Notícia do dia 23 de dezembro de 2022

arte urbana

Requalificar o espaço público: a arte humaniza “as selvas urbanas”

Um museu ou galeria ao ar livre, acessível a todos. É assim que a arte urbana se apresenta. Ao serviço, também, da requalificação do espaço público, dá nova vida aos ambientes, alguns decadentes, recuperando a beleza das cidades e de vários ecossistemas ao redor do mundo. A arte de rua é, por isso, um instrumento de expressão direta dos seus criadores e “uma forma de humanizar as grandes "selvas urbanas"”, segundo Vanessa Teodoro. Nesta entrevista para o idealista/news, a artista visual reflete sobre a importância da arte na sociedade, e como é que esta pode melhorar e recuperar a paisagem urbana.
conforto térmico

Como ter a casa mais confortável para o inverno

Nos meses de inverno, o tempo é mais frio, os dias mais curtos e cinzentos e, por isso, a necessidade de se viver, trabalhar e desfrutar de espaços confortáveis dentro de casa é cada vez maior. Uma boa casa define-se, em grande parte, pelo conforto climático que garante e que se traduz não só nas temperaturas amenas, mas também na boa renovação do ar. Afinal, como ter a casa mais confortável no inverno?
casas sustentáveis

Esta casa na Normandia foi renovada com materiais 100% ecológicos

Desde há já algum tempo, muitas empresas de arquitetura têm vindo a trabalhar em projetos ecológicos para a restauração de casas tradicionais ou para a construção de casas novas. Utilizam materiais 100% naturais e transportam as matérias-primas de locais a não mais de 100 km de distância.
Burnout

Como sobreviver ao 'burnout' ou esgotamento do Natal

Todos temos uma data na cabeça para quando acaba o período das festas. Há quem considere que é quando o Pai Natal deixa as prendas debaixo da árvore, outros na passagem de ano ou no dia de Reis... E saberemos dizer quando começa exatamente a época do Natal?
Despesas de Natal e de Ano Novo

Natal e Ano Novo à porta: cozinhar em casa é 11% mais caro que em 2021

O Natal e o Ano Novo estão aí à porta. Convívios em família que significam, em muitos lares, cozinhar (muito). Mas os tempos são de inflação alta e consequentemente de aumento dos preços dos alimentos e da energia. Um estudo da comparadora de seviços Selectra conclui, nesse sentido, que cozinhar em casa nestas festividades será 11% mais caro que em 2021. 
Comprar casa para viver sozinho

Casas para morar sozinho em 2023: o máximo conforto desde 22 mil euros

Comprar uma casa para morar sozinho pode ser difícil. Na verdade, esta é uma decisão complexa, mas que significa um grande passo na vida de muitas pessoas. Para além de ser fundamental conhecer as vantagens de viver sozinho e até alguns aspetos menos agradáveis, deves considerar os imóveis mais adequados para este modo de vida.
condomínio de luxo em Cascais

Novo condomínio de luxo vai nascer junto à Quinta da Marinha

A exclusiva zona da Quinta da Marinha, em Cascais, vai contar com um novo condomínio de luxo. Em causa está um projeto da autoria de Regino Cruz Arquitetos, para construir 13 moradias novas, num investimento global superior a 23 milhões de euros. O terreno acaba de ser comprado pela Patron Capital e a Habitat Invest e as obras deverão arrancar no decorrer do próximo ano.
Apoio de 240 euros pago hoje

Apoio de 240 euros é pago hoje pelo Governo às famílias carenciadas

As famílias beneficiárias de prestações mínimas ou que estão abrangidas pela tarifa social da eletricidade recebem esta sexta-feira, dia 23 de dezembro, o apoio extraordinário de 240 euros caso tenham o IBAN registado na Segurança Social. Este apoio foi aprovado na semana passada pelo Conselho de M
casas penhoradas

Fisco travou venda de 2.318 casas de habitação penhoradas desde 2019

O fisco travou a venda de 2.318 casas de habitação penhoradas por dívidas fiscais desde 2019, por estarem em causa imóveis afetos à habitação própria e permanente do devedor. A lei atualmente em vigor determina que não pode haver lugar “à realização da venda de imóvel” quando este, apesar de penhorado no âmbito de um dívida fiscal, se destine “exclusivamente à habitação própria e permanente do devedor ou do seu agregado familiar”.
Comprar casa em Portugal

Comprar casa ficou 13,1% mais caro no verão – e venda de casas caiu

O contexto de inflação que hoje se vive em Portugal depressa contagiou toda a economia e chegou ao setor da construção e ao mercado residencial, dando gás à subida dos preços das casas para compra. Os dados do INE, esta sexta-feira divulgados, revelam que as casas para comprar ficaram 13,1% mais caras no terceiro trimestre do ano face ao período homólogo. Mas no verão 2022 venderam-se menos casas do que no mesmo período do ano passado (-2,8%), embora este negócio tenha somado 8,1 mil milhões de euros (+9,6%). Isto quer dizer que, agora, vende-se menos casas, mas bem mais caras do que em 2021.
vinhos

Symington compra Casa de Rodas em Monção com 27 hectares de vinhas

A Symington Family Estates comprou uma propriedade histórica na sub-região de Monção e Melgaço, onde vai produzir uma nova gama de vinhos. Trata-se da chamada Casa de Rodas, que inclui um solar do século XVII e 27,5 hectares de vinha plantada exclusivamente com a casta Alvarinho. O enólogo e consultor de viticultura será Anselmo Mendes, e os primeiros vinhos serão produzidos em 2023.
Preços das casas a subir

Comprar casa está 30% mais caro do que antes da pandemia

O mercado residencial deu provas de resiliência nos últimos anos. A compra de casas continuou a seguir a bom ritmo mesmo depois do choque da pandemia da Covid-19. E após vários meses marcados pela alta inflação, pela subida das taxas de juro e pelo aumento dos preços das casas, só no verão é que se sentiu uma quebra homóloga na venda de casas (-2,8%). Mas o valor captado pelos negócios residenciais aumentou 9,6%. Os dados mais recentes do INE mostram que, agora, vendem-se menos casas, mas 13% mais caras do que em 2021. Face a 2019, as casas são vendidas por preços médios 30% mais elevados.