Notícia do dia 8 de fevereiro de 2019

Construir casas novas está mais caro que há um ano

Os custos de construção de habitação nova registaram uma variação homóloga de 2,7% em dezembro de 2018, menos 0,1% que em novembro. Já o preço dos materiais e o custo da mão de obra subiram 1,5% e 4,4%, respetivamente, em relação ao mesmo período do ano passado, revelou o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Observatório para o arrendamento já está criado - falta regulamentar

Foi publicada em Diário da República a lei que cria o Observatório da Habitação, do Arrendamento e da Reabilitação Urbana (OHARU), para o acompanhamento do mercado de arrendamento urbano nacional. A nova entidade não entrará de imediato em funcionamento, uma vez que terá de ser regulamentada pelo Governo – tem 120 dias para o fazer.
BCP quer vender edifício de escritórios no Tagus Park por 6,4 milhões

BCP quer vender edifício de escritórios no Tagus Park por 6,4 milhões

O BCP colocou à venda um edifício de escritórios no Tagus Park, em Oeiras. O banco liderado por Miguel Maya quer 6,4 milhões de euros pelo imóvel e está a aceitar propostas até ao dia 28 de fevereiro. O edifício encontra-se ocupado na totalidade por serviços do BCP, que prevê manter-se como arrendatário pelo menos até ao primeiro semestre de 2021.

Pais do Amaral junta-se a espanhóis para construir três hotéis em Portimão

Um novo empreendimento turístico, com três hotéis com um total de 411 quartos, está projetado para nascer no Alvor, freguesia do concelho de Portimão. Os promotores são duas sociedades portuguesas de promoção imobiliária – um dos empresários ligados ao projeto é Miguel Pais do Amaral, através da Top Building – e uma espanhola de hotelaria.
Requisição civil - guia para entender a greve dos enfermeiros

Requisição civil - guia para entender a greve dos enfermeiros

O Governo decidiu avançar com a requisição civil dos enfermeiros que aderiram à greve nos quatro centros hospitalares onde não foram cumpridos os serviços mínimos. Este instrumento, que está na lei desde 1974, só deve ser acionado em "circunstâncias particularmente graves” .
Bruxelas cada vez mais preocupada com mercado residencial em Portugal

Bruxelas cada vez mais preocupada com mercado residencial em Portugal

Esta quinta-feira, 07 de fevereiro de 2019, foi um dia de alertas para o imobiliário nacional desde Bruxelas. Pela manhã, a Comissão Europeia (CE) avisou que os preços das casas devem registar maior moderação em Portugal, a refletir a recuperação gradual na oferta, juntamente com o abrandamento da procura externa. Horas depois, chegou a mensagem de que "é preciso acompanhar mais de perto” o que está a acontecer no mercado de habitação em Portugal, em particular em Lisboa e Porto.