EuroPride 2025

EuroPride 2025 de portas abertas em Lisboa até dia 22 de junho

O EuroPride 2025, o maior evento de celebração da diversidade e dos direitos LGBTI+ da Europa, está a decorrer em Lisboa até dia 22 e junho, tendo começado dia 14. É a primeira vez que Portugal acolhe o evento, que junta visitantes do mundo inteiro na celebração dos direitos humanos e na resposta urgente ao fim das ameaças à comunidade LGBTI+. A entrada nas diferentes atividades do Europride 2025 é gratuita, mediante um registo.
Os melhores e piores países para viajantes LGBTQ+

Os melhores e piores países para viajantes LGBTQ+ são...

Para ajudar os turistas LGBTQ+ a viajar com segurança, o portal alemão Spartacus começou a publicar o Gay Travel Index em 2012. Na edição de 2025, o ranking comparou 215 países e territórios com base na situação das pessoas lésbicas, gays, bissexuais, transgénero, intersexuais e queer em cada localidade.
Ana Aresta

Pride: "Não basta intenções. Igualdade também precisa de investimento"

Portugal fez avanços em matéria de Direitos LGBTI+ nas últimas décadas, mas, neste momento, encontra-se estagnado em comparação a outros países. Ana Aresta, presidente da ILGA Portugal – Intervenção Lésbica, Gay, Bissexual, Trans e Intersexo, diz que é preciso “desbloquear o quanto antes os processos legislativos e governamentais que reforçam a proteção das pessoas LGBTI+ e das suas famílias”. Além disso, garante, “há uma enorme distância entre a proteção nas leis e a (des)proteção na sociedade”, sendo “incontáveis” os relatos de pessoas que são vítimas de discriminação e preconceito por se afirmarem ou serem percecionadas como pessoas LGBTI+. Para a responsável, “não basta proclamar intenções”, uma vez que “a igualdade também precisa de investimento”.
imobiliário LGBTI+

Imobiliário LGBTI+: Portugal é uma “casa apetecível para viver”

Promover o sentido de comunidade e liberdade para que todos se sintam em casa. É esse o propósito da LisboaPride – Homes for Everyone, um projeto de João Passos, consultor imobiliário há mais de uma década, que continua a distinguir-se neste segmento de mercado em Portugal. O imobiliário LGBTI+ consolidou-se e atrai investimento, numa altura em que a procura internacional “não para de crescer”, segundo revela o especialista ao idealista/news. No nicho LGBTI+, diz, tem-se assistido a um crescimento da procura nas zonas limítrofes dos grandes centros urbanos e “cada vez mais na margem sul, reservando-se o centro de Lisboa, como o icónico Príncipe Real, mais a arrendamentos”. Portugal é, como nunca, uma “casa apetecível para viver”.
pride month

Calendário LGBTI 2023: eventos e marchas do norte a sul do país

Em junho celebra-se o ‘pride month’ (mês do orgulho LGBTI) em todo o mundo. Em Portugal, somam-se vários eventos, entre arraias, concertos e marchas espalhados um pouco por todo o país para assinalar a inclusão e diversidade. Além de celebrar as conquistas alcançadas, o mês pride é (mais) uma oportunidade para sensibilizar a população para as questões que esta comunidade ainda enfrenta e o caminho que é necessário percorrer.
ILGA Portugal

“Portugal está estagnado do ponto de vista dos direitos LGBTI”

Ao longos dos últimos anos, Portugal tem vindo a destacar-se em matéria de legislação e políticas públicas LGBTI, mas parece ter “estagnado” neste domínio. Segundo Ana Aresta, presidente da ILGA Portugal, o país não tem neste momento uma estratégia para a igualdade e direitos humanos
bairros LGBTI+

Bairros LGBTI+ friendly: quanto custa comprar ou arrendar casa?

A zona do Príncipe Real, em Lisboa, continua a ser a preferida desde há muito pela comunidade LGBTI+ para viver. Ainda assim, há outros locais a destacar-se no mapa dos bairros inclusivos mais procurados para comprar ou arrendar casa na Grande Lisboa – a tendência acentuou-se na pandemia e veio para ficar. O eixo da Avenida Almirante Reis é um deles, mas não só. As atenções estão voltadas, também, para a Margem Sul, nomeadamente Almada e Caparica. Afinal, quanto custa comprar ou arrendar casa nos bairros mais LGBTI+ friendly? E quais os efeitos da pandemia nas tendências de mercado e evolução dos preços? O idealista/news foi à procura de respostas, no âmbito do Pride Lisboa 2022.
Arraial Lisboa Pride 2022

Arraial Lisboa Pride 2022 patrocinado pelo idealista

O maior evento comunitário e associativo LGBTI+ em Portugal está de volta. Integrando a programação oficial das Festas de Lisboa, o Arraial Lisboa Pride vai trazer muita cor, música e animação no próximo sábado, dia 25 de junho, a partir das 16 horas no Terreiro do Paço, em Lisboa.
Jovens LGBTQ escondem dos professores identidade de género

Muitos jovens LGBTQ escondem dos professores identidade de género

Os números são reveladores: 81,7% dos alunos de minorias sexuais e de género ainda preferem não o revelar aos professores ou funcionários no contexto da escola. Significa isto que quatro em cada cinco alunos ainda escondem a sua identidade de género ou orientação sexual. Em causa está um inquérito feito por uma equipa do Centro de Psicologia da Universidade do Porto (CPUP).
Em que países é legal o casamento entre pessoas do mesmo sexo

Em que países é legal o casamento entre pessoas do mesmo sexo

A partir de março de 2022 os casais homossexuais que vivem no Chile poderão casar-se, apesar da união civil já ser legal no país desde 2015. O mesmo acontecerá na Suíça, já a partir do dia 1 de julho de 2022. Em Portugal, o casamento entre duas pessoas do mesmo sexo é possível desde 2010, o mesmo acontecendo com a Argentina e com a Islândia.