Notícia do dia 31 de agosto de 2016

Bancos dão quase 20 milhões por dia para crédito à habitação

Os dados mais recentes do Banco de Portugal mostram que o crédito à habitação voltou aos níveis pré-crise no mercado nacional. Em média, os bancos estão a emprestar à volta de 19,6 milhões de euros por dia para a compra de casa. E os 587 milhões de euros acumulados ao longo do mês de junho representam o valor mais elevado desde março de 2011.
Portugal, a segunda casa de cada vez mais cariocas com dinheiro

Portugal, a segunda casa de cada vez mais cariocas com dinheiro

"Clima agradável, qualidade de vida e facilidade da língua", estas são algumas das razões que estão a fazer com que, cada vez mais, brasileiros invistam na compra de imobiliário em Portugal. A par dos encantos nacionais, os novos proprietários chegam atraídos pelas mudanças na legislação portuguesa que propocionou um novo sistema de benefícios fiscais e a concessão de vistos de residência, através dos vistos gold.
Arrendamento de escritórios ao rubro em Lisboa

Arrendamento de escritórios ao rubro em Lisboa

Entre janeiro e julho, foram arrendados 87.192 m2 de escritórios em Lisboa, mais 30.849 m2 que no mesmo período do ano passado. Só em julho foram arrendados 7.686 m2 na capital, um valor 38% acima do nível de atividade registado no mês homólogo.

IMI, as isenções vão muito mais além da Igreja e dos partidos políticos. Sabes quem também não paga?

As isenções de IMI da Igreja e dos partidos polìticos têm estado no centro da polémica, mas são muitas mais as entidades públicas e privadas que estão livres de pagar o Imposto Municipal sobre Imóveis. Desde representações diplomáticas ou consulares, às instituições de Segurança Social e de previdência, às associações de agricultores, de comerciantes, de industriais e de profissionais independentes, entre outras, há um total de mais de 20 casos contemplados pelo Estatudo de Benefícios Fiscais.
Apple também deve dinheiro de impostos a Portugal? Finanças vão investigar

Apple também deve dinheiro de impostos a Portugal? Finanças vão investigar

Depois de três anos de investigações, a Comissão Europeia (CE) considera que a Apple beneficiou durante mais de uma década de largas vantagens fiscais ilegais na Irlanda. Bruxelas quer, por isso, obrigar o gigante tecnológico norte-americano a pagar, com efeitos retroativos e juros, todo o dinheiro que evadiu, num total de 13 mil milhões de euros. E Portugal agora está determinado a apurar se empresa da maçã também deve dinheiro de impostos no país e vai avançar com uma investigação local.

António Domingues à frente da Caixa a partir de hoje

A nova equipa de gestão da Caixa Geral de Depósitos (CGD), liderada por António Domingues, entra esta quarta-feira em funções. A nova administração do banco do Estado é composta por 11 gestores, depois de outros oito nomes propostos pelo governo terem sido chumbados pelo Banco Central Europeu (BCE).