Notícia do dia 10 de abril de 2014

Nobel da Economia diz que ter casa própria limita sociedade inovadora

Nobel da Economia diz que ter casa própria limita sociedade inovadora

Comprar ou arrendar casa? Esta é uma pergunta que muitas pessoas fazem? Portugal, por exemplo, é um País de proprietários, apesar de o mercado de arrendamento estar a ganhar força. Mas não é assim em todo o lado. Veja-se o caso do Nobel da Economia Edmund Phelps, que tem 80 anos e vive num apartamento arrendado. “[O culto da propriedade de uma casa] não favorece a inovação”, explicou.

O maior jogo de “Tetris” do Mundo na fachada de um arranha-céus

São nada mais nada menos que 133 metros de pura diversão. Os 29 andares do arranha-céus do Cira Center, em Filadélfia (EUA), transformaram-se no maior ecrã de videojogos de todos os tempos e acolheram o maior jogo de “Tetris” jamais visto. Um grupo de cientistas iluminou a fachada do edifício com 1.400 luzes led que serviram para compor as peças de cores do lendário jogo.
Seguros de renda para senhorios ficaram na gaveta

Seguros de renda para senhorios ficaram na gaveta

A lei do Arrendamento Urbano, que entrou em vigor em novembro de 2012, chegou a prever um instrumento – os chamados seguros de renda – que protegessem os senhorios dos inquilinos devedores, mas necessitava de uma regulamentação mais concreta, o que acabou por não acontecer.
Tribunal Constitucional chumba imposto de selo sobre casas de luxo

Tribunal Constitucional chumba imposto de selo sobre casas de luxo

O Tribunal Constitucional (TC) chumbou o imposto sobre as casas consideradas de luxo. Os juízes entendem que o mesmo viola os princípios da legalidade. Em causa está a taxa de 1% sobre o Valor Patrimonial Tributário (VPT) atribuída a edifícios avaliados acima de um milhão de euros e cuja falta de liquidação resulta em penhora de bens.
Rumores do dia

Rumores do dia

ADSE não aumenta em 2015: O Governo não deverá aumentar a ADSE no próximo ano. O desconto dos funcionários públicos e pensionistas vai manter-se nos 3,5% e desaparece a contribuição da entidade empregadora (o Estado) de 1,25% sobre os vencimentos pagos. A garantia foi dada ao Jornal de Negócios por fonte do Ministério das Finanças. (Rádio Renascença)

FMI apela a “diálogo social” para evitar fracasso da reforma do Estado

O FMI aproveitou o relatório internacional Monitor Orçamental, divulgado esta quarta-feira, para relembrar que “reformas com pouco diálogo social podem muito bem regredir após poucos anos”. “Reformas fundamentais” como a “redução da folha salarial do setor público” podem redundar em fracasso se não forem acompanhadas de “diálogo social” e “suporte popular”, diz o FMI. A mesma lógica aplica-se aos cortes das pensões e dos serviços de saúde.