Vídeo mostra estrutura a ser arrastada pelas águas em Juneau. Autoridades declararam estado de emergência.
Comentários: 0

O degelo dos glaciares é uma realidade, consequência do aquecimento global e alterações climáticas. Recentemente, imagens de drones registaram o momento em que uma casa desabou no rio Mendenhall, em Juneau, no Alasca, face a inundações recorde por degelo de um glaciar, após o colapso de uma barragem.

O degelo do glaciar de Mendenhall causou extensa erosão nas margens do rio, tendo sido declarado estado de emergência local, depois do nível das águas ter subido e causado danos em várias casas.

Pelo menos duas estruturas foram arrastadas pelas águas e outras estruturas evacuadas no sábado (5 de agosto de 2023), depois da inundação ter aumentado os níveis de água no lago e rio Mendenhall para níveis perigosamente altos.

"Neste momento, as margens do rio Mendenhall permanecem altamente instáveis. Todos os membros da população são fortemente aconselhados a ficar longe do rio para garantir a segurança e evitar obstruir os esforços de resposta", avisaram as autoridades de Juneau, em comunicado, no domingo, 6 de agosto.

A autarquia adianta que começou a avaliar as estruturas danificadas por alagamentos e erosão das margens e entrará em contacto com proprietários e moradores de edifícios que não forem considerados seguros para serem desocupados o mais rápido possível.

O fenómeno de degelo aumentou em todo o mundo face à crise climática. Segundo o The Guardian, o nível da água do Lago Mendenhall atingiu quase 4,6 metros no domingo, de acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia, um aumento de 91 cm em relação ao recorde anterior, estabelecido em 2016.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta