O ano de 2026 arrancou e um dos desejos de muitas pessoas será o de conseguir comprar casa, o que poderá ser uma tarefa complicada, devido aos elevados preços pedidos por proprietários, no caso de imóveis usados, ou promotores imobiliários, tratando-se de imóveis a estrear. Pelo meio, e para conseguirem realizar esse desejo, muitas pessoas têm de pedir um crédito habitação, o que representa mais um encargo ao final do mês. No artigo desta semana da Deco Alerta explicamos, entre outras coisas, tudo o que é preciso saber e ter em conta quando se pretende comprar casa.
A rubrica semanal Deco Alerta é assegurada pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor* para o idealista/news e destina-se a todos os consumidores em Portugal.
Se comprar casa faz parte da tua lista de decisões para o ano novo, começa por te informar bem sobre todos os passos e gastos que terás de assumir. Não penses só na tua situação atual. Como se verificou no ano que terminou a semana passada, nada é certo na nossa vida e poderá alterar-se: o emprego, o valor do vencimento, as despesas e necessidades do agregado, até a saúde.
Após esta reflexão, se a tua decisão final for efetivamente a de avançar para a compra da casa e necessitas de financiamento, relembramos-te que deves pedir várias simulações junto das entidades bancárias. Deves compará-las e negociá-las.
Caso já tenhas crédito, podes fazer também este exercício para averiguar se compensa negociares com o teu banco ou ponderar transferir o crédito habitação para outra instituição. Não te esqueças que atualmente o mercado do crédito habitação está em constante modificação, fruto da concorrência entre bancos, sendo possível obter melhores condições num empréstimo.
Portanto, conhecer o valor dos spreads apresentados pelos vários bancos e ter capacidade de negociação permitir-te-á poupanças anuais consideráveis. Não esqueças que as prestações com crédito não devem representar mensalmente mais de 35% do teu rendimento.
Além dos juros, poderás ainda negociar todos os produtos que normalmente estão associados ao crédito habitação, como é o caso dos seguros de vida e multirriscos habitação.
Ao contratar um seguro de vida para o crédito habitação podes ponderar a contratação de um seguro temporário anual e renovável. É válido por um ano e renova-se automaticamente por iguais períodos até que uma das partes o termine. Os prémios são calculados consoante o capital e a idade das pessoas seguras. A idade é aqui um fator de risco pelo que os prémios são crescentes: quanto mais velho, mais se paga. Não há nada, por isso, como fazer contas: pede uma simulação da prestação com o seguro proposto pelo banco e outra sem incluir o valor do seguro.
Precisas também de saber que após a escritura as despesas periódicas com o crédito incluem também:
- Os prémios de seguros;
- As despesas com o condomínio;
- Os impostos e taxas, nomeadamente o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), sendo que a tua casa pode beneficiar de um período de isenção.
*Conta com o apoio da Deco através do número de telefone 21 371 02 30 ou do email protecaofinanceira@deco.pt. Podes também marcar atendimento via skype. Segue-nos na página de Facebook, Instagram, Youtube e Linkedin.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Segue o idealista/news no canal de Whatsapp
Whatsapp idealista/news Portugal
Para poder comentar deves entrar na tua conta