A construção de casas com menos de 15 metros quadrados (m2) virou moda - mas não quer dizer que estes espaços são sinónimo de qualidade inferior, muito pelo contrário.
A taxa de desemprego em Portugal aumentou em julho, em plena pandemia da Covid-19, para 7,9%, mais 0,6% que em junho e mais 1,4% que no mesmo mês de 2019, segundo dados divulgados esta quarta-feira (20 de setembro de 2020) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Para agosto, as estimativas apontam para uma subida do desemprego para 8,1%, ou seja, mais 0,2% que em julho e mais 1,7% que no período homólogo.
Chama-se Picoas Belair e vai nascer no coração de Lisboa. Este novo projeto residencial, promovido pela Quantico-Albatross, localiza-se na Rua Sousa Martins 21, nas Avenidas Novas, muito próximo do Palácio Sottomayor e Picoas, numa paralela à Avenida Fontes Pereira de Melo. A comercialização do empreendimento arranca esta quinta-feira, 1 de outubro de 2020, pelas mãos da Quetzal Properties.
Cinco pisos, 24 apartamentos e cerca de 6.000 metros quadrados (m2) de área total de contrução. Assim se apresenta o Terraços do Monte, um projeto residencial premium que irá nascer na emblemática zona da Graça, em Lisboa, no alto da Rua Damasceno Monteiro. O projeto, lançado pela promotora Vanguard Properties, vai custar 25 milhões de euros - começará a ser desenvolvido no primeiro trimestre de 2021 e tem conclusão prevista para 2023.
A espanhola Acciona continua a somar novos projetos em Portugal à sua carteira. Depois de “ganhar” as obras do empreendimento Gestilar Residences Miraflores, orçadas em 26 milhões de euros, sabe-se agora que a empresa também ficará responsável pela construção do edifício que albergará a nova sede da Câmara Municipal de Oeiras, em consórcio com a Tecnovia. Esta empreitada deverá rondar os 45 milhões.
O Banco Best e a Square Asset Management (AM) lançaram um novo fundo de investimento imobiliário aberto a clientes individuais. O Property Core Real Estate Fund destina-se a “clientes que procuram aumentar a diversificação das suas carteiras, aproveitando a oportunidade de investir no mercado imobiliário”, refere o Banco Best em comunicado, acrescentando que o fundo está disponível para investimentos a partir de 100 euros, tendo um horizonte temporal recomendado de cinco anos.
A empreitada de expansão do Metropolitano de Lisboa, que compreende o prolongamento da estação Rato (da linha Amarela) à estação Cais do Sodré (da linha Verde) com duas novas estações, Estrela e Santos, - a chamada Linha Circular - vai ser fiscalizada pela Tecnoplano, empresa portuguesa de consultoria e gestão de projetos de engenharia. A empresa concorreu em consórcio com a Consulgal e "ganhou" o contrato no valor de 4,98 milhões.
Depois de terem subido 1,6% e 0,5% no primeiro e segundo trimestres de 2020, respetivamente, face aos trimestres anteriores, os preços das casas em Portugal voltaram a aumentar já em tempos de pandemia da Covid-19: cresceram 1% entre julho e setembro face aos três meses anteriores, para 2.090 euros por metro quadrado (m2). Em termos anuais, ou seja, comparativamente com o terceiro trimestre de 2019, o aumento foi de 5,5%, segundo o índice de preços do idealista.
É junto ao Rio Tejo, em Lisboa, na antiga faculdade Moderna, que está a nascer o Bom Sucesso: um empreendimento premium composto por quatro edifícios históricos, de traça industrial, que estão a ser reabilitados para dar lugar a 47 unidades de habitação coletiva e unifamiliar. O projeto, promovido pela Vogue Homes, vai custar 27 milhões de euros.
A secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, disse esta quarta-feira (30 de setembro de 2020) que acordou com o sindicato que representa a construção civil o lançamento de uma campanha de sensibilização para a exploração de cidadãos portugueses deste setor nos países europeus.
O Governo decidiu flexibilizar o apoio à retoma progressiva, o sucessor do lay-off simplificado, criado para mitigar os efeitos da pandemia da Covid-19, e evitar, assim, mais desemprego. Por um lado, será criado um novo escalão, que permite às empresas com quebras de faturação entre 25% e 40% recorrer a este apoio e, por outro, este instrumento vai passar também a permitir a redução até 100% do horário quando a quebra de faturação for superior a 75%.
O novo programa público de emprego Ativar.pt para reforço dos apoios aos estágios e à contratação de trabalhadores integra duas medidas ativas de emprego - os Estágios Ativar.pt e o Incentivo Ativar.pt. As candidaturas aos Estágios Ativar.pt, neste caso, arrancam esta quinta-feira, dia 1 de outubro de 2020, no IEFP Online, e vêm substituir os atuais Estágios Profissionais. As candidaturas vão estar abertas até 18 de dezembro.
Recebe as nossas últimas notícias no teu endereço eletrónicoSubscrever