Rendimento disponível terá subido apenas 1,6% no verão. Já capacidade de financiamento das famílias caiu para 4,2% do PIB.
Comentários: 0
Poupança das famílias
INE

No verão de 2025, a taxa de poupança das famílias estabilizou em 12,5% do seu rendimento disponível. E também houve um reforço do seu investimento em habitação na ordem de 4,4% no último ano, revela o Instituto Nacional de Estatística (INE). Isto num contexto de elevada compra de casas.

Segundo as Contas Nacionais Trimestrais por Setor Institucional do INE, a taxa de poupança das famílias estabilizou em 12,5% do rendimento disponível no terceiro trimestre. Esta estabilização foi determinada pelo crescimento do Rendimento Disponível Bruto (RDB) em 1,6%, "conjugado com o aumento de 1,6% da despesa de consumo final (1,4% no trimestre precedente)".

De notar que, em termos reais – ou seja, tendo em conta a inflação - o consumo final aumentou 1% no ano acabado no terceiro trimestre de 2025, destaca o INE no boletim divulgado esta terça-feira, dia 23 de dezembro.

Também o investimento em habitação saiu reforçado no verão. “A Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) das famílias, que corresponde essencialmente à FBCF em habitação, aumentou 4,4% no terceiro trimestre de 2025 (4,3% no trimestre anterior). A taxa de investimento das famílias (medida através do rácio entre a FBCF e o rendimento disponível) atingiu 6,1%, mais 0,1 p.p. que no trimestre precedente”, conclui o INE.

Já a capacidade de financiamento das famílias fixou-se em 4,2% do Produto Interno Bruto (PIB), menos 0,2 pontos percentuais do que no trimestre anterior e também face ao período homólogo. “Este comportamento resultou principalmente do aumento em 4,4% da Formação Bruta de Capital (FBC), superior ao aumento da poupança (1,6%)”, explica.

*Com Lusa

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Segue o idealista/news no canal de Whatsapp

Whatsapp idealista/news Portugal
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta