Uma boa casa define-se, em grande parte, pelo conforto climático que garante. Eis algumas dicas para melhorá-lo.
Comentários: 0
conforto térmico
Foto de Pixabay

Nos meses de inverno, o tempo é mais frio, os dias mais curtos e cinzentos e, por isso, a necessidade de se viver, trabalhar e desfrutar de espaços confortáveis dentro de casa é cada vez maior. Uma boa casa define-se, em grande parte, pelo conforto climático que garante e que se traduz não só nas temperaturas amenas, mas também na boa renovação do ar. Afinal, como ter a casa mais confortável no inverno?

O conforto climático atinge-se através da utilização de materiais que melhoram o isolamento térmico, e da entrada de luz natural, que ajuda a controlar a perda de calor e de energia. A pensar nisso, a VELUX apresenta 5 dicas essenciais para tornar a casa mais acolhedora e iluminada durante os meses mais frios do ano.

1. Reduzir o consumo de energia e melhorar o bem-estar

Ao promover a entrada de luz natural em casa, através de janelas, haverá uma redução do consumo de energia tanto nas luzes, como nos próprios aquecedores. Os modelos de janelas mais recentes são feitos de vidro com isolamento térmico, que ajuda a casa a conservar a temperatura e a aumentar a luz natural com o objetivo de reduzir o recurso a tecnologias de climatização, o que também é uma mais-valia ao nível ambiental e de poupança monetária.

Além do conforto climático ser essencial para garantir o bem-estar físico, mental, e de preservação do ambiente, também acaba por influenciar diretamente o organismo ao regular os ciclos circadianos que produzem reações como o sono, o despertar, a tranquilidade e o stress.

2. Utilizar acessórios nas janelas que previnam a saída do calor

Com a chegada dos dias mais frios, é natural que o calor absorvido durante o dia se dissipe até à noite e, por forma a manter esse calor dentro de casa, é recomendado, além de fechar muito bem as janelas, utilizar persianas como complemento, pois além de ajudarem a manter o calor, também garantem um maior conforto térmico visual.

3. Substituir janelas que já não vedam bem

Procurar alterar as janelas, fazendo-o o quanto antes, e optar por instalar janelas novas que se adequem ao espaço, não só para evitar perdas de calor e entrada de frio, como para proporcionar um maior conforto dentro de casa.

As janelas de telhado são uma ótima solução porque oferecem bastantes vantagens, ao permitirem não só a entrada de luz solar diretamente nas divisões, aquecendo-as, como por facilitarem e melhorarem a ventilação do ar, bastante importante para a criação de um ambiente mais saudável, sem humidades, odores e poeiras. As casas devem respirar e, por isso, é necessário permitir a saída do ar quente e viciado e deixar entrar o ar fresco e limpo em todas as divisões.

4. Investir em iluminação específica para cada espaço

Tornar as diferentes divisões da casa confortáveis passa, também, por adequar toda a iluminação presente. Utilizando lâmpadas mais amareladas e, se possível, com intensidade regulável, em pontos específicos da casa, como junto do sofá, do móvel da televisão ou em cima da mesinha de cabeceira, acaba por tornar o espaço visualmente mais quente e acolhedor.

5. Adequar a decoração à estação do ano

A decoração da casa é onde podemos ser um pouco mais excêntricos e arriscar. É fácil de a alterar e inovar, dependendo muito do estado de espírito. Adequar a decoração existente à estação do ano é essencial para manter o conforto das casas. Com a chegada do frio é aconselhado optar por substituir as cores veranis, mais frias e alegres, por cores mais quentes, por exemplo, nas almofadas, mantas, toalhas de mesa, e por escolher texturas mais polares ou de lã.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta