
Quem é quem no setor automóvel?
A indústria automóvel como nunca a viste. Nesta imagem, que é uma espécie de árvore genealógica do setor, podes ver quem são os 15 maiores fabricantes/produtores de carros do mundo e quais as suas receitas. Constata-se, por exemplo, que é fácil uma marca ser “engolida” por outra.

Guia para trabalhadores independentes usarem na hora de pedir crédito
É complicado, mas não é impossível. Os bancos não gostam muito de dar crédito aos trabalhadores independentes, mas fica a saber que se pode conseguir. Se estás a trabalhar por conta própria e pensas em pedir um empréstimo junto da banca, o melhor é mesmo leres este artigo.

Mudar de emprego vale a pena para ganhar mais?
Quem mudou de emprego, entre 2017 e 2018, viu o salário crescer 8,6%, sendo que quem se manteve a trabalhar no mesmo sítio passou a ganhar mais apenas 3,8%. Os dados são da Segurança Social e constam do 10º Relatório de Acompanhamento do Acordo sobre a Retribuição Mínima Mensal, apresentado pelo Governo aos parceiros sociais esta semana.

A engenhosa fórmula para ganhar espaço em casa: colocar móveis no teto
As casas nas grandes cidades vão perdendo espaço, à medida que vai crescendo a população. Se além disso, temos a tendência de acumular "tralha" que já nem cabe na arrecadação (se é que tens a sorte de ter uma), a superfície útil vai ficando cada vez mais apertada. O que fazer? Como é se pode conseguir que estes espaços reduzidos sejam mais amplos? Alguma solução? Pois parece que sim, e chega do outro lado do Atlântico.

Monopólio adapta-se aos 'millennials': já não se compram casas, mas sim experiências
O objetivo do mítico e popular jogo do Monopólio, inventado por 'baby boomers', mudou nesta versão hipster. Agora já não se trata de comprar propriedades, mas sim acumular o máximo de experiências, como comer um “brunch vegan”, fazer um “passeio de bicicleta” ou uma “aula de ioga”. Quem identificar primeiro uma tendência ganha.

Alojamentos Locais cada vez mais explorados por terceiros - que regimes existem?
Em diferentes regimes de exploração, a maioria das casas em Alojamento Local (AL) está nas mãos de terceiros para ser gerida. Apenas 4 em cada 10 unidades registadas nesta atividade, em Lisboa e Porto, têm à frente do negócio para turistas o seu proprietário. Na capital, os donos ocupam uma fatia de 46,5% dos casos e na Invicta o valor é de 42,8%.

Pedro Vicente muda-se da Level Constellation para a Habitat Invest e conta porquê...
Pedro Vicente “trocou” a empresa de capitais chineses Level Constellation (LC) pela portuguesa Habitat Invest (HI). “Na LC fechou-se um ciclo de construção da empresa em Portugal, e com grande sucesso”, começa por dizer ao idealista/news, adiantando que passou a integrar o conselho de administração da HI como vogal. “É um projeto com mais maturidade e em vias de grande expansão que considerei um desafio que devia agarrar”, conta.




Os 11 edifícios mais “estranhos" do mundo...
Desengane-se quem pensa que já viu de tudo um pouco. Pelo menos em termos arquitetónicos. Os 11 edifícios que apresentamos nesta fotogaleria comprovam que a imaginação do ser humano – ou pelo menos de alguns arquitetos – não tem limites. Estes são seguramente alguns dos imóveis mais estranhos do mundo. Estranhos, raros, originais, fora do comum etc. O melhor é mesmo veres as fotos.

Loteamento da Efanor vendido pela Sonae à Grandavenue72 por 30 milhões
Com 104.785 m2 de área bruta de construção acima do solo, o “loteamento Efanor”, em Matosinhos, era um dos ativos de maior valor no portefólio imobiliário da Sonae Capital. Agora, a empresa decidiu vendê-lo à Grandavenue72, dentro da estratégia de alienar ativos não estratégicos. O negócio foi fechado em 30 milhões de euros.

Kinda Home abre as portas em novembro no Porto
A primeira loja da Kinda Home em Portugal já foi edificada. A marca de mobiliário e decoração do Grupo Nuvi - controlado pelo empresário português Luís Vicente - vai abrir as portas do seu primeiro espaço comercial em Portugal no próximo dia 27 de novembro de 2018, na Rotunda dos Produtos Estrela, na Estrada da Circunvalação. E já há planos para inaugurar outra loja em Lisboa.
Herdade da Comporta será vendida por 158,2 milhões ao consórcio Amorim/Vanguard
O consórcio formado pelo fundo Vanguard Properties e pela Amorim Luxury, liderado pela empresária Paula Amorim, melhorou a oferta feita pela compra dos ativos da Herdade da Comporta: inicialmente tinha oferecido 156,4 milhões de euros e coloca agora “em cima da mesa” 158,2 milhões de euros. A decisão será tomada em breve, na assembleia-geral de dia 27 de novembro, e falta ainda a aprovação do Ministério Público (MP).

Medidas do imobiliário aquecem debate do OE2019
O imobiliário está na ordem do dia na discussão na especialidade da proposta do OE2019. O BE quer a revogação dos vistos gold e a criação de um novo regime de tributação de mais-valias imobiliárias. O PSD quer que esta taxação seja aplicada consoante a duração da titularidade do imóvel. Já o PS põe um travão na subida do AIMI e na descida do IMI.