Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

12 março 2014

RABC: inquilinos têm de provar carência económica duas vezes

Cerca de 45 mil inquilinos tentaram impedir o aumento da renda invocando carência económica. Esses mesmos arrendatários terão, este ano, de provar por duas vezes que mantêm esta condição. Isto porque a lei obriga a atestar a situação – de dificuldades económicas – a cada 12 meses.

Notícia sobre:

Golden Visa: chineses exigem rentabilidade e são difíceis de enganar

Os chineses têm sido os mais interessados em comprar casas em Portugal ao abrigo da concessão de Golden Visa – os imóveis têm de custar pelo menos 500.000 euros –, que lhes permite circular livremente no espaço Schengen. Segundo Beatriz Rubio, CEO da Remax, os chineses exigem rentabilidade de 5% e “são muito negociadores”.

Notícia sobre:

Nova sede da PJ tem heliporto e custou 87 milhões (vídeo)

Foi inaugurada esta terça-feira (dia 11) a nova sede da Polícia Judiciária (PJ), em Lisboa, que custou 87 milhões de euros. Os responsáveis garantem que o antigo edifício, construído há mais de 50 anos, tinha fortes limitações técnicas e operacionais e asseguram que o novo espaço tem bastante potencial.

Notícia sobre:

Thorngrove Manor Hotel: As aventuras de dormir num castelo na Austrália (fotos)

Notícia sobre:

Casas demoram menos tempo a ser vendidas na ERA

A faturação da ERA cresceu 21% no ano passado, mais um indício de que o setor está a recuperar da crise. Miguel Poisson, diretor-geral da mediadora, disse que houve melhorias no ramo, quer para quem vende como para quem compra casas: “Estamos a sentir evoluções interessantes: mais procura e muitos clientes que estavam parados e com falta de confiança estão a voltar a procurar-nos porque querem avançar com a compra”.

Notícia sobre:

Governo admite fazer “ajustamentos pontuais” na lei das rendas até junho

O Ministério do Ambiente admite fazer “ajustamentos pontuais” à nova lei do Arrendamento Urbano, que entrou em vigor em novembro de 2012, na sequência da ponderação que está a fazer das recomendações que têm sido efetuadas pela Comissão de Monitorização da Reforma do Arrendamento Urbano (CMRAU).

Notícia sobre:

Radiografia do dia: Evolução do PIB e da Procura Interna

​Este gráfico mostra a evolução (desde 1996) do PIB e da Procura Interna em Portugal. Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), no ano passado, o PIB “diminuiu 1,4% em volume (variação de -3,2% no ano anterior)”. De acordo com o INE, “a redução menos acentuada do PIB em 2013 resultou do contributo menos negativo da procura interna, que passou de -6,9% em 2012 para -2,6%".

Notícia sobre:

Cavaco Silva promulgou Orçamento Retificativo e nova CES

Cavaco Silva promulgou o Orçamento Retificativo (OR) para 2014, aprovando, desta forma, a aplicação da versão ampliada da Contribuição Extraordinária de Solidariedade (CES). O chefe de Estado pode ainda recorrer a um pedido de fiscalização sucessiva, uma possibilidade que os partidos da oposição já disseram que vão concretizar.

Notícia sobre:

Rumores

Alteração das comissões bancárias permite poupar até 385 euros: A proposta do Banco de Portugal (BdP) de alterar as comissões bancárias pode fazer com que os clientes poupem até 385 euros por ano. Englobar a anuidade do cartão de crédito no valor que já é pago pelas comissões de contas à ordem (trimestralmente) e permitir aos clientes que façam três levantamentos por mês, sem custo adicional, são algumas das medidas propostas pelo BdP. (Notícias ao Minuto)

Notícia sobre:

Gastos das famílias sobem pela primeira vez em três anos

No último trimestre do ano passado, a economia deu sinais de estar a recuperar, tendo o consumo privado estabilizado e o investimento aumentado, bem como as exportações. Fenómenos que contribuíram para que os portugueses ficassem “mais abonados” e gastassem um pouco mais de dinheiro que o habitual nos últimos tempos.

Notícia sobre: