Comprar casas baratas em Portugal

Casas à venda até 200 mil euros? Oferta cai 73% em cinco anos

O acesso à habitação em Portugal está a tornar-se cada vez mais complicado à medida que os preços das casas sobem muito mais rápido do que os salários. Afinal, há cada vez menos casas no mercado que as famílias podem pagar sem ultrapassar os seus limites de esforço. Prova disso é que a oferta de casas à venda até 200.000 euros caiu 73% no país nos últimos cinco anos, tal como revelam os dados do idealista, editor desta newsletter. Em contrapartida, estão a aparecer no mercado habitações cada vez mais caras, que custam mais de meio milhão de euros.
Compra de casa

Mercado imobiliário: mais transações e preços recorde no 2º trimestre

O segundo trimestre de 2025 apresentou um forte dinamismo no mercado imobiliário, que se traduziu, sobretudo, num maior número de transações, na subida dos preços da habitação e na evolução dos processos de licenciamento. Estas são algumas das conclusões a retirar da conjuntura de setembro de 2025 da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN).
Estrangeiros a procurar casas em Portugal

Estrangeiros de olho nas casas à venda em Portugal: onde procuram?

Nada parece afastar o interesse dos cidadãos internacionais por Portugal, apesar do fim dos vistos gold, o aperto das regras para residentes não habituais e ainda a nova lei dos estrangeiros, que foi devolvida ao Parlamento cerca de há um mês depois de o tribunal ter detetado inconstitucionalidades.
Crise na habitação em Portugal

“Faltam 150.000 casas para resolver a crise da habitação em Portugal”

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) prevê a construção de 59.000 casas até 2030, um número que é considerado insuficiente “para suprir o problema da habitação em Portugal”, considera o presidente da Ordem dos Arquitetos (OA). Segundo Avelino Oliveira, “faltam 150.000 casas para resolver a crise da habitação” que atravessa o país.