Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Lisboa: Ateneu Comercial será hotel de luxo

Wikimedia commons
Wikimedia commons
Autor: Redação

O Ateneu Comercial de Lisboa (ACL), que está em processo de insolvência, vai ser transformado em hotel de luxo. Há, no entanto, uma petição online a pedir recuperação do edifício para os seus fins originais.

“O [bar] Primeiro Andar [único inquilino do ACL] vai fechar em julho e o Ateneu vai ser vendido para mais um hotel de luxo. Ainda precisamos de 900 assinaturas para enviarmos a Petição para a Assembleia da República”, escreveu o estabelecimento na sua página do Facebook.

Citada pelo Jornal de Negócios, a sócia-gerente do espaço referiu que a venda do edifício para um fim hoteleiro faz parte do processo de insolvência do ACL. “Não há certeza sobre compradores, mas interessados não devem faltar”, referiu.

O ACL está localizado na Rua das Portas de Santo Antão e foi fundado em 1880, tendo um forte pendor cultural e desportivo. Desde 1926 que o espaço é considerado uma Instituição de Utilidade Pública.

“As adversidades conduziram o Ateneu à situação de insolvente e as suas instalações são brilhos nos olhos da especulação imobiliária e outros interesses incompatíveis com os propósitos com que foi imaginado e mantido”, lê-se na petição criada online.

A mesma foi lançada ainda antes de se ter confirmado a transformação do espaço em hotel e pede que se mantenham e recuperem todas as atividades culturais, recreativas e desportivos que a instituição dedicou à comunidade, escreve a publicação.