Portugal foi o 7º país que registou a maior subida homóloga dos preços das casas à venda no início de 2024, diz Eurostat.
Comentários: 0
Preço das casas para comprar
Freepik

Depois de terem passado quase um ano a descer, os preços das casas na Europa já estão a dar claros sinais de recuperação, tendo descido apenas 0,4% na zona euro e subido 1,3% na União Europeia (UE) no primeiro trimestre de 2024 face ao período homólogo. Já em Portugal os preços das casas continuam a subir, mas de forma mais lenta, revelam os dados do Eurostat esta sexta-feira divulgados.

“No primeiro trimestre de 2024, os preços das casas, medidos ‘House Price Index’, caíram 0,4% na zona do euro e subiram 1,3% na UE em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior”, revela o Eurostat na nota estatística publicada esta sexta-feira, dia 5 de julho. As rendas das casas na UE aumentaram mais face ao período homólogo(+3%).

Estes dados confirmam, assim, que o custo da habitação para comprar está em rota de recuperação na Europa (assim como as vendas) depois de ter descido durante quase um ano. Foi no verão de 2023 que se registaram as maiores quedas homólogas deste indicador (-2,2% na zona euro e -1,1% na UE), o que pode ser explicado pelo recuo de venda de casas no espaço europeu neste período de altos juros no crédito habitação e elevada inflação.

A retoma da trajetória ascendente também é bem visível ao comparar com os dados do primeiro trimestre: “Face ao quarto trimestre de 2023, os preços das casas caíram 0,1% na zona do euro e subiram 0,4% na UE no primeiro trimestre de 2024”, lê-se na mesma nota. E o preço do arrendamento na UE subiu 0,9% entre estes dois momentos.

Renda das casas a subir
Freepik

Casas para comprar estão a ficar mais caras na maioria dos países da UE – Portugal incluído

Olhando para os Estados-Membros para os quais existem dados disponíveis (todos excepto a Grécia), 19 apresentaram um aumento anual dos preços das casas no início de 2024. Os maiores aumentos foram registados na Polónia (+18,0%), na Bulgária (+16,0%) e na Lituânia (+9,9%). Portugal foi o sétimo país que registou a maior subida homóloga dos preços das casas à venda (7%), indicador que abrandou face ao trimestre anterior (7,8%).

Por outro lado, o Eurostat dá conta que sete Estados-membros apresentaram uma diminuição anual nos preços das casas, com a maiores quedas registadas no Luxemburgo (-10,9%), na Alemanha (-5,7%) e em França (-4,8%).

Em comparação com o trimestre anterior, os preços das habitação para comprar aumentaram em 18 Estados-Membros e caíram em oito. Os maiores aumentos foram registados na Bulgária (+7,1%), Hungria (+5,1%) e Polônia (+4,3%), enquanto as maiores quedas foram observadas na Dinamarca (-2,5%), França (-2,1%) e Eslováquia (-1,7%).

Nesta lista, Portugal aparece a meio da tabela com um aumento trimestral ligeiro de 0,6% - havida sido de 1,3% no trimestre anterior, confirmando o abrandamento da subida dos preços das casas no nosso país.

Preços das casas mais do que duplicaram em 7 países da UE desde 2010

Olhando para os dados entre 2010 e o primeiro trimestre de 2024, o Eurostat conclui que os preços das casas à venda aumentaram 49% e as rendas 24% na UE. E entre os países da UE para os quais há dados disponíveis, “os preços das casas aumentaram mais do que o arrendamento em 20 países”, detalha noutra nota publicada também esta sexta-feira.

Em concreto, os preços das casas mais que duplicaram na Estónia (+223%), Hungria (+207%), Lituânia (+170%), Letónia (+140%), República Checa (+125%), Áustria (+108%) e Luxemburgo (+101%). E as quedas dos preços das casas foram observadas na Itália (-8%) e Chipre (-1,2%).

Já o preço do arrendamento subiu em 26 países da UE, com os maiores aumentos registados na Estónia (+201%), Lituânia (+174%) e Irlanda (+104%). A única queda nas rendas das casas foi observada na Grécia (-19%).

Portugal foi mesmo o 8.º país onde se observou a maior subida dos preços das casas à venda neste período, uma vez que quase duplicaram. Por outro lado, o custo do arrendamento no nosso país aumentou quase 40% entre 2010 e o início de 2024.

Preço das casas na Europa
Eurostat

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta