Comentários: 0
Golden Visa: chineses exigem "renda garantida" por cinco anos

Os cidadãos chineses que compram casas em Portugal ao abrigo do programa dos Golden Visa (Vistos Dourados/Vistos Gold) querem rentabilizar o investimento. E, em regra, estão a exigir às imobiliárias e promotores uma espécie de "renda garantida", ao longo de 5 anos, no valor anual de 6% a 8% sobre o valor de compra, com a taxa de 6% a ser a mais comum.

Segundo a TSF, que cita informação avançada pela presidente executiva da Remax Portugal, beatriz Rubio, a associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária (APEMIP) confirma que esta é uma prática generalizada que resulta num retorno de 30% do investimento inicial.

Em entrevista à mesma rádio, Beatriz Rúbio, admite que os cidadãos chineses (que em 2013 representaram 11% da faturação da imobiliária, número que deverá crescer para 20% em 2014) exigem o estabelecimento, em contrato, de uma renda garantida que obriga as imobiliárias que lhes vendem a casa a pagarem-lhes esse valor todos os meses.

Os mediadores ficam com a possibilidade de tentar arrendar a casa para financiar esse custo, mas quando não conseguem têm de desembolsar o dinheiro. "quando compram uma casa pedem uma renda garantida nos próximos 5 anos. Se vendemos e arrendamos, tudo bem. Se não arrendamos é um custo que vamos ter nos próximos 5 anos porque assinámos um contrato segundo o qual vamos pagar essa taxa, como se fosse um arrendamento", explica a responsável. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta