Comentários: 0
Retalho e escritórios fazem disparar investimento em imobiliário comercial no país
autorizado

Mais de metade (55%) dos quase dois mil milhões de euros investidos em imobiliário comercial no ano passado em Portugal são relativos ao setor do retalho, tendo-se verificado dez operações acima dos 50 milhões de euros. Já o setor de escritórios representou cerca de 25% do volume total, com cerca de 485 milhões de euros.

Segundo a consultora imobiliária Worx, o volume total de investimento em imobiliário comercial, com cerca de 70 operações realizadas, aproxima-se dos dois mil milhões de euros, o que faz com que 2015 seja o melhor de sempre em investimento. O valor registado é mais do dobro do verificado em 2014 muito superior ao melhor registo até à data: 1,500 milhões de euros em 2006.

“Em realce [no retalho] estão as vendas de centros comerciais com elevada dimensão: Dolce Vita Tejo, Almada Forum, Forum Montijo, Portfolio Dolce Vita – Coimbra, Douro e Porto, o Portfolio de Retail Parks da British Land e o Continente do Colombo”, refere a empresa em comunicado.

No caso dos escritórios, a Worx refere que houve oito negócios acima dos 20 milhões de euros, dos quais se destacou a venda da Torre Colombo Ocidente e do Edifício Duarte Pacheco, 7.

A origem da maior parte do investimento em imobiliário comercial realizado no país – mais de 90% - é internacional, sobretudo norte-americano (50%).

“Os dados de 2015 demonstram que o mercado imobiliário comercial continua a ser visto pelos investidores como uma classe de ativos muito interessante para investimento, afirmando-se assim uma alternativa viável aos clássicos: ações, obrigações ou depósitos”, disse Pedro Valente, do departamento de Capital Markets da Worx.

Já Ricardo Quaresma, do mesmo departamento, antevê que 2016 seja também um ano “positivo na área do mercado imobiliário comercial, com muitos negócios que transitam de 2015 e o aumento da visibilidade do mercado nacional”. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta