Notícia do dia 6 de janeiro de 2026

Com que frequência se deve substituir o colchão para garantir um bom sono?

Dormir bem é essencial para a saúde, mas muitas vezes subestima-se o quanto o colchão influencia a qualidade do sono. Com o passar dos anos, mesmo o melhor sistema de cama perde a capacidade de sustentar corretamente o corpo, acumulando humidade, pó e ácaros. Saber com que frequência trocar o colchão é uma questão de bem-estar e higiene e conforto. Em geral, a duração média de um colchão varia entre os 8 e os 10 anos, mas depende muito do material, do uso diário e da manutenção.

“O mercado residencial de luxo vive uma dinâmica de pressão crescente”

João Cília, que assumiu o cargo de CEO da mediadora imobiliária Porta da Frente Christie’s em março de 2023, diz ao idealista/news, sem rodeios, que “o mercado residencial de luxo em Portugal vive uma dinâmica de pressão crescente”, com a procura a ser elevada – “Há um interesse cada vez mais concentrado nos segmentos Affluent e Premium, ou seja, nos imóveis que se situam entre os 10% e os 2% mais caros do mercado” – e a oferta escassa, havendo “uma falta estrutural de imóveis”. Para o gestor não restam dúvidas de que “os compradores estão mais ativos e exigentes, enquanto a oferta continua limitada, mantendo os preços em subida e pressionando todos os segmentos”.
Escritórios

Imobiliário comercial aumentou 10% com o capital estrangeiro a liderar

O investimento em imobiliário comercial em 2025 aumentou 10% em relação ao ano anterior, atingindo cerca de 2.670 milhões de euros, com o capital estrangeiro a representar 60% do total aplicado, segundo a consultora Cushman & Wakefield (C&W). Na distribuição por setores, o retalho manteve a liderança, captando 29% do investimento, seguido pelos escritórios (26%) e pela hotelaria (20%).
Comprar casa em 2026

Ano novo, casa nova? O que é preciso saber quando se quer comprar casa

O ano de 2026 arrancou e um dos desejos de muitas pessoas será o de conseguir comprar casa, o que poderá ser uma tarefa complicada, devido aos elevados preços pedidos por proprietários, no caso de imóveis usados, ou promotores imobiliários, tratando-se de imóveis a estrear. Pelo meio, e para conseguirem realizar esse desejo, muitas pessoas têm de pedir um crédito habitação, o que representa mais um encargo ao final do mês. No artigo desta semana da Deco Alerta explicamos, entre outras coisas, tudo o que é preciso saber e ter em conta quando se pretende comprar casa.
Terrenos

Donos de terrenos rústicos têm de pagar registos do cadastro simplificado

Os proprietários de terrenos rústicos que pretendam identificar os limites das suas parcelas e atualizar os respetivos registos no Balcão Único do Prédio (BUPi) passaram, desde o início do ano, a ter de suportar taxas e emolumentos. Com esta decisão do Governo deixam de estar, também, garantidas a isenção de coimas e a não atualização de impostos, num processo criado para regularizar milhões de hectares sem dono conhecido e melhorar a gestão do território.
Certificados

Certificados de aforro em papel iniciam a transição para o digital

As pessoas que ainda têm certificados de aforro em papel já podem converter os títulos para formato digital nas lojas dos CTT, garantindo o registo informatizado dos documentos relativos a investimentos mais antigos. O processo de conversão dos certificados das séries A, B e D em papel, implementado pela Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP), vai durar quase quatro anos, até 29 de novembro de 2029.
Construção nova

Licenças para construção e reabilitação habitacional subiram 6,3%

As licenças para construção e reabilitação de edifícios habitacionais cresceram 6,3% de janeiro a outubro de 2025, tendo os fogos licenciados em novas construções aumentado 22,2% e o consumo de cimento subido 1,8%, segundo a AICCOPN. De acordo com a mais recente Síntese Estatística da Habitação da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN), o número de licenças municipais emitidas para a construção e reabilitação de edifícios habitacionais registou um crescimento homólogo de 6,3% até outubro do ano passado, para 16.969.
Negócios imobiliários em Portugal

Edifício Barata Salgueiro 28 (Lisboa) muda de mãos e terá casas de luxo

É mais um negócio que comprova que Portugal continua na mira dos investidores imobiliários. Falamos da venda do edifício Barata Salgueiro 28, localizado no coração de Lisboa – na rua com o mesmo nome, perto da Avenida da Liberdade –, que foi comprado por uma joint-venture liderada pela multinacional Osborne+Co, sediada em Londres. Um negócio avaliado em cerca de 20 milhões de euros, sendo que ali vai nascer um projeto residencial de luxo.
Habitação em Lisboa

Travar a crise da habitação? OCDE quer agravar IMI e limitar mais-valias

O agravamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), limites à tributação de mais-valias com a venda de habitações e agravamento fiscal sobre "habitações subutilizadas" ou devolutas em "zonas de elevada procura" são as principais recomendações de um estudo da OCDE divulgado esta terça-feira (6 de janeiro de 2026).