Casas deveriam ter seguro de risco climático obrigatório, diz APS
As seguradoras estão a agilizar as peritagens nas casas e empresas afetadas pela tempestade Kristin e já estão mesmo a pagar indemnizações. Mas a Associação Portuguesa de Seguradores (APS) lembra que grande parte dos danos sofridos não está coberto por seguros, nomeadamente nas casas.
Mau tempo mobiliza construtoras – investimento climático deve dobrar
O ministro da Economia e da Coesão Territorial, Castro Almeida, disse esta segunda-feira, dia 2 de fevereiro de 2026, que empresas de construção civil vão concentrar na região Centro trabalhadores que estavam noutros pontos do país para a reconstrução das zonas afetadas pelo mau tempo, numa altura em que Portugal vai investir cerca de 171 milhões de euros anuais em medidas de adaptação às alterações climáticas, o que representa apenas 43% do valor necessário para se proteger contra fenómenos meteorológicos extremos, segundo o instituto McKinsey.
Alterações climáticas limitam acesso à habitação em zonas de alto risco
Desastres naturais e climáticos, como inundações e ondas de calor, representam um risco para a resiliência financeira da União Europeia (UE), com estes fenómenos a terem um impacto crescente no acesso à habitação, segundo a organização ambientalista World Wide Fund for Nature (WWF).
Cidade mais fria do mundo: temperaturas chegam aos -40 °C no inverno
Por vezes, nas cidades dos países mediterrânicos, o inverno pode ser particularmente frio, no entanto, existem alguns lugares do mundo onde as temperaturas podem ser humanamente insuportáveis. Um exemplo é a grande cidade de Yakutsk, na Rússia.
"Emergência" da habitação é prioridade para novo presidente da CESE
O novo presidente do Comité Económico e Social Europeu (CESE) disse esta quarta-feira (dia 22 de outubro) querer colocar "a sociedade civil no coração da Europa", defendendo como prioridades responder à "emergência" da crise habitacional e o combate à pobreza."A sociedade civil deve estar no coração
Arrefecer a casa? Portugal é dos países da UE que consome mais energia
Portugal, Espanha, Grécia e Itália podem chegar a consumir 71% do total de energia na União Europeia (UE) utilizada para arrefecimento de edifícios, por causa do aquecimento global, segundo um relatório divulgado esta segunda-feira, dia 29 de setembro.De acordo com um relatório divulgado pela Agênci
Crise climática acelera migrações e aumenta o risco nos investimentos
O impacto das alterações climáticas está a reconfigurar não só as dinâmicas sociais e ambientais, mas também a forma como os mercados financeiros e os investimentos são percecionados. Segundo alguns estudos, as elevadas temperaturas não afetam apenas o bem-estar das populações, mas também introduzem maior volatilidade nos mercados bolsistas.
Mar Mediterrâneo cada vez mais quente: quanto subiu a temperatura?
A temperatura da superfície do Mar Mediterrâneo apresentou uma tendência ascendente nos último anos, estando a preocupar os especialistas ambientais.
Janeiro de 2025 foi o mês mais quente já registado no mundo
O mês de janeiro foi o mais quente alguma vez registado e a temperatura excedeu em 1,75 graus celsius (°C) o nível pré-industrial, sendo o 18.º mês dos últimos 19 com uma temperatura média acima dos 1,5°C.De acordo com o serviço europeu de observação da Terra Copernicus, que divulga esta quinta-feir
Khudi Bari: uma casa para enfrentar as mudanças climáticas
As mudanças climáticas estão a exacerbar as condições extremas em muitas partes do mundo, e o Bangladesh é um dos países mais afetados. O país do sul da Ásia enfrenta inundações sazonais que deslocam milhares de pessoas a cada ano, à medida que as altas temperaturas aceleram o derretimento
Efeitos da seca na Grécia: aldeia submersa reaparece 45 anos depois
As ruínas de uma aldeia grega que ficou submersa durante mais de 45 anos reapareceram, depois de temperaturas recorde terem secado um enorme reservatório de água da região.
Verão em Portugal aquece ano após ano - e continua a somar recordes
As temperaturas registadas em Portugal durante os meses de verão têm estado a aumentar ano após ano. Os dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) revelam que nos anos de 2020 e 2022, registaram-se temperaturas máximas que quase atingiram os 40 graus Celsius. Este ano poderá haver novos recordes de temperatura cá dentro e a nível global.
Corte de juros do BCE? Lagarde diz que é "prematuro" pensar nisso
Esta quinta-feira, o Banco Central Europeu (BCE) decidiu manter as taxas de juro diretoras inalteradas, rondando os 4%. E como será no futuro? O regulador europeu diz que as suas futuras decisões vão assegurar que “as taxas diretoras sejam fixadas em níveis suficientemente restritivos, durante o tempo que for necessário”, para que a inflação regresse aos 2%. “É totalmente prematuro pensar em cortar juros”, avisou Christine Largade. Até porque, hoje, há vários riscos que podem ter impacto na economia europeia e mudar as perspetivas futuras da inflação na Zona Euro, nomeadamente a guerra na Ucrânia, o conflito armado entre o Hamas e Israel e ainda a crise climática.
“Urbanismo verde vence quando as cidades e o privado colaboram”
As alterações climáticas fazem parte da realidade de hoje e é preciso reinventar as cidades de amanhã.
Ultra ricos pagam milhões para proteger megamansões da crise climática
Os seguros residenciais estão a sofrer brutais aumentos em algumas regiões mais exclusivas do planeta, à boleia da crise climática. É o caso de Miami, por exemplo, onde para protegerem as suas mega mansões, os ultra ricos já têm que pagar prémios de seguro que podem chegar aos 620 mil dólares anuais.
Toldos feitos de plantas para purificar o ar nas cidades
Toldos de vegetação para purificar e climatizar o ar nas cidades. Essa é a proposta, batizada de Green Shades, idealizada pela startup Alicante SingularGreen.
Crise climática chegou à vida real - como podemos estar mais seguros?
A crise climática é uma realidade. Em algumas regiões, os fenómenos meteorológicos extremos são cada vez mais comuns, desde vagas de calor, secas, ventos fortes e incêndios, a episódios de grandes chuvas e tempestades.



Uma casa criada para se adaptar ao calor do clima tropical
Em Singapura, onde o clima tropical exerce a sua influência durante todo o ano, a escolha correta de materiais e projetos arquitetónicos torna-se essencial.
Descarbonizar edifícios residenciais custará mais de 26 mil milhões
A descarbonização dos edifícios residenciais em Portugal implica um investimento superior a 26 mil milhões de euros, indica um estudo da associação ambientalista Zero.
Degelo dos glaciares: casa no Alasca desaba no rio durante inundações
O degelo dos glaciares é uma realidade, consequência do aquecimento global e alterações climáticas.
Oceanos nunca estiveram tão quentes
As brutais ondas de calor que se fazem sentir este verão calcinaram o mundo. E não parece que o cenário se alterará. A temperatura dos oceanos atingiu o ponto mais alto da história moderna, e por uma margem extraordinariamente ampla.
Cidade sueca obrigada a mudar-se: descobre o motivo
Edifício por edifício, é assim que está prevista a deslocação da cidade sueca de Kiruna, bem próxima do Ártico. A deslocação acontecerá para um novo local, a aproximadamente três quilómetros de distância.
Arquitetura e ambiente: uma casa à "prova" de incêndios na Califórnia
Nos últimos anos, foram vários os incêndios que deflagraram na Califórnia e afetaram grande parte do seu território. Um deles, em 2021, ficou conhecido como o incêndio de Caldor, que devastou mais de 70.000 hectares e obrigou à evacuação de mais de 20.000 pessoas, afetando as áreas circundantes
Erosão costeira força demolição de edifício dos anos 60 em França
O edifício Signal foi construído a apenas 200 metros do mar, na década de 1960, em Soulac-sur-Mer (França). Com o passar dos anos, e perante a subida do nível das águas e a erosão costeira, esta distância foi reduzida para 20 metros. O prédio de cerca de 80 apartamentos teve de ser evacuado em 2014 pelas autoridades francesas, face ao risco de colapso, e acabou por ser demolido recentemente.
Seguro da casa: secas, inundações e vendavais pressionam preços
As alterações climáticas são uma realidade, e os eventos extremos cada vez mais frequentes. Desde períodos de seca prolongada a mau tempo e inundações, como as que atingiram as regiões de Lisboa e Porto nas últimas semanas, e que provocaram grandes estragos. A frequência destes fenómenos poderá vir a agravar os seguros das casas, especialmente em zonas de risco.