Comentários: 0

Um estudo europeu que será apresentado esta terça-feira concluiu que os portugueses estão cada vez menos satisfeitos com a democracia, lembrando que este resultado "é compreensível" tendo em conta a degradação das condições económicas e sociais.

Segundo o Diário de Notícias (DN), a 6ª edição do European Social Survey "Significados e avaliações da democracia", recolheu dados em 23 países, incluindo Portugal, e analisou as opiniões dos cidadãos e dos políticos acerca do tema.

"Os dados sugerem que a valorização da justiça social como elemento indissociável do conceito de democracia parece ser especialmente intensa nos países com maiores desigualdades de rendimentos, dos quais Portugal claramente faz parte", refere o documento a que a agência Lusa teve acesso.

Para os portugueses "os maiores défices democráticos" estão no funcionamento dos tribunais, na capacidade dos governos assegurarem justiça social e "num sentimento de falta de controlo popular do poder político", ou seja, governos que não explicam as suas decisões aos eleitores e insuficientes mecanismos de democracia direta, cita o DN.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta