Notícia do dia 17 de outubro de 2018

Fatura da luz vai subir em 2019

Fatura da luz vai subir em 2019

Os consumidores que permaneçam no mercado regulado, ou que tenham optado por tarifa equiparada, deverão ver os preços da eletricidade aumentar 0,1% a partir de 1 de janeiro de 2019. A subida traduz-se num acréscimo médio de 5 cêntimos na fatura  mensal das famílias, segundo a proposta de atualização das tarifas da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).
Quântico/Albatross compra edifício do Café Embaixador no Porto e procura novos ativos

Quântico/Albatross compra edifício do Café Embaixador no Porto e procura novos ativos

A sociedade imobiliária Quântico SA, em parceria com os espanhóis da Albatross, comprou o edifício do Café Embaixador, na Baixa do Porto, que será transformado num projeto de habitação de qualidade. Recentemente, as duas sociedades anunciaram a aquisição do palacete Montevideu, na Foz, um emblemático imóvel na primeira linha de mar que vai ser reabilitado para habitação de luxo. Os dois imóveis fazem parte do portfólio do Vesta Real Estate Fund, que, segundo a Quântico, ainda não está completo, sendo previsível que em breve surjam novas aquisições.
Nova taxa municipal de proteção civil paga pelos proprietários

Nova taxa municipal de proteção civil paga pelos proprietários

O Governo quer criar uma nova contribuição municipal de proteção civil, a ser suportada pelos proprietários de prédios urbanos e rústicos, segundo a proposta de Orçamento do Estado para 2019 (OE2019). Trata-se de uma taxa equivalente àquela que algumas autarquias como Lisboa e Porto implementaram, e que mais tarde veio a ser declarada inconstitucional.  
As principais medidas para o imobiliário incluídas na Proposta de Lei do OE2019

As principais medidas para o imobiliário incluídas na Proposta de Lei do OE2019

O idealista/news está a publicar um dossier especial sobre o Orçamento do Estado 2019 (OE2019), em parceria com a PricewaterhouseCoopers (PwC). Neste artigo, escrito por Diogo Gonçalves Pires e João Carvalho Rodrigues, explicamos-te quais são as medidas contempladas para o setor imobiliário na Proposta de Lei do OE 2019, que foi parca em alterações na fiscalidade do setor. 

OE2019: 45 milhões para reconstruir casas afetadas pelos incêndios

A morosidade dos processos de reconstrução das casas afetadas pelos incêndios de há um ano fez com que parte dos 60 milhões de euros previstos no Orçamento do Estado para 2018 (OE2018) ficassem por utilizar. Mas o Governo garante que essas verbas não se perdem e que o dinheiro está contemplado no OE2019. No total, para o próximo ano, estão previstos 40 milhões de euros para esta finalidade.

Programa Porta 65 com mais 18 milhões de euros em 2019

A proposta de Orçamento do Estado para 2019 (OE2019), que foi entregue no Parlamento na segunda-feira (15 de outubro de 2018) à noite, contempla, como se previa, um reforço da dotação para 18 milhões de euros para o Programa Porta 65 Jovem. Podem usufruir deste incentivo ao arrendamento jovens com idade igual ou superior a 18 anos e inferior a 35 anos, sendo que no caso de se tratar de um casal um dos elementos pode ter até 37 anos.

Euribor continua negativa no próximo ano

Boas notícias para quem tem de pagar um empréstimo ao banco pela compra da casa. A Euribor, principal indexante dos contratos à habitação em Portugal (mais de 95% dos financiamentos em vigor), vai manter-se em terreno negativo até ao próximo ano. Essa é, pelo menos, a previsão do Governo contemplada na proposta do Orçamento do Estado para 2019 (OE2019). Isto significa que a prestação da casa se vai manter praticamente inalterada - caso as estimativas do Executivo estejam certas.