
Toldos de vegetação para purificar e climatizar o ar nas cidades. Essa é a proposta, batizada de Green Shades, idealizada pela startup Alicante SingularGreen. Jordi Serramia e Hugo Riquelme são os fundadores desta empresa de arquitetura e paisagismo que traz soluções inovadoras para mitigar as mudanças climáticas.
Como pretende conseguir isso? Com toldos feitos de plantas. O Green Shades é o primeiro sistema do mundo que permite a instalação de toldos cobertos com vegetação em fachadas ou suportes. Para isso, é realizado um estudo preliminar de cada uma das fachadas e as âncoras são projetadas, para que atendam aos requisitos estruturais e regulamentares.

O Green Shades é ideal para acrescentar verde às ruas sem perturbar os espaços pedestres, proporcionando, por sua vez, aquela sombra tão cobiçada nos meses de verão. Além disso, com a implantação destes toldos verdes, a qualidade do ar nas cidades é melhorada e a poluição é reduzida.

Além disso, a composição das estruturas e as espécies vegetais selecionadas são otimizadas para a absorção de NOX e CO2, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar nas cidades.
A leveza e facilidade de instalação permite a colocação destes toldos em ruas onde, por falta de espaço ou dificuldade de intervenção, não podem ser colocadas árvores ou outra vegetação. Quando não há fachadas adjacentes ou não é viável ancorá-las, cria-se uma estrutura independente por meio de suportes, tecidos esticados e âncoras. A vantagem dessa abordagem é que ela oferece maior versatilidade no design, permitindo que a vegetação seja colocada em qualquer lugar.
O design inovador integra o abastecimento e a evacuação de água num dos seus três cantos. Através de uma tubulação de irrigação, a água é transportada até ao ponto mais alto da lateral, permitindo que ela desça por gravidade e humedeça o substrato na sua totalidade. Esse método faz parte de um sistema hidropónico que, ao fornecer fertilizantes durante a irrigação, garante que a vegetação seja mantida em ótimas condições. Qualquer excesso de água é canalizado e coletado no ponto mais baixo. Dependendo do projeto, existem dois sistemas de gestão da água.

De um lado, o sistema de irrigação SG-A24R, que se destaca pela eficiência no consumo de água. O projeto é orientado para que a quantidade de água utilizada seja praticamente limitada à evapotranspiração e à água que a planta realmente precisa.
Por outro lado, o sistema de irrigação SG-A24P é projetado para otimizar o espaço. A estrutura compacta torna-o na escolha ideal para projetos onde o espaço para o sistema de irrigação é limitado.
Green Shades é uma proposta inovadora a ter em conta para refrescar as cidades e proporcionar-lhes espaços verdes de uma forma que até agora não era possível.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta