Países Baixos ganham novo projeto com mais de mil camas para estudantes
O setor de alojamento para estudantes na Europa continua em expansão.
Residência de estudantes abre portas na Guarda em setembro de 2026
A empreitada de construção da nova residência de estudantes do Instituto Politécnico da Guarda (IPG) foi consignada à empresa Irmãos Almeida Cabral, Lda por 5,03 milhões de euros. Esta residência, com 152 camas, deverá ficar concluída em setembro de 2026, a tempo do início do próximo ano letivo.
Residência de estudantes AMRO Porto refinanciada com 8,5 milhões
A IP Investment Management (IPIM), gestora de fundos sediada em Hong Kong e especializada no setor de living, e a Heed Capital, gestora de fundos com sede em Portugal, vão refinanciar o projeto da residência de estudantes AMRO Porto, no montante de 8,5 milhões de euros. O empréstimo foi contratado com o Banco Santander.
Antiga fábrica Confiança será a maior residência universitária do país
Já está a decorrer a construção daquela que será a maior residência universitária do país, localizada em Braga, na emblemática antiga fábrica Confiança. O projeto foi adjudicado por 25,51 milhões de euros e está a ser construído pelo Grupo Casais, devendo estar totalmente pronto no verão de 2026, com um total de 786 camas.
Hines vai construir nova residência de estudantes no Porto
A empresa global de investimento e gestão imobiliária Hines acaba de anunciar que selecionou a construtora portuguesa Garcia Garcia para a obra da sua primeira residência de estudantes em Portugal.Trata-se de uma residência localizada em Asprela, o maior polo académico da cidade do Porto, que acolhe
Residência Universitária do ISCTE-Sintra ganha vida – terá 197 camas
O Grupo Casais acaba de anunciar a conclusão da montagem do primeiro piso da Residência Universitária de Estudantes do ISCTE-Sintra, uma infraestrutura moderna e sustentável que tem abertura prevista para março de 2026.
Investir em casas em Portugal? “É um ativo que existirá para sempre”
Os ciclos económicos não são previsíveis. Tudo pode mudar de uma hora para a outra, tal como nos mostrou a pandemia e a guerra na Ucrânia. E o imobiliário comporta-se de forma distinta consoante a natureza da crise.
Beja tem uma nova residência que vai alojar mais de 500 estudantes
O Grupo Casais entregou recentemente a nova residência de estudantes de Beja, com capacidade para alojar 503 estudantes. Este projeto, que representa um investimento de 17 milhões de euros, será utilizado, sobretudo, por alunos do Instituto Politécnico de Beja.
Campus da Caparica ganha residência universitária da NOVA FCT em 2026
A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa assinou um contrato para a construção de uma nova residência universitária no Campus da Caparica, em Almada, que deverá estar pronta em junho de 2026. Segundo a faculdade, a NOVA FCT Student Residence Hall será a primeira de duas novas residências, ficando a instituição com um total de 614 camas no final de 2026.
Nova residência do IPVC vai criar 400 camas em Viana do Castelo
O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) consignou, na quarta-feira, dia 24 de julho de 2025, a empreitada de construção da nova residência académica, situada na Praia Norte, num investimento de 18,9 milhões de euros, que permitirá disponibilizar 400 novas camas. Em comunicado enviado às redações, o IPVC adiantou que a nova residência de estudantes será construída no campus da Escola Superior de Tecnologia e Gestão. A cerimónia de consignação decorreu, durante a tarde da quarta-feira, dia 24 de julho de 2025, na Biblioteca Professor Barbosa Romero.
Espanhola Gavari quer expandir investimento em habitação em Portugal
Foi há apenas cinco meses que a espanhola Gavari deu o salto internacional iniciando atividade em Portugal. E não vai ficar por aqui.
Antigo palacete em Portalegre convertido em residência do politécnico
Um antigo palacete situado no centro histórico de Portalegre vai ser transformado numa residência de estudantes do instituto politécnico local, num investimento superior a quatro milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).O Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) an
Tomar dá as boas-vindas a 345 casas e residência para estudantes
Às portas do centro urbano de Tomar, no distrito de Santarém, vai ser desenvolvido um empreendimento imobiliário que inclui 345 casas (“um número significativo” a custos controlados), lojas, escritórios e ainda uma residência para estudantes.
Residências para estudantes no PRR: só 11% das camas estão prontas
O Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES) prevê disponibilizar 19.000 camas para estudantes até 2026. Mas até agora só 11% destas camas estão prontas.
Residência de estudantes na Guarda a concurso por 3 milhões de euros
O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) lançou esta terça-feira, dia 13 de maio, o concurso público para a construção de uma residência de estudantes com 152 camas no campus da instituição, por três milhões de euros mais IVA.O procedimento foi publicado no Diário da República, que define o dia 27 co
Santa Casa de Lisboa encaixou 12 milhões de euros com venda de imóveis
A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa já arrecadou cerca de 12 milhões de euros com a alienação de património imobiliário desde a entrada em vigor do atual plano de reestruturação, revelou o provedor da instituição.Em entrevista à agência Lusa, Paulo Sousa adiantou que foram vendidos onze imóveis n
Leiria reforça oferta de camas para estudantes com nova residência
Os estudantes do ensino superior em Leiria vão ter maior oferta de alojamento em breve. O Instituto Politécnico de Leiria (IPL) vai avançar com a renovação do atual complexo de residenciais de estudantes e ainda com a construção da residência “Nova Leiria”.
Espanhola Gavari entra em Portugal com nova residência para estudantes
Há mais uma empresa espanhola a operar no mercado imobiliário português. A Gavari Properties decidiu dar o salto para Portugal com a compra de um terreno no Monte da Caparica, em Setúbal.
Faro vai ter duas novas residências universitárias com 297 camas
A Universidade do Algarve (UAlg) assinou um contrato de empreitada para construção de duas novas residências universitárias, com um total de 287 camas, num investimento de 15,8 milhões de euros.
Rede de residências de estudantes em Portugal e Espanha está à venda
Nos últimos anos, a Livensa Living tem expandido a sua rede de residências de estudantes em várias cidades de Portugal e Espanha.
Porto lança concurso para construir residência para estudantes
A Câmara do Porto lançou esta segunda-feira, dia 13 de janeiro, um concurso público para a conceção, construção, exploração e manutenção de uma residência de estudantes de parte da unidade de intervenção do quarteirão da Bainharia, localizado no centro histórico.No procedimento, publicado esta segun
Nova residência universitária em Aveiro alojará mais de 200 estudantes
A Câmara de Aveiro anunciou que vai iniciar-se na segunda-feira a construção de uma residência universitária de iniciativa privada, num investimento de 12 milhões de euros, no terreno que a autarquia vendeu junto ao Seminário.“É uma operação de elevada importância estratégica, muito importante para
Promotora imobiliária Fortera está a vender projeto Bonfim por 18 milhões
A promotora imobiliária Fortera, de capitais israelitas – surge no centro da Operação Babel por suspeitas de corrupção e favorecimento em projetos urbanísticos em Gaia –, está a vender um dos seus projetos, o Bonfim, localizado no Porto. O mesmo contempla a construção de uma residência de estudantes e de um hotel.
Nova residência universitária em Braga com investimento de 25 milhões
A residência universitária que vai nascer na antiga fábrica de sabonetes Confiança, em Braga, estará pronta dentro de 400 dias e terá 786 camas, num investimento de 25,5 milhões de euros.O anúncio foi feito durante a assinatura do contrato de empreitada, tendo a vereadora das Obras Municipais, Olga
OE2025: construção de quartos para estudantes terá apoio de privados
O Governo de Montenegro admitiu que a taxa de execução de projetos de alojamento estudantil é hoje “muito baixa”, reconhecendo que a falta de quartos para estudantes é um “dos maiores obstáculos à frequência do ensino superior”. Foi neste sentido que o Parlamento aprovou esta quarta-feira, dia 27 de novembro, uma proposta de alteração ao OE2025 para celebrar contratos de parceria público-privada para a construção de residências universitárias.