IRS

Descida da retenção pode pesar no acerto do IRS em 2026

As novas tabelas de retenção do IRS vão, em regra, reduzir os reembolsos ou aumentar o valor a entregar pelos contribuintes na hora do acerto do imposto em 2026, mostram simulações da PwC. À semelhança do que aconteceu em 2024, em que o imposto também baixou a meio do ano, o Governo ajusta as tabelas de retenção na fonte em agosto e setembro para compensar as retenções já efetuadas nos primeiros meses do ano com base numa versão do Código do IRS anterior ao desagravamento fiscal.
escalões irs 2024

Escalões IRS 2024: vai-se pagar mais ou menos ao Fisco?

Os novos escalões de IRS para 2024 já são conhecidos vão mexer com o acerto de contas com o Fisco na hora de entregar a declaração de IRS no próximo ano. As mudanças nos escalões IRS 2024 irão sobretudo beneficiar os agregados familiares com salários individuais que se situam, sensivelmente, nos 1.739 euros brutos mensais, de acordo com o Banco de Portugal (BdP). Fica a saber neste artigo preparado pelo idealista/news o que são os escalões de IRS e como é que se calcula o imposto a pagar ou a receber em 2025.
euros

Tabelas de retenção do IRS vão ser corrigidas com retroativos

As tabelas de retenção na fonte do IRS vão ser corrigidas para garantir que os trabalhadores aumentados não serão penalizados pelos aumentos. O anúncio foi feito pelo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais após uma reunião com a Fesap. Mudanças terão retroativos a janeiro.
pensões

Tabelas do IRS sobre as pensões mudam em julho – explicamos tudo

As tabelas de retenção na fonte do IRS sobre as pensões vão ter um novo ajustamento a partir de julho para acomodar o aumento extra de até 10 euros que abrange os pensionistas que recebem até 1.108 euros. A alteração às tabelas de retenção na fonte sobre as pensões consta de um despacho do secretár
Novas tabelas de IRS

Novas tabelas de IRS já são conhecidas: o que vai mudar nos salários?

As novas tabelas de retenção na fonte do IRS são publicadas esta quinta-feira (24 de fevereiro de 2022) e vão acomodar o efeito dos aumentos salariais e dos novos escalões que deverão ser criados com o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). O despacho do Governo foi publicado em Diário da República, sendo que as alterações às tabelas entram em vigor a partir de março. Com as novas tabelas de IRS, um trabalhador solteiro sem dependentes que ganhe 925 euros brutos vai descontar menos 11 euros de IRS a partir de março, face ao valor de janeiro e fevereiro, e menos 12 euros por comparação com 2021.
Tabelas de IRS 2022

Tabelas de IRS 2022 isentam salários e pensões até 710 euros

As tabelas de IRS para 2022 já foram publicadas em Diário da República e desde logo salta à vista que os salários e pensões até aos 710 euros vão ficar isentos de pagar o imposto a partir de janeiro de 2022. E há ajustes das taxas de IRS aplicáveis nos diferentes patamares de rendimento.
Calculadora de IRS 2021: simula quanto vais pagar de impostos todos os meses

Calculadora de IRS 2021: simula quanto vais pagar de impostos todos os meses

As novas tabelas de IRS de retenção na fonte a aplicar aos rendimentos do trabalho dependente e de pensões em 2021 foram publicadas pelo Governo, no final do ano passado, em Diário da República – Despacho n.º 11886-A/2020. Um documento de referência que te permite saber quanto vais receber de salário líquido, depois de pagar impostos. Para te ajudar, o idealista/news decidiu criar a Calculadora de IRS 2021, que podes usar para simular o IRS e avaliar, exatamente, o impacto que as novas tabelas terão no teu orçamento familiar.  
Salários em 2021 “engordam” com novas tabelas de IRS – taxas já podem ser aplicadas em janeiro

Salários em 2021 “engordam” com novas tabelas de IRS – taxas já podem ser aplicadas em janeiro

Os salários dos portugueses em 2021 vão “engordar” com as novas tabelas de retenção na fonte de IRS, que foram conhecidas e publicadas em Diário da República no início de dezembro de 2020 (Despacho n.º 11886-A/2020). Em causa está uma descida média de 2%. Descida essa que começa a ser sentida já este mês de janeiro. As novas tabelas de retenção do IRS podem ser consultadas neste link. 
Tabelas de IRS para 2021 publicadas: como afetam os salários e as pensões

Tabelas de IRS para 2021 publicadas: como afetam os salários e as pensões

Já há tabelas de IRS para 2021. O valor a partir do qual salários e pensões passam a descontar IRS no próximo ano vai aumentar para 686 euros mensais, subindo 27 euros face ao limite de 2020 (659 euros). Esta é uma das novidades que consta nas novas tabelas de retenção na fonte a aplicar aos rendimentos do trabalho dependente e de pensões em 2021, que foram conhecidas e publicadas em Diário da República esta quinta-feira, dia 3 de dezembro de 2020 (Despacho n.º 11886-A/2020). Com a ajuda do ministério das Finanças, que apresentou um conjunto de simulações, ajudamos a perceber o que muda*.
IRS: há novas tabelas de retenção na fonte – faz as tuas simulações

IRS: há novas tabelas de retenção na fonte – faz as tuas simulações

Já são conhecidas as tabelas de retenção na fonte para efeitos de IRS para 2020, que indicam o valor dos salários ou pensões a partir do qual se começa a descontar já a partir deste mês. De referir que os trabalhadores dependentes e pensionistas com rendimentos até 659 euros mensais vão ficar isentos de retenção na fonte, um valor que sobe 0,7% em linha com o aumento de outras prestações sociais como as pensões mais baixas.
Calcula o teu salário mensal em 2019 - segundo os escalões do IRS aprovados no Parlamento

Calcula o teu salário mensal em 2019 - segundo os escalões do IRS aprovados no Parlamento

O próximo ano está prestes a bater aí à porta e é altura de começar a fazer contas à vida e a preparar o orçamento familiar para 2019. Um dos fatores mais relevantes a ter em conta - a par dos gastos fixos e variáveis - é o rendimento mensal do agregado familiar. Para ajudar-te nesta tarefa, o idealista/news desenvolveu uma calculadora que te permite apurar o valor do salário mensal líquido com que podes contar, tendo em conta os escalões do IRS aprovados no âmbito do Orçamento de Estado para 2019 (OE2019).

Novas tabelas de retenção vão afetar o teu salário já este mês

Neste mês de maio, o teu salário já vai refletir as novas tabelas de retenção da fonte de 2016. Disponíveis desde este sábado passado, no portal das Finanças, as novas tabelas aplicam-se a para trabalhadores dependentes e pensionistas, conjugando-se com as tabelas referentes à sobretaxa de IRS que foram publicadas em janeiro.

mais de 20 mil empresas apanhadas pelo fisco

o fisco detectou 23 mil empresas que não entregaram as retenções na fonte do irs dos trabalhadores ou que aplicaram mal as tabelas, tendo retido menos imposto do que o devido. ao todo, a autoridade tributária controlou as declarações que mensalmente recebe de 400 mil empresas.