
15 anos depois... vendem-se mais carros a gasolina em Portugal
Durante 15 anos que se vendem, mês após mês, mais carros a gasóleo em Portugal. Um cenário que mudou em janeiro de 2019: dos 15.753 automóveis vendidos no primeiro mês do ano, 7.339 tinham a motores a gasolina e 6.860 eram “movidos” a diesel.




Dia dos Namorados: 4 ideias de decoração perfeitas para o S. Valentim
O Dia dos Namorados está ao virar da esquina e habitualmente sentimo-nos pressionados a ser românticos. Os pequenos gestos são, muitas vezes, os mais eficazes. Assim, e se não és uma pessoa de mostrar afeto com cartas longas, presentes ou jantares, toma nota destas ideias de decoração que propomos, inspiradas na Houzz Espanha, e que podem fazer a diferença na hora de deixares o teu par feliz.

IRS: Fisco lança app para comunicar agregado familiar (prazo está a acabar...)
Os contribuintes têm até sexta-feira, 15 de fevereiro, para atualizar e validar no Portal das Finanças os dados do agregado familiar. E agora há mais uma alternativa para fazê-lo. A comunicação já pode ser feita através da app ‘Agregado Familiar’, lançada pelo Fisco.

As casas do futuro perspetivadas pelos arquitetos do presente
A indústria da construção e os conceitos que giram em torno da arquitetura estão (também) a sofrer múltiplas alterações. Os princípios que há algumas décadas pareciam inquebráveis são agora questionados pelos próprios arquitetos, que procuram perceber como é que os conceitos tradicionais devem adaptar-se às novas circunstâncias da sociedade.

Da Suécia para Lisboa: Primeira escola da EF em Portugal abre portas no Palacete Castilho
A EF Education First (EF) abriu recentemente a sua primeira escola de português no país. Ocupa o segundo piso do Palacete Castilho, na Rua da Escola Politécnica, no Príncipe Real, em Lisboa, que foi comprado pela EastBanc em 2005. Um espaço que com o terraço “ultrapassa os 600 metros quadrados (m2)”, revela ao idealista/news Miguel Gama, diretor da escola EF de Lisboa.

Afinal qual será a idade da reforma sem cortes este ano e no próximo?
Quem decidir reformar-se este ano (e no próximo), sem penalizações, não vai sofrer uma atualização da idade legal de acesso à pensão. O patamar vai manter-se nos 66 anos e cinco meses este ano, e não sofrerá alterações em 2020.

Maior rede mundial de 'networking' do imobiliário chega a Portugal
O GRI Club Real Estate, um clube global de líderes do setor imobiliário a nível mundial, acaba de escolher Portugal para começar a operar. Com mais de 20 anos de existência, esta plataforma de 'networking' internacional vai promover, nesse sentido, uma reunião em Londres para discutir as principais oportunidades de investimento em Portugal, no próximo dia 20 de fevereiro. Em maio, nos dias 21 e 22, realizará, em Lisboa, o Portugal GRI 2019, que promete ser um dos eventos do ano do imobiliário nacional.

Revive Natureza: programa para converter antigas casas florestais lançado este mês
Primeiro o Revive, e agora o Revive Natureza. O Governo vai alargar o programa a imóveis como antigas casas florestais, que possam ser usadas nas atividades turísticas. O programa continua, de resto, a dar frutos: o contrato de concessão do Convento de Santo António dos Capuchos, em Leiria, foi recentemente assinado, e vai receber um investimento de 4,5 milhões.
Isenções de IMI e IMT acabam em Lisboa e Porto nos prédios com uso turístico
Em 2018, as isenções de Imposto Municipal sobre as Transações Onerosas (IMT) e de (Imposto Municipal sobre Imóveis) IMI para os prédios de utilidade turística deixaram de ser benefícios fiscais automáticos e passaram a depender da decisão individual de cada autarquia. Um benefício fiscal que agora cai em Lisboa e Porto.

Ex-futebolista do FCP vai ser julgado por crimes de burla qualificada em negócios de construção
O antigo jogador do FC Porto Agostinho Caetano, que depois de terminar a carreira de futebolista dedicou-se a negócios ligados à construção civil, vai ser julgado por dois crimes de burla qualificada, por decisão de um juiz de instrução de Marco de Canaveses. O ex-atleta terá lesado um casal em 400 mil euros.

Imobiliário dispara na Margem Sul - continua a ser alternativa a Lisboa?
A Margem Sul do Tejo é, historicamente, a alternativa mais barata à capital, levando quem não pode comprar ou arrendar casa em Lisboa a optar por viver ali. Mas será que o outro lado do rio é uma solução a ter em conta hoje em dia?