
Preços dos combustíveis sempre a subir em Portugal
Atestar o carro em Portugal volta a ser mais caro a partir desta segunda-feira (19 de fevereiro de 2024), sendo esta a nona semana consecutiva de aumentos na gasolina e a sexta no gasóleo. O preço da gasolina sobre três cêntimos por litro e o do gasóleo dois cêntimos por litro. Os dados mais recentes da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) mostram que, no quarto trimestre de 2023, os preços médios (com impostos) da gasolina 95 simples e do gasóleo simples são superiores aos verificados, por exemplo, em Espanha.

Gasolina mais cara e gasóleo mais barato face à média da UE
No segundo trimestre de 2023, o preço médio de venda da gasolina 95 simples em Portugal foi 4,7 cêntimos por litro mais caro que na média da UE-27. Já o gasóleo simples foi inferior em 5,1 cêntimos. Em causa estão dados sivukgados esta quinta-feira (27 de julho de 2023) pela ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.

Portugal é o quarto país onde o custo mensal de usar um carro é maior
Em 2022, o custo médio mensal da utilização de um carro em Portugal é de 1.160 euros por mês, encontrando-se o país no quarto lugar de um ranking que integra 22 países. A liderar a lista está a Suíça, onde ser dono e usar um carro custa nada mais nada menos que 1.313 euros em média por mês. À frente de Portugal encontram-se ainda Noruega (1.249 euros) e Países Baixos (1.166 euros). Em causa estão dados que constam no Car Cost Index, um estudo anual realizado pela LeasePlan que analisa o custo de ter e de manter um automóvel.

Gasolina mais cara e gasóleo mais barato face à média da UE
O preço médio de venda da gasolina simples em Portugal foi no terceiro trimestre superior em 4,3 cêntimos por litro aos valores médios na UE-27 (União Europeia a 27), enquanto no gasóleo simples foi inferior em 2,6 cêntimos, segundos dados da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

Combustíveis: desconto no ISP diminui em outubro
O desconto no ISP vai diminuir este mês em 0,1 cêntimos por litro de gasóleo e 4,4 cêntimos por litro de gasolina, devido à descida do preço dos combustíveis, disse esta segunda-feira (3 de outubro de 2022) o Ministério das Finanças.

Venda de carros elétricos dispara – e sentem menos aumentos na energia
A “febre” dos carros elétricos parece ter chegado em força a Portugal: Em agosto, por exemplo, a venda deste tipo de viaturas aumentou 44,8% face ao mesmo mês do ano passado, segundo dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP). De referir, ainda, que entre janeiro e agosto deste ano verificou-se um aumento homólogo de 58,6% na venda de carros elétricos novos em Portugal, tendo sido matriculadas 10.055 unidades. A verdade é que, em tempos de inflação alta e de elevados custos de energia e de combustíveis, os carros elétricos sentem menos o impacto dos aumentos na energia.

Gasolina mais cara em 2022: quanto sobem os preços pela Europa?
O preço da gasolina começou a subir a pique assim que eclodiu a guerra da Ucrânia. Isto porque a Rússia, uma das principais produtoras de petróleo a nível mundial, foi alvo de duras sanções internacionais. Mas quanto subiu o preço da gasolina nos diferentes países da Europa?

EUA liderou a produção de petróleo em 2021
A guerra na Ucrânia ameaça elevar o preço do barril de petróleo para níveis mais altos do que os atuais. O barril de Brent alcançou o maior valor em 10 anos, fixando-se nos 125 dólares (118,5 euros), algo impensável há dois anos.

Abastecimento de combustível na Europa está em risco no verão
A subida do preço dos combustíveis faz-se sentir há algum tempo em alguns países, nomeadamente em Portugal, sendo este cenário uma consequência da guerra na Ucrânia. Uma tendência que poderá manter-se nos próximos meses. O alerta é dado pelo diretor-executivo da Agência Internacional de Energia (AIE), Fatih Birol, que antecipa que a Europa enfrente uma temporada de verão em que provavelmente haverá problemas de abastecimento para todos os tipos de combustíveis.

Preços dos combustíveis disparam – mas consumo também…
Se é verdade que os preços dos combustíveis ficaram mais caros, na sequência da guerra na Ucrânia, também é verdade que os portugueses estão a consumir cada vez mais gasóleo e gasolina. Parece contraditório, mas é uma realidade. Isso mesmo mostram os mais recentes números da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), que permitem concluir, por exemplo, que nunca se consumiu tanto gasóleo em Portugal.

Combustíveis: gasolina desce 15,5 cêntimos e gasóleo 14,2 cêntimos
A redução do ISP num valor igual ao que resultaria da descida do IVA dos combustíveis vai traduzir-se a partir desta segunda-feira, dia 2 de maio de 2022, num desconto adicional de 15,5 cêntimos por litro de gasolina e de 14,2 cêntimos no gasóleo.

Inflação sobe para 7,2% em abril e atinge maior valor desde 1993
A subida generalizada dos preços está a fazer-se sentir na carteira dos portugueses, uma realidade que tem vindo a ser sentida desde o início do ano que se agravou com a guerra na Ucrânia. E os dados provisórios do Instituto Nacional de Estatística (INE) apontam para um aumento da inflação em Portugal na ordem dos 7,2% em abril, sendo este o maior valor registado desde março de 1993 - os dados definitivos vão ser publicados no próximo dia 11 de maio. Já na Zona Euro, a inflação deverá ter subido ainda mais em abril para 7,5%, segundo a estimativa rápida do Eurostat.

Gasóleo está 12 cêntimos mais barato e gasolina 4 cêntimos
O preço por litro de gasóleo deverá descer a partir desta segunda-feira (4 de abril de 2022) 12 cêntimos e o da gasolina quatro cêntimos, segundo perspetiva o Governo que, apesar da descida, vai manter a redução das taxas do ISP.

Que custo tem o preço dos combustíveis nos salários em todo o mundo?
A subida dos preços dos combustíveis é um tema que está na ordem do dia um pouco por todo o mundo, primeiro com a escalada da inflação e depois como consequência da guerra na Ucrânia. Em Portugal, os preços da gasolina e do gasóleo atingiram níveis recorde e, pelo meio, desceram, apesar de se especularem novos aumentos. A verdade é que atestar o depósito do carro tem um “peso” cada vez maior nos salários.

Combustíveis: gasóleo desce 17 cêntimos e gasolina 13 na segunda-feira
Depois de várias semanas de sucessivos aumentos, o preço dos combustíveis deverá descer a partir desta segunda-feira, dia 21 de março de 2022. Um litro de gasóleo ficará 17 cêntimos mais barato e a gasolina vai custar menos 13 cêntimos. Apesar desta descida, o Governo vai manter a redução das taxas do ISP.

Crise energética: empresas vão ter linha de crédito de 400 milhões
O ministro da Economia anunciou no sábado, dia 12 de março de 2022, em Lisboa, uma linha de crédito de 400 milhões de euros para empresas mais dependentes da energia e dos combustíveis e que têm visto os seus custos aumentarem com a subida dos preços.

Combustíveis: compensação do ISP pelo IVA começa hoje a ser aplicado
O preço dos combustíveis que vai ser aplicado na próxima semana é esta sexta-feira, dia 11 de março de 2022, antecipado e com base neste valor será definida a redução do ISP para neutralizar o aumento do IVA na gasolina e gasóleo.A descida da taxa do ISP (Imposto Sobre os Produtos Petrolíferos) num

Preço dos combustíveis: qual o efeito da descida do ISP em 50 litros?
O aumento galopante do preço dos combustíveis em Portugal está na ordem do dia e a próxima subida é ja na segunda-feira, ainda que o Governo vá tentar amortecer o aumento com a descida do Imposto Sobre os Produtos Petrolíferos (ISP).

Combustíveis com subida recorde: apoios que ajudam a poupar na fatura
A subida dos preços dos combustíveis já se sente há meses com a escalada de inflação. E, agora, com a guerra na Ucrânia os preços estão a subir ainda mais.

Combustíveis pesam 8% nos orçamentos das famílias portuguesas
A escalada dos preços dos combustíveis em Portugal parece não ter fim à vista, sendo que o país tem a 8ª gasolina mais cara da União Europeia (UE) e, no que diz respeito ao gasóleo, encontra-se na 10ª posição, segundo um relatório divulgado pela BA&N Research Unit, que se apoia em dados da Comissão Europeia. O peso do gasto com combustíveis no orçamento das famílias portuguesas é, claro, elevado, representando 8% do rendimento líquido.

AUTOvoucher: descontos nos combustíveis já estão disponíveis
Já é possível beneficiar dos descontos nos combustíveis através do AUTOvoucher a partir desta quarta-feira, dia 10 de novembro de 2021.

AUTOvoucher: um guia para beneficiar dos descontos nos combustíveis
Com a escalada do preço dos combustíveis em Portugal, o Governo decidiu avançar com um apoio financeiro excecional e temporário: o AUTOvoucher.

Carros a gasóleo e a gasolina estão a perder terreno na UE
Nos primeiros nove meses de 2021, verificou-se uma descida homóloga do número de registos de automóveis a gasolina (-9%) e a gasóleo (-8,5%), segundo mostram os dados da Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA, na sigla inglesa).Por outro lado, os veículos híbridos

Preço da gasolina dispara – Portugal teve a 12ª maior subida da Europa
Num ano, no primeiro semestre de 2021 face ao período homólogo, o preço médio da gasolina em Portugal aumentou 11,8%. Trata-se da 12ª maior subida da Europa, sendo que a maior ocorreu na Hungria (20,2%) e a menor na Bulgária (0,7%). Em causa estão dados divulgados recentemente pelo site Picodi.

Consumo médio de energia em casa diminuiu em 10 anos – mas despesa aumentou
Os hábitos de consumo de energia dos portugueses mudaram na última década. O consumo médio de energia por casa diminuiu. Mas a despesa média global aumentou, revela o Instituto Nacional de Estatística (INE).