning olhuveli, um complexo paradisíaco de cabanas rodeado de águas cristalinas.
todas as semanas damos a conhecer um hotel com encanto. desta vez apanhamos o avião até bali, na indonésia, também conhecida como a ilha dos deuses, para conhecer o hotel sandat glamping tents.
Recebe as nossas últimas notícias no teu endereço eletrónicoSubscrever