Notícia do dia 5 de julho de 2024

Edimburgo dos Sete Mares

Onde fica a ilha mais isolada do mundo?

Hoje em dia, os principais lugares do mundo são facilmente acessíveis: graças a aviões, estradas e comboios, podem ser alcançados numa questão de horas. No entanto, existem alguns locais que são decididamente mais solitários, e chegar lá não é tão fácil assim. Um exemplo? Edimburgo dos Sete Mares, na ilha de Tristão da Cunha, a mais isolada do mundo.
Futebolistas mais valiosos

Este é o top 10 dos jogadores mais valiosos do Euro 2024

Portugal defronta esta sexta-feira (5 de julho de 2024) a França no Euro 2024, em jogo dos quartos-de-final da competição, que se realiza na Alemanha. Todos os olhos estarão postos em Cristiano Ronaldo e companhia, sendo que o jogador mais valioso da Seleção Nacional, segundo a plataforma Transfermarkt, é Rafael Leão, que ocupa o 12º lugar do ranking, com um valor estimado de 90 milhões de euros. O inglês Jude Bellingham lidera a lista (180 milhões de euros).
Revive Património

Revive Património vai continuar a recuperar imóveis públicos

O Governo de Luís Montenegro pretende continuar a recuperar e dinamizar o património público para turismo. No âmbito do Programa Acelerar a Economia, aprovado em Conselho de Ministros esta quinta-feira, 4 de julho de 2024, o Executivo pretende formalizar, através de diploma legal, o Programa Revive Património.
Fernando Batista

“IA pode tornar o setor imobiliário mais eficiente e transparente”

“A Inteligência Artificial (IA) pode tornar o setor imobiliário mais eficiente e transparente”. A afirmação é de Fernando Batista, presidente do Instituto dos Mercados Públicos, do Imobiliário e da Construção (IMPIC), durante a sua intervenção na segunda edição da Convenção APEMIP Imocionate 2024, que decorreu esta quinta-feira (4 de julho de 2024) no Centro Cultural de Belém (CCC).
Lisboa

Alojamento alternativo na Europa: procura vai disparar até 2040

A procura de diferentes tipos de alojamento residencial na Europa está a aumentar, nomeadamente face às alterações demográficas, inacessibilidade dos preços de habitação tradicional, crescimento das cidades ou ainda o envelhecimento da população, revela o relatório Unpacking Europe's Living Revolution, da Cushman & Wakefield (C&W). Setor deverá disparar até 2040.
Centro comercial La Vie Porto

Shopping La Vie no Porto renasce como hub empresarial

A gestora de ativos francesa Tikehau Capital está a investir forte em imobiliário em Portugal, tendo anunciado recentemente, por exemplo, a compra de cinco terrenos no Porto, com o objetivo de construir 958 casas para venda e arrendamento. A aposta passa também por outros segmentos, visto que a empresa vai investir 52 milhões de euros noutro tipo de negócio: a transformação do centro comercial La Vie, na Baixa do Porto, num novo hub empresarial.
Preço das casas para comprar

Preço das casas recupera na Europa – e subida abranda em Portugal

Depois de terem passado quase um ano a descer, os preços das casas na Europa já estão a dar claros sinais de recuperação, tendo descido apenas 0,4% na zona euro e subido 1,3% na União Europeia (UE) no primeiro trimestre de 2024 face ao período homólogo. Já em Portugal os preços das casas continuam a subir, mas de forma mais lenta, revelam os dados do Eurostat esta sexta-feira divulgados.
Casas devolutas no Grande Porto

Grande Porto: há mais de 30 mil prédios devolutos… em quatro concelhos

Porto, Gaia, Matosinhos e Gondomar têm, ao todo, 31.241 prédios potencialmente devolutos ou declarados como tal, sendo que Gaia é o concelho do Grande Porto onde existem mais edifícios nesta condição (22.100). Em causa estão imóveis que são quase todos privados e cujos proprietários pagam mais Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), o chamado IMI agravado, que é aplicado pelas autarquias.
Obras do PRR

Obras públicas do PRR vão acelerar com nova alteração à lei no verão

O Governo de Montenegro quer alterar o Código dos Contratos Públicos (CCP) este verão. O objetivo passa por impedir bloqueios aos concursos de obras públicas gerados pelos concorrentes que perderam os concursos Assim, as obras públicas previstas no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) - muitas delas de habitação - deverão acelerar.