12 março 2014
RABC: inquilinos têm de provar carência económica duas vezes
Cerca de 45 mil inquilinos tentaram impedir o aumento da renda invocando carência económica. Esses mesmos arrendatários terão, este ano, de provar por duas vezes que mantêm esta condição. Isto porque a lei obriga a atestar a situação – de dificuldades económicas – a cada 12 meses.
Golden Visa: chineses exigem rentabilidade e são difíceis de enganar
Os chineses têm sido os mais interessados em comprar casas em Portugal ao abrigo da concessão de Golden Visa – os imóveis têm de custar pelo menos 500.000 euros –, que lhes permite circular livremente no espaço Schengen. Segundo Beatriz Rubio, CEO da Remax, os chineses exigem rentabilidade de 5% e “são muito negociadores”.
Nova sede da PJ tem heliporto e custou 87 milhões (vídeo)
Foi inaugurada esta terça-feira (dia 11) a nova sede da Polícia Judiciária (PJ), em Lisboa, que custou 87 milhões de euros. Os responsáveis garantem que o antigo edifício, construído há mais de 50 anos, tinha fortes limitações técnicas e operacionais e asseguram que o novo espaço tem bastante potencial.
Thorngrove Manor Hotel: As aventuras de dormir num castelo na Austrália (fotos)
Casas demoram menos tempo a ser vendidas na ERA
A faturação da ERA cresceu 21% no ano passado, mais um indício de que o setor está a recuperar da crise. Miguel Poisson, diretor-geral da mediadora, disse que houve melhorias no ramo, quer para quem vende como para quem compra casas: “Estamos a sentir evoluções interessantes: mais procura e muitos clientes que estavam parados e com falta de confiança estão a voltar a procurar-nos porque querem avançar com a compra”.
Governo admite fazer “ajustamentos pontuais” na lei das rendas até junho
O Ministério do Ambiente admite fazer “ajustamentos pontuais” à nova lei do Arrendamento Urbano, que entrou em vigor em novembro de 2012, na sequência da ponderação que está a fazer das recomendações que têm sido efetuadas pela Comissão de Monitorização da Reforma do Arrendamento Urbano (CMRAU).
Radiografia do dia: Evolução do PIB e da Procura Interna
Este gráfico mostra a evolução (desde 1996) do PIB e da Procura Interna em Portugal. Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), no ano passado, o PIB “diminuiu 1,4% em volume (variação de -3,2% no ano anterior)”. De acordo com o INE, “a redução menos acentuada do PIB em 2013 resultou do contributo menos negativo da procura interna, que passou de -6,9% em 2012 para -2,6%".
Cavaco Silva promulgou Orçamento Retificativo e nova CES
Cavaco Silva promulgou o Orçamento Retificativo (OR) para 2014, aprovando, desta forma, a aplicação da versão ampliada da Contribuição Extraordinária de Solidariedade (CES). O chefe de Estado pode ainda recorrer a um pedido de fiscalização sucessiva, uma possibilidade que os partidos da oposição já disseram que vão concretizar.
Rumores
Alteração das comissões bancárias permite poupar até 385 euros: A proposta do Banco de Portugal (BdP) de alterar as comissões bancárias pode fazer com que os clientes poupem até 385 euros por ano. Englobar a anuidade do cartão de crédito no valor que já é pago pelas comissões de contas à ordem (trimestralmente) e permitir aos clientes que façam três levantamentos por mês, sem custo adicional, são algumas das medidas propostas pelo BdP. (Notícias ao Minuto)
Gastos das famílias sobem pela primeira vez em três anos
No último trimestre do ano passado, a economia deu sinais de estar a recuperar, tendo o consumo privado estabilizado e o investimento aumentado, bem como as exportações. Fenómenos que contribuíram para que os portugueses ficassem “mais abonados” e gastassem um pouco mais de dinheiro que o habitual nos últimos tempos.