Onde vive José Condessa: a moradia de luxo do ator português
José Condessa, um dos atores mais requisitados da atualidade, tem vivido uma fase de sucesso tanto na carreira quanto na vida pessoal. Depois do primeiro objetivo concluído - comprar uma casa em Nisa, o ator, em maio de 2025, adquiriu uma moradia de luxo, onde tem recebido familiares e amigos.
De pavilhões esquecidos a joia verde: renasce um ícone industrial em Praga
As feiras e exposições costumam trazer consigo a construção de uma série de pavilhões efémeros, destinados a serem desmontados ou deslocados para outros locais.
Como o design transforma o mercado imobiliário de luxo
Em Portugal, há uma verdade que se mantém no mercado de luxo: o design não inventa uma boa localização, mas pode transformar uma boa casa numa peça única, capaz de atingir o seu valor máximo.Lisboa, Cascais, Porto e Algarve tornaram-se o palco de um segmento prime cada vez mais sofisticado, onde o d
"Ar mais limpo melhora desempenho dos trabalhadores e valoriza edifícios"
A qualidade do ar interior afirma-se, cada vez mais, como um fator determinante para a saúde, o bem-estar e a produtividade das pessoas.
Retalho e escritórios no Porto: Aliados 20 "renasce" reabilitado
Os interiores do icónico edifício Aliados 20, na Avenida dos Aliados, no Porto - totaliza 1.800 metros quadrados (m2) -, serão totalmente reabilitados, de modo a acolher marcas de retalho e ocupantes para escritórios. A comercialização dos espaços estará a cargo da JLL e da CBRE, em regime de co-exclusividade.
Do hotel para a cozinha: uma zona para o pequeno-almoço é a nova trend
O pequeno-almoço pode ser um momento apressado, vivido em pé, com o café numa mão e o telemóvel na outra.
Cada europeu desperdiça, em média, 130 quilos de comida por ano
Em 2023, na União Europeia, foram desperdiçados cerca de 130 quilos de alimentos por pessoa. No total, a UE gerou 58,2 milhões de toneladas de resíduos alimentares, incluindo partes comestíveis e não comestíveis – um ligeiro aumento de 0,7% em relação a 2022 (57,8 milhões de toneladas).
Trabalhar com vista para o rio Tejo: edifício Cais 5 atrai empresas
O Cais 5, novo edifício de escritórios na zona ribeirinha de Lisboa, está já quase totalmente ocupado. Com cerca de 6.000 metros quadrados (m2) distribuídos por sete pisos, o edifício foi alvo de uma remodelação, pelo atelier Contacto Atlântico, num projeto que ficou concluído no primeiro trimestre deste ano.
Casas à venda com maiores descontos na Black Friday
A Black Friday já não é apenas sinónimo de descontos em decoração e tecnologia ou moda, sendo também uma oportunidade para quem sonha comprar uma casa com os maiores descontos.De montes alentejanos a moradias de luxo na Madeira, passando por apartamentos familiares em Lisboa ou opções mais acessívei
Tendências no mercado imobiliário europeu em 2026: Lisboa está no top 20
Lisboa consolidou-se como uma das cidades europeias mais atrativas para investimento imobiliário, figurando entre os 11 principais destinos do continente segundo o mais recente relatório da PwC. Esta posição de destaque reflete um conjunto de fatores económicos, urbanos e sociais que conferem à capital portuguesa uma vantagem competitiva face a outras cidades europeias, num contexto marcado por incerteza geopolítica e desafios macroeconómicos.
Arquitetura: +Concreta impulsiona novas marcas e inovação sustentável
A Exponor – Feira Internacional do Porto recebeu, nos dias 6 e 7 de novembro de 2025, a segunda edição da +Concreta – Tendências para Arquitetura e Interiores. Esta edição foi marcada por diversos exemplos de sustentabilidade no setor dos acabamentos construtivos e de interior e pelo lançamento de várias novas marcas.
Relais & Châteaux tem dois novos membros em Portugal
A Relais & Châteaux (R&C), associação que reúne 580 hotéis e restaurantes por todo o mundo, geridos de forma independente, acaba de anunciar 14 novas propriedades, sendo que duas delas estão localizadas em Portugal: a Casa de Chá da Boa Nova, em Leça da Palmeira, e a Casa de São Lourenço, em Manteigas. A chegada destes membros eleva para 34 o número de novas propriedades da família R&C só este ano.
OE2026: Parlamento rejeita dedução de juros da casa no IRS
O parlamento rejeitou esta quinta-feira, dia 20 de novembro de 2025, as propostas apresentadas pelos partidos da oposição para os proprietários que compraram casa desde 2012 deduzirem parte dos juros dos empréstimos no IRS. As iniciativas do PAN, Chega, PCP e BE de alteração à proposta de Orçamento do Estado para 2026 (OE2026) foram chumbadas com o voto contra do PSD e CDS-PP e com a abstenção do PS.
Venda de imóveis do Estado com luz verde após chumbo de proposta do PS
Foi chumbada na Assembleia da República (AR), esta quinta-feira (20 de novembro de 2025), a proposta – apresentada pelo PS – de alteração ao Orçamento do Estado para 2026 (OE2026) que previa a proibição da venda de património imobiliário do Estado a utilizar para fins habitacionais. O Governo tem, assim, luz verde para prosseguir com os seus planos, já iniciados, de vender vários imóveis públicos, uma medida que visa (também) aumentar a oferta de casas no mercado, dando resposta à crise na habitacional.
Seguro obrigatório põe 45 mil alojamentos locais em risco
O processo de registo do seguro de responsabilidade civil dos alojamentos locais deverá estar concluído até ao verão de 2026 e poderá resultar no cancelamento de cerca de 45 mil espaços em todo o país, estimou o presidente da Associação do Alojamento Local em Portugal (ALEP), Eduardo Miranda. Na região do Oeste, cerca de 2.600 alojamentos locais já estão em risco por falta de submissão do seguro, enquanto em Lisboa mais de um terço dos registos poderá ser cancelado.
Câmara de Mogadouro vende imóvel em hasta pública por 148,5 mil euros
O município de Mogadouro colocou à venda em hasta pública, por 148,5 mil euros, um imóvel destinado exclusivamente à construção de uma unidade hoteleira nesta cidade, disse recentemente à Lusa o presidente da câmara. O imóvel urbano, que tem uma área de 680 metros quadrados (m2), está instalado numa das principais artérias desta cidade do distrito de Bragança e chegou a acolher durante várias décadas os serviços do Ministério da Agricultura e Pescas, encontra-se em degradação.
OE2026: Parlamento aprova verba para reabilitação de escolas
O parlamento aprovou esta quinta-feira, dia 20 de novembro de 2025, uma proposta de alteração do PS ao Orçamento do Estado para 2026 destinada a garantir verbas orçamentais para as autarquias poderem reabilitar escolas. A iniciativa contou com a abstenção do PSD e CDS-PP, partidos que suportam o Governo de Luís Montenegro. Os restantes partidos votaram a favor.
CGD perdeu mais de metade dos 300 milhões emprestados a projeto de luxo
Este é um processo que se arrasta há vários anos, envolvendo a Caixa Geral de Depósitos (CGD) e a empresa falida Birchview. Em causa está um empreendimento imobiliário localizado no Algarve, denominado "The Keys", que é responsável por um buraco nas contas do banco público na ordem dos 300 milhões de euros, sendo a Birchview um dos seus maiores devedores. A CGD apenas conseguiu recuperar, até à data, menos de metade do montante emprestado.
Novas regras limitam a 36 meses o alojamento temporário na construção
O alojamento temporário para trabalhadores deslocados da construção civil não deve ser usado por "um período contínuo superior a 36 meses", de acordo com um decreto-lei, publicado em Diário da República. Segundo as novas regras, o alojamento temporário de trabalhadores pode ser feito em "edificações provisórias" de construção ligeira ou modular "com natureza desmontável ou amovível", em "edifícios adaptados" concebidos para uso não habitacional, mas "submetidos a alterações funcionais" para essa finalidade.
Investidores nacionais e internacionais na corrida para comprar Exponor
A imobiliária Cushman & Wakefield (C&W) recebeu "diversas propostas de investidores nacionais e internacionais" para compra do património da Nexponor, que inclui o centro de exposições da Exponor, em Matosinhos, prevendo concluir o processo até junho de 2026. “Foram recebidas diversas propostas de investidores nacionais e internacionais, em linha com o que antecipávamos e, em vários casos, superando as expectativas definidas em conjunto com a Insula Capital", refere a C&W.