
Deco Alerta: Em que circunstâncias é que uma reunião de condomínio se pode realizar?
A realização da reunião da Assembleia de Condomínio é o 83º tema da Deco Alerta. Destinada a todos os consumidores em Portugal, esta rubrica semanal é assegurada pela Deco - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news.




Paris não existe, é um enorme cenário de cinema
Não se assustem que Paris, a cidade do amor e da luz, vai continuar a ser Paris durante muito tempo. Será assim para todas as pessoas menos para a dupla de cineastas francesa Claire & Max Melimonde, que usaram as ruas da cidade para realizar um complexo vídeo – intitulado “Apparences” (“Aparências”) – com o qual querem fazer querer que a capital francesa não é mais que um cenário cinematográfico em grande escala.

Retalho e escritórios fazem disparar investimento em imobiliário comercial no país
Mais de metade (55%) dos quase dois mil milhões de euros investidos em imobiliário comercial no ano passado em Portugal são relativos ao setor do retalho, tendo-se verificado dez operações acima dos 50 milhões de euros. Já o setor de escritórios representou cerca de 25% do volume total, com cerca de 485 milhões de euros.

Lisboa: vão nascer (mais) 55 apartamentos de luxo na Baixa em 2017
Chama-se Ouro Grand e está localizado em plena Baixa Pombalina, a apenas cinco minutos a pé da Avenida da Liberdade e a dois minutos do rio Tejo. Trata-se de um edifício com 55 apartamentos – com tipologias T0, T1, T1 Duplex, T2, T2 Duplex e duas lojas – que tem frentes para a Rua do Ouro, Rua da Conceição e Rua do Crucifixo. As obras arrancam este mês e terminam no próximo ano.

Casa Manoel de Oliveira vendida a marido de Isabel dos Santos por 1,58 milhões de euros
O empresário e colecionador de arte africana Sindika Dokolo, casado com a empresária angolana Isabel dos Santos, comprou a casa Manoel de Oliveira, no Porto, que esta segunda-feira foi a hasta pública. Sindika Dokolo pagou 1,58 milhões de euros pelo imóvel.




16 paisagens surrealistas que te farão acreditar que estás noutro planeta
O planeta Terra é tão rico em paisagens tão espetaculares que não é preciso “apanhar” uma nave espacial para viajar até outro planeta. Um desses exemplos é a ilha irlandesa Skelling Michael, que recentemente serviu de cenário do filme “Star Wars VII: O Despertar da Força”. O mundo está, no entanto, repleto de paisagens surrealistas que te farão crer que estás noutro planeta.

Mercado de arrendamento: associações exigem alterações ao Governo
São várias as frentes em que as associações do imobiliário exigem ao Governo mudanças para dinamizar o mercado de arrendamento. Os representantes do setor querem alterações no Imposto do Selo (IS), no Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) e na obrigatoriedade dos recibos electrónicos, bem como um maior apoio à reabilitação urbana e a criação de um seguro de renda.

CP coloca a sede no Rossio à venda por 20 milhões de euros
A CP quer vender o complexo de sete edifícios que tem no Rossio, em Lisboa, e onde está localizada a sede da empresa de comboios desde 1927. Com uma área de 13.930 metros quadrados com uma área bruta de construção de 12.634 metros quadrados, o imóvel custa um valor mínimo de 20 milhões de euros.
Mota-Engil: preço das ações em queda livre "não faz sentido", diz o presidente da maior construtora portuguesa
A maior construtora portuguesa Mota-Engil acumula perdas na bolsa de Lisboa, desde o início do ano, que ontem chegaram a atingir os 20%, levando à suspensão dos títulos por parte do regulador CMVM. O presidente da construtora, António Mota, alega que o atual “preço das ações não faz sentido” e lamenta não ter liquidez para comprar todas.
Criadas 102 empresas por dia em Portugal em 2015
Foram constituídas no ano passado 37.419 empresas em Portugal, o que dá uma média de 102 novas por dia. Trata-se de um aumento homólogo de 6,1% No que diz respeito às insolvências, fecharam portas 7.288 empresas, mais 7,6% que em 2014, ano em que encerraram 6.773 companhias.
Função Pública começa hoje a recuperar salários. O que vem depois?
O corte dos salários, o congelamento de carreiras, o aumento do horário de trabalho, a redução dos dias de férias, a redução do pagamento do trabalho extraordinário, o aumento dos descontos para a ADSE e a redução de pessoal foram medidas levadas a cabo pelos últimos governos na Função Pública, devi