Notícia do dia 7 de setembro de 2017

Residentes em “offshores” livres de pagar AIMI mais caro

Residentes em “offshores” livres de pagar AIMI mais caro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou esta quarta-feira (dia 6) a alteração que permite que os residentes em “paraísos fiscais” (offshores) que detenham prédios de elevado Valor Patrimonial Tributário (VPT) em Portugal não tenham de pagar a taxa agravada do novo imposto Adicional do Imposto Municipal sobre Imóveis (AIMI).

Inquilinos querem IRS de 15% para rendas baixas

Os inquilinos estão a mover esforços junto do Governo para alterar o regime de IRS que se aplica às rendas. O objetivo da Associação de Inquilinos Lisbonenses (AIL) é a criação de dois escalões de rendimento e duas taxas de imposto diferentes que beneficiem as rendas mais baixas. Querem a aplicação de um IRS de 15% para as rendas anuais que não ultrapassem 5% do Valor Patrimonial Tributário (VPT) e de uma taxa de IRS agravada de 37%, para os restantes casos.
Agora são os irlandeses a descobrir o imobiliário português

Agora são os irlandeses a descobrir o imobiliário português

O imobiliário português está definitivamente no radar, sendo notícia um pouco por todo o mundo de forma regular. Depois de captar o interesse dos franceses, chineses e brasileiros, que têm vindo a investir na compra de imóveis em força no país, agora é a vez do mercado imobiliário nacional chamar a atenção na Irlanda. Os preços são considerados atrativos e a febre da reabilitação urbana também ajuda. Lisboa está no centro do radar dos investidores.

Bitcoin chega ao imobiliário. Apartamentos de luxo no Dubai vendidos na moeda digital

A moeda digital Bitcoin está a dar que falar e promete animar, também, o setor imobiliário. Trata-se da criptomoeda mais valiosa do mundo – cada Bitcoin vale cerca de 3.560 euros – e é usada por muitos milionários. Há um empreendimento imobiliário a nascer no Dubai, avaliado em mais de 270 milhões de euros e composto por centenas de apartamentos de luxo, que será comercializado apenas em Bitcoin.

Taxa de Proteção Civil declarada inconstitucional em Gaia. Aumenta a pressão em Lisboa

O Tribunal Constitucional (TC) considerou inconstitucional a Taxa de Proteção Civil de Vila Nova de Gaia. A decisão não tem aplicação direta a Lisboa, onde a taxa é aplicada, mas abre caminho a que, em decisões futuras sobre o tema, os conselheiros venham a considerar novamente que esta taxa, pelas suas características, trata-se, afinal, um imposto. E assim sendo, só a Assembleia da República – e não os municípios – teria competências para a sua criação.