
Poupança das famílias está no valor mais elevado desde 2021
A taxa de poupança das famílias aumentou para 12,2% no 4.º trimestre de 2024, avançando 1,1 pontos percentuais face ao trimestre anterior e registando o valor mais alto desde o 1.º trimestre de 2021, divulgou INE esta quarta-feira, dia 26 de março.“A taxa de poupança das famílias atingiu 12,2%, mais

Novos escalões do IRS: como afetam os teus rendimentos? Simula aqui
A proposta do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) trouxe várias novidades em matéria de IRS. Uma delas diz respeito às mudanças nos escalões de rendimento anual sujeito a este imposto, prevendo o desdobramento do 3.º e 6.º escalões de IRS.

Crise provocada pela pandemia atirou 400 mil pessoas para a pobreza, diz estudo
Cerca de 400 mil pessoas caíram abaixo do limiar da pobreza devido à crise provocada pela pandemia da Covid-19, agravando o fosso entre os ricos e os pobres em Portugal, revela um estudo divulgado na passada terça-feira (dia 22 de janeiro de 2021).“Em comparação com o cenário sem crise, 400 mil

Poupanças das famílias voltam a cair e atingem o valor mais baixo em 18 anos
Os portugueses estão a ganhar mais, mas a poupar menos. Até março deste ano a taxa de poupança das famílias voltou a cair para 3,8%, o valor mais baixo dos últimos 18 anos, segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Renda apoiada: Lisboa vai aplicar já as novas regras, mas Porto e IHRU só em 2017
As alterações ao regime do arrendamento apoiado, que visam “uma maior justiça social”, entraram em vigor esta quinta-feira (dia 1), mas alguns senhorios de habitação social, nomeadamente o IHRU e a Câmara Municipal do Porto, só vão aplicá-las no início de 2017. Já a Câmara Municipal de Lisboa, que é a maior senhoria de habitação social do país – tem cerca de 23 mil fogos –, vai implementar já as novas medidas.

IMI: Isenção só é válida se a morada coincidir com a que consta no Cartão do Cidadão
As famílias com um rendimento anual até 15.295 euros beneficiam de isenção permanente do IMI. Trata-se de um benefício atribuído de forma automática pela administração fiscal, mas que só é atribuído ao imóvel afeto à habitação permanente que corresponde à morada fiscal, ou seja, a que consta no Cartão do Cidadão.

INE vai visitar 18 mil famílias para saber as reais condições de vida em Portugal
Uma grande operação estatística está prestes a arrancar em Portugal. No total, serão 250 técnicos do Instituto Nacional de Estatística (INE) no campo, até ao final do ano para desenvolver o novo Inquérito às Despesas das Famílias 2015 (IDEF 2015). E para traçar uma verdadeira radiografia das condições reais de vida no país, as equipas do INE vão visitar mais de 18 mil famílias dentro das suas casas.

Consumo: cada português gasta menos 760 euros por ano
Cada português gastou menos 760 euros anualmente, num total de 1520 euros, apenas nos últimos dois anos.

Renda pode subir se os filhos tiverem a morada fiscal dos pais
A lei das rendas entrou em vigor em novembro do ano passado, mas continua a gerar bastante polémica.

mais de metade das famílias com crédito à habitação ganha menos de 914 euros por mês
a grande maioria das famílias com crédito à habitação (quase 54%) tem um rendimento anual bruto até 12.804 euros, ou seja, em mais de 2,5 milhões de lares o rendimento total familiar não ultrapassa os 914 euros brutos por mês.