Grupo Casais anunciou a conclusão da montagem do primeiro piso da residência, que estará concluída em março de 2026.
Comentários: 0
Construção de residências de estudantes
Créditos: Imagem retirada do site do Grupo Casais
Cátia Colaço
Cátia Colaço (Colaborador do idealista news)

O Grupo Casais acaba de anunciar a conclusão da montagem do primeiro piso da Residência Universitária de Estudantes do ISCTE-Sintra, uma infraestrutura moderna e sustentável que tem abertura prevista para março de 2026. 

Com um total de 197 camas distribuídas por apartamentos de diferentes tipologias, este projeto inclui também um HUB Tecnológico destinado à integração entre startups, estudantes e comunidade local, de modo a promover o desenvolvimento de soluções tecnológicas e de inovação. A residência incluirá também unidades adaptadas a estudantes com mobilidade reduzida.

Os estudantes vão também poder beneficiar de zonas de coworking integradas, ligação direta aos servidores informáticos do ISCTE, além de a residência estar muito próxima de transportes públicos, bibliotecas, escolas e centros culturais. Os estudantes terão também acesso a programas desportivos e recreativos do Sport União Sintrense. 

António Carlos Rodrigues, CEO do Grupo Casais, afirma que “este tipo de projeto reflete aquele que é o propósito do Grupo Casais de criar valor duradouro para a sociedade”. “Ao desenvolvermos soluções de habitação modernas, tecnológicas e sustentáveis, estamos a investir no futuro dos jovens e a contribuir para cidades mais inclusivas e resilientes. Acreditamos que proporcionar aos estudantes condições de excelência para viver, estudar e interagir é também potenciar a inovação, o conhecimento e o desenvolvimento económico e social. É desta forma que unimos a nossa experiência no setor da construção a um compromisso profundo com a sustentabilidade e a responsabilidade urbana”, acrescenta o responsável.

Construção de residências universitárias
Créditos: Imagem retirada do site do Grupo Casais

Compromisso com a sustentabilidade e inovação

Este projeto tem como principais objetivos atingir a certificação energética Classe A+, a certificação de economia circular Classe B, reduzir o consumo de energia primária em mais de 20% em relação ao requisito NZEB (Nearly Zero Energy Building) e utilizar materiais reciclados na construção, correspondendo a até 20% do total da obra. 

Além da sustentabilidade, o Grupo Casais foca-se também em compromissos estratégicas com a inovação e excelência no setor da construção. A parte social é também uma das preocupações, uma vez que a residência universitária foi concebida para responder eficazmente às necessidades de diferentes perfis de estudantes, apoiando uma comunidade diversa que inclui bolseiros do Ensino Superior, estudantes nacionais deslocados, estrangeiros em mobilidade académica e alunos nacionais e internacionais que participem em cursos de verão. 

Este projeto representa um investimento total de 19 milhões de euros, sendo investidos 12,7 milhões na residência, financiados pelo PRR, e 6,2 milhões investidos no HUB Tecnológico, financiado pelo Portugal 2030. Para o seu desenvolvimento, foram reunidos esforços entre o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, a Câmara Municipal de Sintra, o Sport União Sintrense e diversas associações culturais, recreativas e desportivas de Sintra.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Segue o idealista/news no canal de Whatsapp

Whatsapp idealista/news Portugal
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta