Poupanças das famílias portuguesas

Poupanças: mais de 197 mil milhões de euros parados no banco

As poupanças das famílias portuguesas em depósitos bancários ultrapassaram os 197 mil milhões de euros em setembro, segundo dados divulgados esta segunda-feira pelo Banco de Portugal. O valor representa um aumento de 193 milhões face a agosto e aproxima-se do recorde histórico registado em julho, ficando apenas 751 milhões abaixo desse máximo.
Taxa de poupança das famílias na zona euro

Taxa de poupança familiares na zona euro estabilizam no 2.º trimestre

A taxa de poupança das famílias na zona euro manteve-se, no segundo trimestre, nos 15,4% e a de investimento estável nos 9,0%, segundo dados divulgados pelo Eurostat. No que respeita à poupança, apesar de se ter mantido na variação homóloga, subiu, no segundo trimestre, face ao período anterior (15,2%), uma vez que o consumo cresceu a uma taxa percentual inferior à do rendimento disponível bruto (0,7% e 1,0%, respetivamente).
Casal começa a morar junto

Finanças em casal: 7 dicas para uma vida a dois em harmonia

A decisão de iniciar uma vida a dois é importante, pois irá impactar o futuro dos dois elementos do casal. É por isso necessário, nesta fase, discutir uma série de coisas antes de tomar esse passo.Até agora, tens sido apenas tu a gerir as tuas finanças.
Taxa de poupança das famílias

Taxa de poupança das famílias em Portugal sobe para 12,5% em 2024

A taxa de poupança das famílias em Portugal está a aumentar em Portugal, tendo crescido 3,6 pontos percentuais (p.p.) num ano: passou de 8,9% em 2023 para 12,5% em 2014. Em causa estão dados divulgados esta terça-feira (23 de setembro de 2025) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Depósitos

Ritmo da poupança abranda pelo oitavo mês consecutivo

O 'stock' de depósitos de particulares aumentou 5,2% em junho, em termos homólogos, para 195.814 milhões de euros, desacelerando pelo oitavo mês consecutivo, divulgou o Banco de Portugal (BdP). Em maio, a taxa de variação anual (TVA) – exclui o impacto das variações que não tenham sido motivadas por transações propriamente ditas – tinha sido de 5,6%.
Taxas de câmbio

Férias fora de Portugal: o que são as taxas de câmbio?

São muitas as famílias portuguesas que aguardam ansiosamente pelos feriados de junho para embarcarem numas merecidas férias. Mas há detalhes a ter em conta quando se apanha o avião rumo a um país estrangeiro onde a moeda oficial não é o euro. Importa saber, então, o que é a taxa de câmbio e como funciona o processo de troca de dinheiro. Explicamos tudo sobre este assunto no artigo desta semana da Deco Alerta.
Depósitos em Portugal

Stock de depósitos sobe – mas taxa de variação anual cai há seis meses

No final de abril de 2025, o stock de depósitos de particulares nos bancos residentes totalizava 193,1 mil milhões de euros, mais 506 milhões de euros que em março e mais 897 milhões de euros que no período homólogo, segundo dados divulgados esta sexta-feira (30 de maio de 2025) pelo Banco de Portugal (BdP). Trata-se do valor mais alto desde que há registos: dezembro de 1979.
Casas à venda para renovar

Comprar casa para renovar ou já remodelada: quanto se poupa?

Comprar casa para reformar é uma chatice ou uma oportunidade? Depende do orçamento, do tempo e das preferências de cada família. Por um lado, adquirir um imóvel que precisa de obras pode ser a solução para poupar algum dinheiro e personalizar os acabamentos da habitação.
Poupança das famílias

Poupança das famílias está no valor mais elevado desde 2021

A taxa de poupança das famílias aumentou para 12,2% no 4.º trimestre de 2024, avançando 1,1 pontos percentuais face ao trimestre anterior e registando o valor mais alto desde o 1.º trimestre de 2021, divulgou INE esta quarta-feira, dia 26 de março.“A taxa de poupança das famílias atingiu 12,2%, mais
Poupanças para comprar casa

Comprar casa em Portugal exige poupar salários durante mais de 15 anos

O custo de comprar casa em Portugal continua a aumentar de forma acelerada, muito mais do que os salários das famílias, uma tendência que tem vindo a agravar o acesso à habitação. Segundo a mais recente análise do idealista (editor desta newsletter), seria preciso uma família poupar mais de 15 anos do seu salário líquido para comprar uma casa com dois quartos no país, sem recurso a crédito habitação. Isto porque o preço mediano de um imóvel com estas características é de 270.789 euros, o que representa 15,7 vezes os 17.297 euros de rendimento líquido anual das famílias.
Endividamento dos particulares em Portugal

Endividamento das famílias sobe para máximos de 2012

O endividamento das famílias (dos particulares) tem estado a subir nos últimos meses, tendo crescido 3,76% (taxa de variação anual) em dezembro de 2024. Segundo o Banco de Portugal (BdP), no último mês do ano passado, o endividamento dos particulares fixou-se em 159.149,51 milhões de euros, sendo o valor mais elevado desde agosto de 2012 (159.191,25 milhões de euros).
Certificados de aforro

Certificados de aforro conquistam portugueses

O montante investido em certificados de aforro subiu 3,2% em janeiro, em termos homólogos, para 35.125 milhões de euros, tendo registado o quarto mês consecutivo de subidas e o valor mais alto de sempre, segundo dados do Banco de Portugal (BdP).
Riqueza das famílias

Riqueza das famílias em imobiliário quase duplica em 10 anos

A riqueza líquida acumulada pelas famílias portuguesas ultrapassou os 1,1 biliões de euros até junho do ano passado, um crescimento de 72% em dez anos. O imobiliário continuou a ser o principal refúgio para as poupanças rondando os 700 mil milhões de euros, tendo quase duplicado o valor neste período.