A paixão de fotografar edifícios abandonados: “É no Norte que há mais”

Vivien Afonso tem 24 anos e é assistente dentária. Gonçalo Rodrigues, de 23, tem uma empresa de transportes. São namorados – anunciaram, recentemente, que vão viver juntos – e… apaixonados pelo mundo da fotografia. E também pela adrenalina e pelo mistério de explorar edifícios abandonados em Portugal e de descobrir alguns dos segredos que estes escondem. E fazem-no de uma forma bem peculiar: mascarados. “A ideia surgiu apenas por graça, dando assim um estilo diferente às fotos, um estilo mais sombrio. Ficou basicamente a nossa ‘imagem de marca’”, diz Vivien ao idealista/news, revelando que é “na zona Norte do país que se encontram mais” imóveis vazios, sem vida. 
Chernobyl “vira” moda (sinistra) no Instagram

Chernobyl “vira” moda (sinistra) no Instagram

A série Chernobyl, que relata o pior acidente nuclear do mundo, está a ser um sucesso, tendo desencadeado um ‘boom’ turístico de cerca de 40% na cidade de Pripyat. O “reverso da moeda” é que Chernobyl está a virar moda (sinistra) no Instagram. 
Tóquio: o cruzamento mais movimentado do mundo... completamente deserto

Tóquio: o cruzamento mais movimentado do mundo... completamente deserto

2.500 pessoas coordenadas para atravessar uma passadeira de forma perfeitamente sincronizada; uma maré humana que impede a apreciação da individualidade de cada habitante. Bem-vindos a Tóquio, bem-vindos ao cruzamento de Shibuya". Ignacio Pereira, fotógrafo, apresenta assim a sua terceira coletânea de imagens sobre cidades desertas.
No Instagram nada se inventa, mas tudo se repete

Achas que és original no Instagram? Se calhar não...

Há locais que são verdadeiras “oportunidades de foto”. Por outras palavras, locais onde toda a gente decide eternizar momentos. Certamente que já percorreste o “feed” do teu Instagram e pensaste nas semelhanças que vais encontrando em diferentes fotografias. Mas não, não há coincidências: se tudo te parece igual, é porque é mesmo.