
Como aquecer a casa sem estoirar o orçamento familiar?
O verão acabou e levou com ele o calor e o bom tempo, pelo menos em algumas zonas do país. É chegada a hora, portanto, de encarar o outono e lidar com o frio, que em muitas casas do país já se faz sentir. Importa saber o que se deve fazer para conseguir aquecer a casa sem estoirar o orçamento familiar, optando por soluções que sejam eficientes energeticamente. Explicamos tudo sobre este tema no artigo desta semana da Deco Alerta.

E-Lar: IVA nos eletrodomésticos é pago - bombas de calor excluídas
Abrem esta terça-feira (30 de setembro de 2025) as candidaturas ao Programa E-LAR, que tem como objetivo melhorar o conforto térmico das habitações e apoiar as famílias na aquisição de equipamentos eficientes e na eletrificação de consumos energéticos, contribuindo para a descarbonização e para a recolha e reciclagem de equipamentos a gás. Sabe-se, agora, que as bombas de calor estão excluídas do programa e que os consumidores da classe média, apesar de não pagarem os eletrodomésticos, terão de suportar o Imposto de Valor Acrescentado (IVA) relativo à compra dos mesmos.

Guia completo para mudar de casa em 2025 (sem complicações)
Estás prestes a mudar de casa em 2025? Antes de começares a empacotar tudo, há três perguntas essenciais que deves responder: Como? Quando? E com quem?

Estações de energia portáteis: a alternativa aos geradores a gasolina?
Estás a pensar numa solução para ter energia portátil, silenciosa e amiga do ambiente?

Portugal é um dos destinos europeus mais atrativos para data centers
O stock de data centers na Europa e no Médio Oriente (EMEA) registou, durante o primeiro trimestre de 2025, um aumento de 11% face ao ano anterior, atingindo as 2.641 unidades ativas. Em termos de capacidade total de energia, isto representa 10.850,71 MW.

“A sustentabilidade no imobiliário já não é opcional, é estratégica”
A história da startup portuguesa Builtrix remonta a 2020, ano em que a empresa foi fundada pelo iraniano Javad Hatami. O empreendedor, por seu turno, aterrou em Portugal antes, em 2011, para estudar no Instituto Superior Técnico, em Lisboa. “A Builtrix disponibiliza uma plataforma na cloud que usa análise de dados e Inteligência Artificial (IA) para ajudar as empresas a gerirem melhor o consumo energético dos seus edifícios e, no final, a tornarem-se mais sustentáveis e rentáveis”, explica ao idealista/news, considerando que “a sustentabilidade no setor imobiliário já não é opcional, é estratégica”.

Como sobreviver a um apagão: todos os gadgets que vais precisar
Os apagões como aquele da passada segunda-feira 28 de abril já foram mais comuns do que agora. Sejam curtos ou prolongados, podem causar desconforto mas não precisam de gerar pânico. A melhor resposta? Estar preparado. Esquece a imagem de correr à procura de velas e fósforos à pressa.
Guia prático: como sobreviver a um apagão
Na passada segunda-feira, 28 de abril, um inesperado apagão deixou a Península Ibérica às escuras, provocando uma extensa interrupção no fornecimento de energia elétrica que deixou milhões de pessoas sem eletricidade e comunicações durante horas. Este mega apagão levantou várias questões práticas e de segurança e mostrou como é vital saber reagir perante uma falha de energia. Neste guia, o idealista/news explica desde o que aconteceu e como atuar em casos de emergência, como proteger alimentos, até saber o que diz a lei laboral quando ficas sem luz para trabalhar.

Com o apagão ficaste sem luz para trabalhar? O que diz a lei laboral
Faltar ao trabalho por causa de um apagão pode parecer uma situação fora do comum, mas a verdade é que tem acontecido com mais frequência — e nem todos sabem como reagir. A ausência é considerada justificada? Tens direito ao salário na mesma? E se estiveres em teletrabalho?

E depois do apagão? Como agir se os eletrodomésticos estão danificados?
Se o apagão de 28 de abril de 2025 te deixou com eletrodomésticos danificados, há boas notícias: podes reclamar e exigir uma indemnização.

Apagão geral: o que aconteceu e como atuar em casos de emergência
Sem luz, sem comunicações, e muitos sem água também, foi assim o cenário que se viveu, ontem a partir das 11h30, em Portugal e Espanha devido ao apagão generalizado.

Pobreza energética: mais de 47 milhões de europeus passam frio em casa
Em 2021, havia 31 milhões de pessoas em situação de pobreza energética na União Europeia (UE), ou seja, que afirmavam não ter meios para aquecer a casa. Mas o número disparou: há agora mais de 47 milhões de europeus nesta situação. E Portugal integra o grupo dos países mais afetados, com 2,2 milhões de habitantes sem acesso a aquecimento adequado e, portanto, mais expostos a problemas graves de saúde associados às baixas temperaturas.

Edifícios sustentáveis: apoios do Governo concluídos em 3 a 4 meses
A ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, disse esta quarta-feira (29 de janeiro de 2025) que as candidaturas ao “programa das janelas” poderão estar pagas dentro de “três ou quatro meses”, insistindo que é necessário “não defraudar as expectativas” das pessoas.

Edifícios mais sustentáveis: Governo reforça programa com 60 milhões
O Ministério do Ambiente e Energia anunciou que o Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis 2023 (PAES2023) ultrapassou os 30 milhões de euros em pagamentos e que o Governo vai reforçar com 60 milhões a iniciativa.

Calendário astrológico 2025: quando começa o novo ano?
2025 promete trazer muita novas energias, marcadas pelos movimentos planetários e pelos eventos celestes que vão influenciar o nosso dia a dia.

Tarifa social de energia: o que é e quem pode ter acesso aos apoios?
O frio aperta e a pobreza energética é um problema que afeta muitas casas famílias e casas em Portugal. E a despesa com a fatura da eletricidade é sem dúvida uma das mais elevadas que os consumidores têm com a casa. Há, no entanto, famílias que podem ter acesso a apoios. Falamos da tarifa social de energia, que contempla descontos superiores a 30%. Explicamos tudo sobre este tema no artigo desta semana da Deco Alerta.

Como poupar energia no inverno: dicas para baixar a fatura da luz
A fatura da eletricidade é uma das principais despesas que os consumidores têm mensalmente com a habitação. E no inverno, com a chegada do frio, aquecer a casa é uma tarefa complicada para muitas famílias. Poupar energia é, então, um objetivo a ter em conta. Mas como fazê-lo? Como utilizar a energia mais eficientemente? Explicamos tudo sobre este tema no artigo desta semana da Deco Alerta.

Como entender a fatura da eletricidade e o que se paga?
A fatura da eletricidade é seguramente uma das despesas mais elevadas que os consumidores têm com a casa. E mesmo fazendo uma boa gestão de alguns equipamentos, como por exemplo do ar condicionado, por vezes é complicado fazer baixar o valor mensal a pagar. No artigo desta semana da Deco Alerta explicamos, por exemplo, como se deve olhar para a fatura da luz de forma a entender os valores que estão em causa.

Edifícios representam mais de 30% da pegada ambiental da UE
Os edifícios representam mais de 30% da pegada ambiental da União Europeia (UE), tornando o setor o de maior impacto, diz a Agência Europeia do Ambiente (AEA), que considera fundamental tornar o edificado mais sustentável.

Pobreza energética: Portugal tem a percentagem mais alta da UE (20,8%)
Portugal foi, em 2023, o Estado-membro da União Europeia (UE) com a percentagem mais elevada de pobreza energética, de 20,8% e ao mesmo nível de Espanha, anunciou a Comissão Europeia (CE), pedindo mais proteção para os consumidores vulneráveis.

Inflação em Portugal sobe para 3,1% em maio, confirma INE
A inflação em Portugal tem oscilado nos últimos meses, ora subindo ora descendo. Em maio, a inflação terá subido para 3,1%, mais 0,9 pontos percentuais (p.p.) à observada no mês anterior, confirmou o Instituto Nacional de Estatística (INE) esta sexta-feira, dia 14 de junho. Esta aceleração deve-se ao IVA zero em bens alimentares em vigor há um ano, bem como ao aumento do ritmo de subida dos preços dos hotéis.

Obras em casa: tudo sobre o apoio a famílias Vale Eficiência
A pobreza energética é um problema que afeta muitas casas e famílias portuguesas, mas fazer reparações e obras de conservação em casa pode ser, muitas vezes, bastante dispendioso. E, por isso mesmo, muitas pessoas acabam por não fazer obras em casa. Há, no entanto, um programa de apoio à realização de obras para melhorias das condições das casas de famílias mais vulneráveis, o Vale Eficiência. Explicamos tudo sobre este tema no artigo desta semana da Deco Alerta.

Inflação em Portugal cai para 2,2% em abril, confirma INE
A inflação em Portugal desceu mesmo para 2,2% em abril, confirmou o Instituto Nacional de Estatística (INE) esta segunda-feira, dia 13 de maio. Esta é uma taxa ligeiramente inferior à registada no mês anterior, que foi de 2,3%. Também a inflação subjacente recuou no mês passado para 2%.

Energia sustentável: arquiteta portuguesa finalista em prémio europeu
Rita Gomes, arquiteta e fundadora da startup portuguesa Seenergy, que se dedica à criação de soluções inovadoras, de design exclusivo, que integram sistemas de energia renovável em mobiliário decorativo, é uma das três finalistas dos Prémios Europeus de Energia Sustentável 2024, na categoria de Mulheres na Energia.

Obras em casa: o que fazer para ter um bom isolamento térmico
São muitas as famílias que se queixam de não ter um bom conforto térmico em casa: têm dificuldades em manter a habitação quente e acolhedora no inverno e fresca e amena no verão. Muitas vezes a solução passa por ligar o ar condicionado ou outros aparelhos, o que tem uma consequência direta na fatura da luz. Mas ter um bom isolamento térmico pode não ser complicado e dispendioso como parece. Explicamos tudo sobre este assunto no artigo desta semana da Deco Alerta.