Notícia do dia 26 de julho de 2022

Mobiliário português está em alta

Mobiliário português: “Qualidade dos artesãos é verdadeiro património”

A casa saiu valorizada da pandemia da Covid-19. E, hoje, decorar a casa com mobiliário português é apostar na tradição, elegância e sustentabilidade. Estes móveis com selo Made In Portugal estão a dar cartas cá dentro e lá fora, tendo-se assistido a um aumento da procura em ambos os mercados. “A qualidade dos artesãos portugueses, passada de geração em geração, é um verdadeiro património e um incontornável fator de diferenciação a nível internacional”, revela Gualter Morgado, diretor executivo da Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins (APIMA) em entrevista ao idealista/news.
Como poupar gás em casa

Como poupar gás em casa? Estas dicas ajudam a baixar a fatura

A crise energética parece ter vindo para ficar na Europa, tendo a União Europeia imposto várias sanções económicas contra a Rússia na sequência da guerra na Ucrânia. Uma das medidas em cima da mesa é a redução em 15% dos consumos de gás natural. Certo é que, à boleia da inflação, o BCE já subiu as taxas de juro diretoras e os consumidores terão de apertar o cinto face ao escalar dos preços, de forma a não entrarem em incumprimento. Poupar na fatura do gás é uma das soluções a ter em conta. Como? Explicamos tudo sobre este tema no artigo desta semana da Deco Alerta.
Oitante ficou com os ativos do Banif que o Santander não adquiriu

Oitante desfaz-se de imóveis herdados de créditos do antigo Banif

A Oitante, veículo que ficou com os ativos do Banif que o Santander não adquiriu em 2015, tem vindo a desfazer-se dos imóveis herdados e, no ano passado, arrecadou 16,9 milhões de euros. Trata-se de um valor que contribuiu para os lucros de 24 milhões de euros da sociedade e que poderá significar, nos próximos anos, dividendos para o acionista único, o Fundo de Resolução (FdR), que foi criado em 2012.
Lisboa terá 250 milhões do BEI para modernizar as infraestruturas

Lisboa terá 250 milhões do BEI para modernizar as infraestruturas

O Banco Europeu de Investimento (BEI) e Câmara Municipal de Lisboa (CML) assinaram o contrato relativo à última parcela de 90 milhões de euros de um empréstimo-quadro de 250 milhões de euros, concedido ao abrigo do Plano de Investimento para a Europa, com o objetivo de melhorar a regeneração urbana na cidade. Além de ter um forte foco na inclusão social, o projeto também ajudará Lisboa a combater as alterações climáticas, refere o BEI em comunicado. 

Projeto de coliving Ourique vai nascer em Lisboa – são 22 apartamentos

Vai nascer em Campo de Ourique, um dos bairros mais conhecidos e prestigiados de Lisboa, um projeto de coliving com 22 apartamentos com áreas entre 39 e 95 metros quadrados (m2). O Ourique, como se chama, estará concluído no final de 2023 e sai do papel após um investimento de oito milhões de euros da promotora imobiliária portuguesa Gavinho Properties.
Reforma do parque em Barcelona

Reforma do Parque Güell em Barcelona vai custar 15 milhões de euros

A Câmara Municipal de Barcelona vai tornar o parque Güell, desenhado por António Gaudí, mais bonito. Com um novo investimento de cerca de 15 milhões de euros, a autarquia vai reformar este parque nos próximos quatro anos, de forma a reduzir a sobrelotação de turistas no recinto e melhorar os limites do espaço com os bairros vizinhos.
Sustentabilidade ganha importância no setor da construção

Sustentabilidade passa por edifícios que se desmontam e reutilizam

Sustentabilidade está cada vez mais na ordem do dia, nomeadamente no setor imobiliário e da construção. O grupo Casais não está a passar ao lado desta tendência, pelo contrário, mostra-se bastante atento a este tema, reconhecendo que o futuro do setor passa, também, pela construção de edifícios que possam ser desmontados e reutilizados. 
Construção de casas em Gaia

Skyline: prédio mais alto do país vai custar mais 30 milhões

É em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, que o prédio mais alto do país vai ser edificado. O projeto Skyline – assim se chama – vai ser construído pela mão dos israelitas da Fortera Properties com um investimento de 150 milhões de euros, mais 30 milhões do que o previsto inicialmente. E são as “alterações ao projeto” e os “expressivos aumentos no setor da construção” que estão por detrás desta subida do valor do investimento, admite a promotora imobiliária.
PCP quer suspender despejos e hipotecas

PCP quer suspender despejos e hipotecas até 2023

O PCP entregou esta segunda-feira (25 de julho de 2022) no Parlamento um projeto-lei que propõe suspender durante este ano e o próximo a denúncia de contratos de arrendamento de imóveis que sejam morada principal e a execução de hipotecas de habitações permanentes.